A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO Silogismos a serviço da argumentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO Silogismos a serviço da argumentação."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO Silogismos a serviço da argumentação

2  Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar ( provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão. As proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.

3 Algumas classificações da argumentação.  Para que um argumento não se limite à mera eloquência, vazia de conteúdo ele vai depender;  I- do tema enfocado pelo argumentador, bem do contexto em que se insere;  II- dos interlocutores;  III- Do domínio e experiência que o argumentador tem acerca do assunto;  IV- do espaço que é aberto para o desenvolvimento de uma discussão dialética, no sentido de possibilitar o contra-argumento (no caso uma antítese).

4 A importância da linguagem para o discurso argumentativo  Sendo a linguagem o fundamento das coisas, o raciocínio se faz a partir dela. A linguagem cria o raciocínio. Este, por sua vez, materializa-se em argumentos.  O argumento é a expressão verbal do raciocínio.

5 Quando se apresenta uma opinião, podem-se adotar cinco procedimentos:  1- O argumentador apresenta sua própria opinião;  2- O argumentador apresenta uma opinião como geral;  3- O argumentador apresenta uma opinião alheia;  4- O argumentador apresenta e comenta uma opinião;  5- O argumentador confronta diversas opiniões uma opinião.

6 As barreiras linguística do discurso  Há varias barreiras à compreensão e, consequentemente à adesão de discurso. Uma delas diz à complexidade da linguagem empregada em determinada fala quando não estiver sendo dirigida a um auditório apto à compreendê-lo.

7 O papel da argumentação na ciência do direito.  O argumento, analisado a partir de uma ótica jurídica, é o elemento que conduz à demonstração da verdade jurídica, consistindo, para tanto, na arte de desenvolver os juízos.

8  Na argumentação, um dos grandes desafios do orador é apresentar ideias fortes para comprovar seu ponto de vista. Conhecer o silogismo e saber usá-lo é muito importante para quem está estudando direito. No que consiste o silogismo? Trata-se da apresentação de duas premissas para se chegar um aparente verdade.

9  Silogismo - Aristóteles designou a argumentação lógica perfeita, constituída de três proposições  declarativas que se conectam de tal modo que a partir das primeiras duas, chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão.

10  Num silogismo, as premissas são um ou dois juízos que precedem a conclusão e dos quais ela decorre como consequente necessário dos antecedentes, dos quais se infere a consequência.


Carregar ppt "TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO Silogismos a serviço da argumentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google