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1) 1003 Culturalmente, muitas pessoas evitam o cultivo de plantas no interior dos quartos, alegando que elas “roubam” nosso oxigênio durante a noite.

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2 1) 1003 Culturalmente, muitas pessoas evitam o cultivo de plantas no interior dos quartos, alegando que elas “roubam” nosso oxigênio durante a noite. Do ponto de vista biológico, essa tradição: a) faz sentido, porque as plantas realizam a fotossíntese apenas durante o dia, produzindo gás oxigênio, e realizam a respiração apenas durante a noite, utilizando o gás oxigênio. b) não faz sentido, porque as plantas realizam a fotossíntese, produzindo gás oxigênio, e realizam a respiração, utilizando o gás oxigênio, durante o dia e a noite. c) faz sentido, porque as plantas realizam a fotossíntese e a respiração durante o dia e a noite, produzindo e, simultaneamente, gastando parte do gás oxigênio disponível. d) não faz sentido, porque as plantas durante a noite comportam-se como qualquer outro organismo heterotrófico, já que deixam de realizar a fotossíntese e mantêm apenas a respiração. e) faz sentido, porque as plantas realizam a respiração apenas durante o dia, produzindo gás oxigênio, e realizam a fotossíntese apenas durante a noite, utilizando o gás oxigênio. A fotossíntese necessita de luz A fotossíntese necessita de luz

3 Unidirecional e decrescente Consumidor secundário
FLUXO DE ENERGIA Unidirecional e decrescente Fotossíntese Consumidor primário Consumidor secundário Produtor

4 2) 1010 No início da década de 50, um trabalho revolucionou a Biologia: a molécula do ácido nucleico DNA teve sua estrutura química descrita detalhadamente. O trabalho rendeu a Watson e Crick, principais cientistas envolvidos na pesquisa, o prêmio Nobel de Medicina, em 1962, e à sociedade, progressos inimagináveis até então. Assinale, entre as alternativas a seguir, o progresso científico cujo desenvolvimento ocorreu graças aos trabalhos de Watson e Crick. a) A produção de antibióticos eficazes, como a penicilina. b) A descoberta das diferenças entre células procarióticas e eucarióticas. c) A elaboração do primeiro sistema de classificação das espécies. d) A elaboração das primeiras explicações a respeito das leis da hereditariedade. e) A produção de bactérias capazes de sintetizar proteínas humanas em laboratório.

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6 3) 1016 A condição dos países em desenvolvimento na busca da sustentabilidade, particularmente aqueles de megadiversidade, depende da habilidade em proteger seus ecossistemas, economias e a saúde pública. Infelizmente, invasões de espécies exóticas – aquelas que se encontram fora de sua área de distribuição natural – trazem uma significante e sem precedente ameaça aos recursos desses países. Disponível em: < (Adaptado) Acesso em: 09 mar As espécies exóticas invasoras podem influenciar negativamente a biocenose local em função de várias interações, entre as quais: a) competição intraespecífica, competição interespecífica e predatismo. b) parasitismo, mutualismo e amensalismo. c) mutualismo, competição intraespecífica e comensalismo. d) competição interespecífica, predatismo e parasitismo. e) comensalismo, epifitismo e parasitismo.

7 4) 1004 Reportagem I Cinco capitais brasileiras – Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória – estão participando dos testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue (...) A vacina é composta por três doses, que devem ser dadas com intervalos de seis meses. Todos os pacientes serão observados durante o período, e qualquer caso de febre deve ser relatado aos médicos pesquisadores. O objetivo é saber quais crianças e adolescentes vão ter dengue ou não. Disponível em: < Acesso em: 04 abr

8 4) 1004 Reportagem II Uma vacina contra a dengue será testada em humanos a partir de junho em São Paulo. O Instituto Butantan utilizará 300 voluntários (...) a expectativa é que ela (a vacina) proteja contra os quatro tipos de vírus da doença após a administração de apenas uma dose. Disponível: < Acesso em: 04 de abr. de 2012.

9 4) 1004 Observe os gráficos a seguir e relacione-os com as reportagens I e II.  Vacina com 1 dose Soro Vacina com 3 doses Imunização ativa artificial Imunização passiva artificial Imunização ativa artificial

10 4) 1004 Caso a vacina da dengue seja comercializada, os gráficos que melhor representariam a imunização citada nas Reportagens I e II, respectivamente, são: a) 01 e 02. b) 01 e 03. c) 02 e 03. d) 03 e 01. e) 03 e 02.

11 Imunização ativa natural
Pessoas curadas Imunização ativa natural Pessoas tratadas com o sangue dos curados Imunização passiva artificial

12 5) 1011 GONSALES, Fernando. A Origem das Espécies em Quadrinhos. In: Folha de São Paulo. 22 nov (Caderno Mais).

