A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liderança em Serviço da RCC. Liderar é dirigir, Liderança tem ligação com autor-Criador. O líder pode surgir de três maneiras:  1° por si mesmo  2°

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liderança em Serviço da RCC. Liderar é dirigir, Liderança tem ligação com autor-Criador. O líder pode surgir de três maneiras:  1° por si mesmo  2°"— Transcrição da apresentação:

1 Liderança em Serviço da RCC

2 Liderar é dirigir, Liderança tem ligação com autor-Criador. O líder pode surgir de três maneiras:  1° por si mesmo  2° pelo grupo  3° por um superior

3 Os três tipos de liderança são: - Autocrática, caracteriza-se por não consultar ou discutir com o grupo as ações ou atividades. - Liberal, caracteriza aquela liderança sem muita expressão, que não age com a autoridade necessária para não desagradar a ninguém. - Democrática, leva o grupo a um engajamento e a um crescimento maior, porque reconhece nos liderados companheirismo, trabalha a valorização dos mesmos, torna- se um agente de mudança e desenvolve a participação e colaboração.

4 As virtudes essências de um líder são:  Sabedoria  Discernimento  Humildade  Obediência

5 Pontos importantes no exercício da liderança:  Tomada de decisão, organização, planejamento, persistência, avaliação, observação, oração constante, escuta, companheirismo, solidariedade, estímulo, formar outras lideranças.  São Pedro é um personagem que diz muito a todos que exercem alguma liderança. É um personagem humano, envolvido com todas as dificuldades que todos nós temos no serviço de Deus. Pedro é chamado por Jesus, que lhe troca o nome, dando a entender que ele terá uma missão a ser realizada. Paulo é chamado a caminhar de Damasco, também seu nome é trocado.

6 Deus chama a cada um de nós, a isto nós chamamos de vocação. Este chamado não mudará nossa personalidade, mas fará brotar o que há de melhor em cada um de nós. Quando nos chama, Deus não extingue nossa função, pelo contrário, plenifica-a. Nós precisamos responder a Deus, em nossa liberdade. O Senhor não nos transforma sem nossa colaboração.

7 Nossa missão será realizar única e exclusivamente por nós, pois temos um compromisso e por isso insubstituível, pois cada um tem um chamado. Naquilo a que somos chamados somos insubstituíveis, mas a Obra de Deus não depende de nós. A missão que recebemos nos leva a “abandonar as redes”, ou seja, aquilo que nos prende.

8 Abandonar significa priorizar Jesus Cristo e seu chamado. Somos chamados a pescar homens, ou seja, conduzi-los para Jesus, e não para os nossos projetos, não com a nossa força ou capacidade, mas com a força que vem do Espírito Santo. Nossa resposta tem de ser no amor a Deus, a Seu filho Jesus. O amor é a exigência fundamental para todo aquele que responde ao Senhor que chama.

9 O servo é aquele que não dispõe de si mesmo. O servo não é aquele que faz tudo, mas faz com. Estar a serviço é espelhar-se em Jesus, ser obediente, buscar sabedoria e humildade. Características de um Servo:  Autenticidade, amor à causa de Deus, consagrado ao serviço, fiel.  O líder ou coordenador é quem orienta.  Liderança não é dominação, mas serviço por excelência.  É também necessário que o líder prepare outros para substituí-lo.

10 O desânimo e a improvisação  Temos de ter a convicção que isto pode nos atingir e buscar, portanto a nossa purificação interior e o espírito de Cristo.  O desânimo pode prejudicar toda a missão. O desânimo tem algumas origens: sentido do fracasso; desesperança; desencanto consigo; com os que convivemos; com os dirigentes.  Improvisação: Não realizar a preparação das tarefas, descuidar da oração, improvisar na realização das tarefas, rotina.


Carregar ppt "Liderança em Serviço da RCC. Liderar é dirigir, Liderança tem ligação com autor-Criador. O líder pode surgir de três maneiras:  1° por si mesmo  2°"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google