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Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Papel estratégico Aliar interesses da empresa e do cliente Liderando o processo.

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1 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Papel estratégico Aliar interesses da empresa e do cliente Liderando o processo de tomada de ações e decisões Conhecimento profundo do mercado

2 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Constante necessidade de adaptação: Capaz de pensar, planejar, decidir, tomar decisões e criar soluções Tem de ser capaz de fazer as coisas acontecerem Ser capaz de administrar, controlar e revisar

3 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Saber analisar uma pesquisa, discutir um planejamento, avaliar planos de mídia, e defender e apresentar campanhas de criação X Conhecer profundamente o mercado, o segmento, as tendências, seu cliente

4 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Primeira grande etapa Levantar informações para o briefing – busca de um novo negócio: 1. Produto 2. Mercado 3. Consumidor 4. Distribuição

5 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Primeira grande etapa 5. Preços 6. Razões de compra do produto 7. Concorrência 8. Pesquisas

6 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Primeira grande etapa 9. Objetivos de mercado 10. Objetivos de Comunicação 11. Conteúdo básico da comunicação 12. Mídia 13. Promoção e Merchandising

7 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Produto Nome, Local de uso, composição, formas de uso, características de diferenciação, pontos fortes e fracos, etc.

8 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Mercado Qual o tamanho do mercado, quais os principais mercados, qual a participação do produto, qual a evolução e sazonalidade

9 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Consumidor Quem consome, defina hábitos e atitudes (periodicidade, preferências), influências ambientais e sociais, quem decide a compra, onde compra, como compra

10 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Distribuição Quais os canais utilizados, como melhorar o canal, acesso

11 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Preços Condições de pagamento, comparação com a concorrência, percepção do mercado em relação ao preço do produto

12 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Razões de compra do produto Racionais, emocionais, sociais; Quais os benefícios esperados?

13 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Concorrência Concorrentes diretos e indiretos; Preços e posicionamento, Pontos positivos e negativos, Campanhas e linha de atuação

14 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Pesquisa O que já foi feito Resultados apresentados Dados x Informações

15 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Objetivos de mercado Vendas devem aumentar Aumentar a participação Manter a participação

16 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Objetivos de comunicação Passar a conhecer o produto Conhecer um benefício novo Elevar o status

17 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Conteúdo básico da comunicação Posicionamento, Diferencial, Pontos fortes

18 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Mídia Melhores veículos Verba Período Praça

19 Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES Promoção e Merchandising Verba, programas e peças


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