A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL
CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO ENSINO E PESQUISA – CAEP FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL DISCIPLINA: Filosofia da Educação 1 POLO: Belém/PB PROFESSOR: Msn. JEFFERSON DAGMAR P.BRANDÃO

2 IDÉIAS QUE JOGAM CONTRA O ENSINO

3 Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação

4 Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação
A decência não é uma capacidade inata, e sim uma carreira, como outras, pressupõe esforço pessoal e formação que possibilitem o domínio de aspectos teóricos e práticos ligados a aprendizagem. Não é admissível que alguém lecione apenas porque gosta de crianças ou acredita que leva jeito. A docência exige conhecimentos científicos.

5 A função mais importante da escola é formar cidadãos.

6 A função mais importante da escola é formar cidadãos
Não se pode desvalorizar a cultura escolar propriamente dita para dar mais importância a dimensão extracurricular. As aprendizagens escolares são uma condição fundamental da cidadania. Ninguém é cidadão de corpo inteiro, se não conhecer a língua e a história, a matemática e as ciências, a filosofia e as artes.

7 Criança pobre não aprende

8 Criança pobre não aprende
Todos podem aprender, independentemente de sua condição socioeconômica. A escola é, por excelência, o espaço da garantia da aprendizagem. Se o contexto social dos alunos não contribui, cabe a ela proporcionar as oportunidades necessárias.

9 Educação se aprende em casa. Cabe à escola apenas ensinar os conteúdos.

10 Educação se aprende em casa. Cabe à escola apenas ensinar os conteúdos
A escola, além de dar conta do currículo das disciplinas, também é um espaço de socialização, em que se aprendem regras de convivência e o respeito às diferenças. Não é justo esperar que os pais, cuja maioria tem escolaridade menor que a dos filhos, ensinem a eles todas as habilidades e competências que precisam ser aprendidas ao longo da vida.

11 Para os pequenos, livros ilustrados e com texto curto são os melhores

12 Para os pequenos, livros ilustrados e com texto curto são os melhores
Desde cedo, as crianças precisam ter contato com bons livros, não só com belas ilustrações, mas também com narrativas de qualidade. Isso é o que torna a leitura prazerosa. As crianças não devem ser subestimadas, e sim concebidas como leitores plenos desde antes da alfabetização.

13 Muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas

14 Muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas
Há casos de sucesso e de fracasso escolar nas diferentes organizações familiares. A existência de um núcleo tradicional - com pai, mãe e filhos - não determina a maior atenção à Educação em casa. É mais importante avaliar em que aspectos a família pode contribuir com o aprendizado dos filhos do que a forma como ela está estruturada.

15 Meninos são melhores em Matemática

16 Meninos são melhores em Matemática
Todos possuem a mesma capacidade de aprendizagem, independentemente do sexo. Aprender, independentemente do sexo, é uma questão de igualdade de oportunidades e de direitos.

17 Creche é um mal necessário

18 Creche é um mal necessário
Ter um bom desenvolvimento na primeira infância é um dos fatores que mais influenciam o sucesso escolar. Mais do que cuidar da criança e alimentá-la, a creche tem como função proporcionar diferentes experiências de socialização a ela. A creche não deve ser obrigatória, mas é fundamental quando, em casa, não há espaço e materiais adequados para brincar ou a possibilidade de interagir com outras crianças.

19 A repetência sempre melhora o desempenho

20 A repetência sempre melhora o desempenho
Vários estudos apontam que a reprovação tem um alto custo educacional. Quanto mais o estudante repete, maiores as possibilidades de que ele seja reprovado novamente ou abandone a escola. A repetência não traz benefícios para o aluno. Ele não vai aprender mais ao ser afastado de sua turma e passar mais um ano assistindo às mesmas aulas dadas no ano anterior. É preciso avaliar quais são suas deficiências. Não basta passar de ano. O importante é aprender.

21 Sem a possibilidade de reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor

22 Sem a possibilidade de reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor
A reprovação não é um mecanismo de punição, e sim uma medida extrema tomada quando não há possibilidade de o aluno avançar. A autoridade do professor é garantida quando ele trata os estudantes com respeito, domina os conteúdos de sua disciplina e apresenta propostas desafiadoras intelectualmente, que os fazem progredir. A escola precisa deixar de buscar os culpados pelo fracasso escolar e passar a partilhar as responsabilidades. A motivação dos alunos deve ser aprender e não apenas passar de ano.

23 A copia e a repetição são boas estratégias de ensino

24 A copia e a repetição são boas estratégias de ensino
Apenas copiar ou fazer exercícios repetitivos não garante a aprendizagem dos alunos. Para aprender não é suficiente repetir um conteúdo ou memorizá-lo. Somente é possível aprender quando há reflexão sobre aquilo que se faz.

25 Trabalho em grupo sempre gera indisciplina

26 Trabalho em grupo sempre gera indisciplina
O movimento em classe e a troca de ideias podem gerar barulho, mas isso não é sinônimo de desordem. Muitas vezes, um ambiente quieto e o "bom comportamento" podem esconder dúvidas e problemas de aprendizagem. Quando o trabalho em grupo é orientado e supervisionado, os estudantes se sentem envolvidos e dificilmente se dispersam.

27 É papel da escola elevar a autoestima dos estudantes

28 É papel da escola elevar a autoestima dos estudantes
A principal função da instituição é ensinar os conteúdos curriculares. Não é por meio de elogios rasgados e premiações para os que fazem as tarefas mais rapidamente que a garotada vai se sair bem. Muitas vezes, o fracasso escolar é atribuído a problemas emocionais ou psicológicos. Porém a principal causa dele são condições inadequadas de aprendizagem em classe.

29 Os alunos aprendem mais quando a atividade é lúdica

30 Os alunos aprendem mais quando a atividade é lúdica
Aprender pressupõe um esforço cognitivo e requer força de vontade, disciplina, concentração e dedicação. Atividades dinâmicas e divertidas não garantem, necessariamente, todas essas condições em sala. Brincadeiras e jogos não devem ser utilizados como recurso para que os alunos façam uma atividade. A motivação precisa ser a aprendizagem. Esse é o desafio.

31 Conteúdo dado é conteúdo aprendido

32 Conteúdo dado é conteúdo aprendido
Ensino e aprendizagem são processos distintos. O professor ensina, propõe atividades e problemas, mas isso não significa que todos aprendam da mesma forma. Não é possível culpabilizar o aluno pelo fracasso. Se o contexto social não é favorável, o investimento educacional precisa ser maior.

33 REFERÊNCIAS FERNENDES, Elisângela. Idéias que jogam contra o ensino. Nova escola, Brasil, v p. 36 – 43, março de 2011.


Carregar ppt "FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google