13 Variabilidade individual Variabilidade individual
Lamarckismo Neodarwinismo Lei do uso e do desuso Herança dos caracteres adquiridos Seleção natural atua sobre Mutação Recombinação gênica Variabilidade individual gera Adaptação Darwinismo Seleção natural atua sobre Variabilidade individual gera Adaptação

14 5) 1011 Com base em seus conhecimentos e na história apresentada, podemos afirmar que o papel da seleção natural no processo de evolução é: a) induzir o surgimento de novas características em resposta às dificuldades impostas pelo meio. b) provocar mutações capazes de gerar características mais vantajosas à sobrevivência no ambiente. c) privilegiar os indivíduos com características mais aptas ao meio, as quais surgiram de modo aleatório. d) eliminar todas as variações existentes nos indivíduos, independentemente de seu valor adaptativo. e) impedir que as vantagens encontradas em alguns indivíduos sejam transmitidas aos descendentes.

15 6) 1012 Buscando analisar o efeito da luz sobre o crescimento dos vegetais, um aluno fez o seguinte experimento: colocou um conjunto de plantas jovens para serem iluminadas em uma única direção (unidirecionalmente). Depois de alguns dias, o aluno, observando o resultado do experimento, ficou intrigado e resolveu estudar para descobrir qual o mecanismo envolvido nesse fenômeno. Equipe de Produção de Texto do SEC.

16 caule luz raiz auxina

17 6) 1012 O aluno observou, no final do experimento, que:
a) as plantas se curvaram para a direção oposta à da luz. Através dos estudos, ele descobriu que isso ocorria devido à migração de um hormônio vegetal do lado não iluminado para o lado iluminado. b) as plantas se curvaram para a direção oposta à da luz. Através dos estudos, ele descobriu que isso ocorria devido à migração de um hormônio vegetal do lado iluminado para o lado não iluminado. c) as plantas não sofreram nenhum tipo de curvatura. Através dos estudos, ele descobriu que a luz não exerce qualquer efeito sobre o crescimento das plantas. d) as plantas se curvaram em direção à luz. Através dos estudos, ele descobriu que isso ocorria devido à migração de um hormônio vegetal do lado não iluminado para o lado iluminado. e) as plantas se curvaram em direção à luz. Através dos estudos, ele descobriu que isso ocorria devido à migração de um hormônio vegetal do lado iluminado para o lado não iluminado.

18 DESMATAMENTO X ESCASSEZ DE ÁGUA

19 Febre Chikungunya Aedes aegypti Aedes albopictus

20 Questão 1005 Afirmar que o corpo dos seres vivos, em última análise, é movido a energia solar está: a) incorreto, pois apenas organismos autotróficos fotossintetizantes, tais como plantas e algas, são capazes de aproveitar essa energia durante suas atividades celulares. b) incorreto, pois todos os organismos mantêm suas atividades metabólicas a partir da energia potencial química encontrada nas moléculas de glicose extraídas diretamente do ambiente. c) correto, pois a energia solar aproveitada durante a fotossíntese é transferida na forma de energia potencial química aos organismos heterotróficos, através das cadeias alimentares. d) correto, pois tanto os organismos autotróficos como os heterotróficos conseguem aproveitar diretamente a energia solar para a realização de suas atividades metabólicas. e) correto, pois a energia solar captada pelas plantas é diretamente convertida em energia potencial cinética e energia potencial térmica e que, posteriormente, passam aos heterotróficos.

21 Questão 1006 As árvores filogenéticas são importantes ferramentas para estabelecer relações de parentesco entre os seres vivos. É o que nos mostra a árvore a seguir dos hominídeos.  Sobre essa árvore, pode-se afirmar que, entre as espécies citadas no esquema, existe maior parentesco entre o Homo sapiens e o: a) Australopitechus afarensis, já que pertencem ao mesmo gênero. b) Homo habilis, por possuírem um ancestral em comum mais antigo. c) Homo erectus, por estarem mais próximos no esquema. d) Homo erectus, por apresentarem um ancestral em comum mais antigo. e) Homo neanderthalensis, por apresentarem ancestral comum mais recente.

22 Questão 1007 As imagens e as frases a seguir foram retiradas de um cartaz do Ministério da Saúde. Analise-as atentamente. Em conjunto, essas sugestões são importantes para prevenir: a) a teníase. b) a esquistossomose. c) a cisticercose. d) o tétano. e) a sífilis.

23 Questão 1008 João, depois de conseguir uma receita na Internet, resolveu fazer cerveja caseira. Ele seguiu todos os procedimentos: juntou todos os ingredientes, formando uma mistura, e buscou seguir todos os processos, como o de deixar ou não o recipiente tampado. Depois de pronta, João observou que sua bebida ficou aguada e fraca. Assinale a alternativa que melhor explica o que aconteceu para que a bebida ficasse com as características descritas. a) Provavelmente o recipiente ficou tampado, o que impediu que o levedo realizasse respiração celular aeróbica liberando álcool e muita água na mistura. b) Provavelmente o recipiente ficou destampado, o que favoreceu que o levedo, recebendo luz, realizasse fotossíntese e, assim, liberasse água e não liberasse álcool na mistura. c) Provavelmente o recipiente ficou tampado, o que permitiu que o levedo realizasse quimiossíntese, liberando água sem produzir álcool etílico na mistura. d) Provavelmente o recipiente ficou tampado, o que favoreceu que o levedo realizasse fermentação, liberando álcool etílico e água na mistura. e) Provavelmente o recipiente ficou destampado, o que favoreceu que o levedo realizasse respiração celular aeróbia, liberando água sem produzir álcool etílico na mistura.

