A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias Bioware para produção de carvão e bio-óleo José Dilcio Rocha NIPE/UNICAMP BIOWARE Tecnologia AGRENER GD 2006 6 e 8 de junho de 2006, Campinas-SP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias Bioware para produção de carvão e bio-óleo José Dilcio Rocha NIPE/UNICAMP BIOWARE Tecnologia AGRENER GD 2006 6 e 8 de junho de 2006, Campinas-SP."— Transcrição da apresentação:

1

2 Tecnologias Bioware para produção de carvão e bio-óleo José Dilcio Rocha NIPE/UNICAMP BIOWARE Tecnologia AGRENER GD e 8 de junho de 2006, Campinas-SP

3 Bioware is a spinoff company at University of Campinas, UNICAMP. It is located at the University’s Incubator (INCAMP). The company was founded in 2002.

4 Thermochemical Biomass Technology

5 Missão Desenvolver tecnologias de transformação de biomassa em energia, materiais e combustíveis renováveis de alto valor agregado com responsabilidade social e ambiental.

6 Produtos da Bioware Tecnologias Bioware Cursos e Treinamentos Consultorias

7 Planta Piloto PPR-200 Planta Piloto Ampliada PPRA-200 Produtos fabricados nas plantas PPR-200 e PPRA-200 Teste de Mercado - EVTE Caso de Sucesso e Estratégia de Marketing para a venda das plantas (PPR-X ou PPRA-X) Etapas para a venda da Tecnologia

8 Cadeia produtiva em que a Bioware atua

9 Processos de Conversão de Biomassa Combustão Gaseificação Pirólise (Carbonização) Liquefação Torrefação Fermentação Hidrólise Biodigestão Digestão Extração de Óleos (Físico)

10 Pirólise Rápida, um novo processo?

11 A Pirólise Rápida de biomassa é um processo no qual o combustível sólido é fragmentado com o uso de calor numa atmosfera com pouco oxigênio para a geração otimizada de líquido (bio-óleo), mas que também produz uma mistura de gases combustível e sólidos (carvão vegetal).

12 Pirólise Rápida Curto Tempo de Residência dos Vapores no interior do Reator Otimização de Produtos Líquidos

13 Rendimentos (% b.s.) Fonte: WRE, 4(1) 2001

14 Constituintes da Biomassa Celulose Hemicelulose Lignina Extrativos Minerais

15 A Planta Piloto PPR-200

16 Tecnologia PPR-X para produção de bio-óleo e carvão

17 Operação da planta PPR-200

18 Os Produtos da Pirólise de Biomassa

19 APLICAÇÕES DO BIO-ÓLEO

20 Silo de alimentação Câmara de combustão Reator (forno) Sistema de recuperação de bio-óleo Reservatório de carvão Reservatório de acido pirolenhoso Briquetadeira Tecnologia Bioware carcaça-parafuso para produção de bio-óleo e carvão Ciclone Queimador GLP não mostrado

21 Vantagens das tecnologias Bioware Contribuem à preservação do meio ambiente; Recuperam os líquidos da pirólise; Os equipamentos são robustos, baratos e operam de forma continua; Usam biomassa de pequeno tamanho e baixa densidade; São tecnologias candidatas a créditos de carbono.

22 A pirólise, para produção de combustíveis e insumos químicos e energia, tem grande potencial de aplicabilidade no Brasil Os resíduos agroindustriais (bagaço, p.ex.) e florestais devem ser aproveitados e a pirólise é uma excelente alternativa A pirólise de biomassa pode se candidatar aos CDM’s previstos no Protocolo de Quioto O desenvolvimento de tecnologias deve ser feito em cooperação entre empresas, institutos de P&D, universidades e parceiros internacionais Considerações Finais

23 Transformando biomassa em energia limpa Muito Obrigado


Carregar ppt "Tecnologias Bioware para produção de carvão e bio-óleo José Dilcio Rocha NIPE/UNICAMP BIOWARE Tecnologia AGRENER GD 2006 6 e 8 de junho de 2006, Campinas-SP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google