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PublicouCauã Luis Alterado mais de 9 anos atrás
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Vai além de saber qual a marca escolhida pelos consumidores A ou B Busca-se descobrir o que os consumidores pensam antes, durante e depois da compra Busca por entender o processo de pensamento (lógica do consumidor) Buscam detectar sua relação emocional com produtos e marcas
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Mistura de bolo instantânea Estudo de caso: década de 50 Cenário: Forte aceitação das refeições rápidas e dos produtos que facilitavam a vida Valorização das mulheres pelos serviços domésticos – papel de importância para a dinâmica da família
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Mistura de bolo instantânea Produto: mistura de bolo pronta – bastava adicionar água Forte rejeição do mercado – pesquisa de campo. Qual era o problema?
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Mistura de bolo instantânea Constatou-se que o problema estava na simplicidade do produto, a dona de casa não se sentia realizada ao fazer um bolo acrescentando somente água. Existia uma comparação e lembrança com a figura materna horas no fogão
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Mistura de bolo instantânea As donas de casa mais jovens sentiram-se inferiorizadas e inúteis na utilização do prepara e não compraram novamente Solução: adicionar ao preparado água e 1 ovo
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Mistura de bolo instantânea Essa pequena alteração do processo fez com que as consumidoras repensassem sua relação com as misturas prontas e na verdade adicionou novamente orgulho e satisfação ao processo de fazer bolos. Igual ao velhos tempos
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Qual é a lição dessa história? Para conhecer o que o consumidor pensa e como ele se sente: 1.Pergunte 2.E então escute 3.E pergunte novamente 4.E finalmente faça de novo o teste, para ver se vc entendeu direito
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Qual é a lição dessa história? E atenção, o consumidor raramente dá a solução pronta, mas ajuda a definir o problema e a seguir uma estratégia E a possibilidade de entender os porquês, os como, as interrupções, as rejeições, as paixões, etc.
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups A pesquisa focus group são os centros especializados em diagnósticos dos consumidores São ideais para começar a entender o que os produtos significam para os consumidores em suas mentes e não em seus bolsos
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Aqui as questões de freqüência, quantidades são deixadas de lado para valorizar o cenário no qual a história se desenrola, entendendo o processo, as interações, as subjetividades, as emoções e a lógica do consumidor. As hipóteses se desenvolvem e uma explicação começa a ser construída.
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Quando se quer: Explorar os hábitos de compra dos clientes Compreender mais o consumidor específico da categoria Saber mais sobre as atitudes dos consumidores Examinar a imagem da marca
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Quando se quer: Distinguir os laços emocionais do consumidor com um produto Desenvolver uma campanha de publicidade eficaz Alimentar um palpite bem informado
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Como explorar ao máximo esse momento: Faça perguntas aos consumidores em vez de presumir o que eles necessitam Utilize pesquisas de mercado para descobrir quando, quantos e com que freqüência E use o focus groups para descobris por quê
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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Como explorar ao máximo esse momento: Escute bem para ver se há uma oportunidade, às vezes ela bate a porta suavemente Os focus groups não oferecem soluções. Eles o ajudam a formar um quadro que revela possibilidades e limites Um bom focus groups renderá melhores perguntas e não respostas definitivas
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