A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE A aprendizagem docente em foco Curitiba 20/02/2013 Políticas e processos de avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE A aprendizagem docente em foco Curitiba 20/02/2013 Políticas e processos de avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE A aprendizagem docente em foco Curitiba 20/02/2013 Políticas e processos de avaliação da aprendizagem docente Denise Vaillant

2 Similaridades dos países bem-sucedidos em educação Qualidade da educação 1 No recrutamento 2 Na formação Na formação 3 No apoio dado ao trabalho dos professores

3 Duas perspectivas para discussão: Qualidade da educação O trabalho dos docentes A carreira profissional docente

4 Reuniões Planejamento Ensino na aula Preparação de portfolios avaliação docente Ajuda aos alunos com dificuldades na aprendizagem Manejo de situações conflitivas Aprendizagem contínua Correção de tarefas Preparação de projetos Interação com os pais Manejo dos recursos de ensino Trabalho docente

5 Desafios: uma profissão cada vez mais complexa com maiores demandas...

6 Mais responsabilidades…. Profissão? Animadora, educadora, atriz, professora, psicóloga, guia turística, acompanhante, tradutora, palestradora, lingüista, psiquiatra, designer, formadora, escritora, desenhista, gesticuladora e passeadora Tudo isso não cabe Pois então, coloque Professora que é a mesma coisa

7 A profissão docente

8 A profissão docente A profissionalização se constrói a partir de: existência de condições de trabalho adequadas formação de qualidade avaliação que fortaleça os professores nas práticas de sala de aula

9 Contextos atuais O sistema de acompanhamento está normalmente baseado no antigo sistema, com um propósito mais burocrático do que técnico

10 Contextos atuais (2) É necessário um apoio institucional, retroalimentação e ajuste das tarefas que devem enfrentar os professores no exercício profissional

11 Rede de fatores Etapa 1 Profissionalização baixa Etapa 2 Profissionalização média Etapa 3 Profissionalização plena Valorização social Contexto profissional facilitador Formação de qualidade Avaliação para ensino

12 Em alguns casos, o que já existe pode ser corrigido a curto e médio prazo. Em outros, são necessárias transformações estruturais a longo prazo. Que políticas permitem hoje dispor de um número suficiente de docentes competentes, que permaneçam motivados e que tenham condições de trabalho adequadas durante toda a carreira profissional? Como avançar?

13 Como são reconhecidos os docentes competentes? Monitoramento Sistemas nacionais de avaliação docente Diversidade nos programas Mecanismos de certificação e avaliação docente Critérios para o desempenho profissional

14 Estados Unidos Austrália Canadá Chile Colômbia México

15 Como se avança? Padrões para o desempenho profissional e certificação Compromisso profissional Criação de ambiente propício para a aprendizagem

16 Demonstrar conhecimento de conteúdos e pedagogia Demonstrar conhecimento dos alunos Demonstrar conhecimento dos recursos Projetar ensino coerente Esboçar avaliações para os alunos

17 Criação de ambiente propício para a aprendizagem Criar um ambiente de respeito e harmonia Estabelecer uma cultura para a aprendizagem Gestionar procedimentos de aula Estabelecer códigos de convivência Organizar o espaço físico

18 Ensino para a aprendizagem de todos os estudantes Comunicação com os alunos Utilizar técnicas de troca e debate Comprometer os alunos na aprendizagem Utilizar avaliação no ensino Demonstrar flexibilidade e sensibilidade

19 Compromisso profissional Refletir sobre o ensino Manter registros precisos Comunicação com as famílias Participar de uma comunidade profissional Crescer e desenvolver-se profissionalmente Demonstrar profissionalismo

20 Para que servem os padrões de desempenho profissional docente? Qualidade da educação 1 Desenvolvimento profissional Desenvolvimento profissional 2 Desenvolvimento na carreira docente 3 Desenvolvimento da organização

21 Um sistema de certificação requer... Construir um ambiente profissional que ofereça condições adequadas de trabalho ao docente e uma estrutura apropriada de remunerações e incentivos Desenvolver modalidades de promoção dentro da profissão docente que evitem o afastamento do professor da sala de aula

22 Para pensar …. Atrair os melhores candidatos para a docência. Fortalecer o processo de certificação docente. Desenvolver um sistema de certificação voluntário

23


Carregar ppt "I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE A aprendizagem docente em foco Curitiba 20/02/2013 Políticas e processos de avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google