A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SER PROFESSOR NO BRASIL Missão Quase Impossível. Esta é uma profissão em que se trabalha em casa aos sábados, domingos, feriados, madrugada adentro e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SER PROFESSOR NO BRASIL Missão Quase Impossível. Esta é uma profissão em que se trabalha em casa aos sábados, domingos, feriados, madrugada adentro e."— Transcrição da apresentação:

1 SER PROFESSOR NO BRASIL Missão Quase Impossível

2 Esta é uma profissão em que se trabalha em casa aos sábados, domingos, feriados, madrugada adentro e muitas vezes, até nas férias!

3 Férias, sim, e sem eufemismos, que bem precisamos de pausas ao longo do ano para repor nossas forças e coragem.

4 É a única profissão em que se tem falta por chegar 5 minutos atrasado.

5 É uma profissão que exclui devaneios do tipo hoje preciso de sair meia hora mais cedo, ou o corriqueiro volto já justificando a porta fechada em pleno horário de expediente.

6 É uma profissão de enorme desgaste! Ainda há bem pouco tempo foi divulgado um estudo que nos coloca na 2ª posição, abaixo só dos mineiros, mas isto, não convém a ninguém lembrar.

7 É uma profissão que deixou de ser valorizada. Pelo contrário, diariamente somos agredidos na nossa dignidade e até mesmo fisicamente. Enxovalhados, atacados e desvalorizados pelos governos que não nos pagam dignamente, pelos pais que nos rotulam de incompetentes, pelos teóricos da educação que não trabalham em sala de aula nem por decreto, mas querem nos ensinar a ensinar e finalmente pela mídia,que desejosa de agradar essas pessoas ataca sem dó a figura do mestre

8 É uma profissão cujos agentes têm de estar permanentemente 100% Mesmo que passando por dificuldades econômicas, problemas físicos e psíquicos pois o professor, ao entrar em sala de aula, tem que deixar isso tudo do lado de fora para atender com nervos de aço salas de aula violentas, lotadas de alunos com problemas psíquicos, sociais,emocionais, de aprendizagem etc.

9 É uma profissão em que, de 50 em 50 minutos, nos obriga a repetir o mesmo processo, exigente e desgastante, de "conquistar" várias vezes ao longo do dia, um novo grupo de 30 a 40 alunos e todos ao mesmo tempo. (não se confunda uma aula com uma consulta individual ou a gestão familiar de 1, 2, 3 filhos...)

10 (Batemos aos pontos as competências exigidas a qualquer dos nossos milionários bancários, dos inefáveis empresários, dos intocáveis ministros! ) É uma profissão em que é preciso ter sempre a energia suficiente (às vezes sobre-humana) para, em cada turma, manter a disciplina e o interesse, gerir conflitos, cumprir programas, zelar para que haja material de trabalho, atenção, concentração, motivação e produção.

11 É uma profissão em que sofremos, ainda, a angústia do nosso próprio desempenho pelo insucesso dos alunos, o qual depende, igualmente, de fatores que não controlamos: - Problemas sociais e relacionais das respectivas famílias, somados a conjuntura política, econômica e social do país!

12 Seria bom que a “opinião pública” começasse a perceber que, as faltas dos professores ao trabalho são produto das condições adversas que enfrentam no seu dia a dia em sala de aula

13 Em acções, seminários, reuniões, etc., para as quais até podem ter sido oficialmente convocados. Seria interessante que eles soubessem, dentre outras coisas, que - as salas de aula brasileiras são mais indisciplinadas do que a média de outros países avaliados em um estudo do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, na sigla em inglês) E que o barulho e a falta de atenção interferem na aprendizagem até dos alunos que estão empenhados em escutar o professor -ao lidar com a indisciplina constante e diária os professores tornam- se mais suscetíveis ao stress -que uma parcela significativa dos jovens consome drogas e elas interferem na capacidade cognitiva do indivíduo

14 Se você é professor, sabe o quão verdadeiro é o texto acima registado. Se não é professor, creia que é verdade e apoie quem está a lutando simultaneamente pela dignificação da Carreira Docente e por uma educação de qualidade para todos.

15 ACARINHE OS PROFESSORES!!! ELES PRECISAM DO SEU APOIO!!!


Carregar ppt "SER PROFESSOR NO BRASIL Missão Quase Impossível. Esta é uma profissão em que se trabalha em casa aos sábados, domingos, feriados, madrugada adentro e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google