24 Questão 1009 Todos nós deixamos rastros que marcam a nossa passagem pelo planeta: o alimento que consumimos, o transporte que usamos, os bens que possuímos, etc. Tudo isso pode ser medido e transformado em pegada ecológica: parâmetro que revela a área do planeta que deve existir apenas para suprir seu estilo de vida. E você sabe qual é a sua pegada ecológica? Através de um questionário sobre hábitos de vida e de consumo criado há vinte anos, conseguimos descobrir quantos planetas seriam necessários para atender seu estilo de vida   Nesse questionário, é possível supor que o tamanho da pegada ecológica de cada indivíduo tende a ser menor quanto maior for a utilização de: a) alimentos congelados e refrigerados, em substituição aos frescos. b) biocombustíveis, em substituição aos combustíveis derivados do petróleo. c) veículos automotores individuais, em substituição ao transporte coletivo. d) energia elétrica, em substituição à energia eólica ou solar. e) produtos recém-sintetizados, em substituição aos produtos reciclados.

25 Questão 1013 Imagine os Estados Unidos tomados por uma epidemia de dengue ou malária, a parte mediterrânea da Europa com surtos de leishmaniose, a América Central e o Sudeste Asiático infestados pelo cólera e o Brasil com mais casos de dengue. O cenário catastrófico, bem pouco provável hoje, pode se tornar real em cerca de cem anos, ou até menos, se a temperatura do planeta continuar subindo no ritmo atual. Para evitar o cenário catastrófico descrito no texto, podem ser tomadas algumas atitudes, dentre elas: a) usar biocombustíveis, realizar reflorestamento e aproveitar o gás metano produzido nos aterros sanitários. b) usar combustíveis fósseis, utilizar o transporte público e realizar reflorestamento. c) colaborar com o desmatamento, utilizar o transporte coletivo e usar biocombustíveis. d) utilizar o transporte coletivo, realizar queimadas e aproveitar o gás metano produzido nos aterros sanitários. e) realizar queimadas, usar combustíveis fósseis e realizar a reciclagem de materiais.

26 Questão 1015 Observe a árvore filogenética que representa a relação entre os quatro principais grupos vegetais. Já a tabela relaciona a mobilidade do gameta masculino com os grupos vegetais. Árvore filogenética dos principais Mobilidade dos gametas masculinos grupos vegetais nos grupos vegetais De acordo com o esquema, podemos afirmar que a característica gametas masculinos imóveis surgiu no número: a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

27 Questão 1017 Empresas brasileiras enxergam em medidas sustentáveis uma fonte de renda. A empresa de cerveja AmBev, por exemplo, aproveita o bagaço de malte (um produto que resulta da germinação artificial e posterior dessecação da cevada) para transformá-lo em ração para o gado de corte que será utilizado na alimentação humana. Nesse texto, está implícita a descrição de uma cadeia alimentar. Sobre ela, é correto afirmar que: a) o homem ocupa o primeiro nível trófico; o gado, o segundo nível trófico, e a cevada (bagaço de malte), o terceiro nível trófico. b) o gado ocupa o primeiro nível trófico; a cevada (bagaço de malte), o segundo nível trófico, e o homem, o terceiro nível trófico. c) o gado é o produtor; o homem, o consumidor primário, e a cevada (bagaço de malte), o consumidor secundário. d) a cevada (bagaço de malte) é o produtor; o homem, o consumidor primário, e o gado, o consumidor secundário. e) a cevada (bagaço de malte) é o produtor; o gado, o consumidor primário, e o homem, o consumidor secundário.

28 Questão 1018 Smartphones e sustentabilidade estão na moda. Então por que não unir essas duas coisas? É exatamente isso o proposto pelo Electree Charging Sculpture, um carregador solar de celular. Com um formato de um bonsai, ele possui 27 painéis solares que simulam as folhas de uma planta e que são responsáveis por absorver a energia solar. A energia é transformada e armazenada em uma bateria que fica oculta na base do aparelho.

29 Questão 1018 O aparelho apresenta tal formato para lembrarmos que tanto as plantas quanto o carregador aproveitam a energia luminosa. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta. a) A planta converte, através da respiração, a energia luminosa em energia química, enquanto o carregador converte a solar em elétrica. b) A planta converte, através da respiração, a energia luminosa em energia elétrica, que é o mesmo tipo de conversão energética realizada pelo carregador. c) A planta converte, através da fotossíntese, a energia luminosa em energia química, enquanto o carregador converte a solar em elétrica. d) A planta converte, através da fotossíntese, a energia luminosa em energia química, que é o mesmo tipo de conversão energética realizada pelo carregador. e) A planta converte, através da fotossíntese, a energia luminosa em energia elétrica, enquanto o carregador converte a solar em química.


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