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A identidade cultural na pós modernidade Stuart Hall.

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Apresentação em tema: "A identidade cultural na pós modernidade Stuart Hall."— Transcrição da apresentação:

1 A identidade cultural na pós modernidade Stuart Hall

2 A identidade em questão  Discussão atual:  As velhas identidades (um sujeito unificado) que estabilizavam o mundo social estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno  Amplos processos de mudança abalam os quadros de referência e estabilidade do mundo social.

3 Sujeito fragmentado X identidades culturais  Como as identidades nacionais estãos endo afetadas pela globalização?  As culturas nacionais, no mundo moderno, constituem uma das principais fontes de identidade cultural, fazem parte de nossa natureza essencial

4 Identidades nacionais  Não são coisas com as quais nascemos, mas são formadas e transformadas no interior da representação. Ex: aprender o que é ser inglês ou inglesidade, decorre de um conjunto de significados representados pela cultura nacional inglesa.

5 Nação  Assim, nação não é apenas uma entidade política, mas algo que produz sentidos, um sistema de representação cultural.  Uma nação é uma comunidade simbólica, que é o que explica seu poder de criar um sentimento de “identidade e lealdade”.

6 Relação com o regional  As diferenças regionais e étnicas foram gradualmente sendo colocadas, de forma subordinada, sob o “teto-político” do estado-nação, fonte poderosa de significados para as identidades culturais modernas. Entretanto, são as culturas nacionais tão homogêneas e unificadas?

7 Cultura nacional  Um sistema de representações que está sendo deslocado pelos processos de globalização.  Desconstruindo a cultura nacional: identidade e diferença: as culturas e as identidades nacionais que elas constroem são realmente unificadas?

8 Uma unidade nacional constitui-se:  Da posse em comum de umrico legado de memórias; do desejo de viver em conjunto de da vontade em perpetuar, de uma forma indivisiva, a herança que recebeu. Assim, três conceitos: as memórias do passado, o desejo por viver em conjunto; a perpetuação da herança.

9 Apesar da estratificação social  Em termos de classe, gênero ou raça, uma cultura nacional busca uma unificação numa identidade cultural, representando os indivíduos como pertencentes à mesma identidade. Mas seria essa identidade nacional tão identificadora a ponto de anular as diferenças culturais?

10 A idéia da representação  Representação de cultura subjacente a “um único povo”.  Elementos fundantes: a etnia (características culturais: língua, religião, costume, tradições, sentimento de “lugar” partilhados por um povo. No mundo moderno essa crença acaba por ser um mito. Ex. a própria Europa Ocidental, onde nenhuma nação é composta por um único povo, cultura ou etnia.

11 Noção de hibridismo cultural  As nações modernas são todas, híbridos culturais.  A raça: há diferentes tipós e variedades no interiro do que chamamos raça. As diferenças genéticas, último refúgio das ideologias racistas, não pode ser usada para distinguir um povo de outro. A raça é uma categoria discursiva, não biológica. Marcas simbólicas afim de diferenciar socialmente um grupo de outro).

12 Globalização  Processos atuantes numa escala global que atravessam fronteiras nacionais, integrando e conectando comunidades e organizações em novas combinações de espaço-tempo.  A globalização implica no distanciamento da idéia sociológica clássica da “sociedade’.

13 Identidades nacionais: conseqüências da globalização  Estão se desintegrando como resultado da homogeneização cultural e do “pós-moderno global”  As identidades nacionais e locais estão sendo reforçadas pela resistência à globalização.  As identidades nacionais estão em declínio, mas novas identidades – híbridas – estão tomando seu lugar.

14 “Tradições inventadas” (Hobsbawn)  Que ligam passado e presente em mitos de origem que projetam o presente de volta ao passado, em narrativas de nação que conectam o indivíduo a eventos históricos nacionais mais amplos, mais importantes.  O espaço e o lugar como o conhecido, o concreto, etc: “o que estrutura o local não é simplesmente o que está presente na cena; a forma visível do local oculta relações distanciadas que determinam sua natureza” Giddens.

15 Espaço e lugar  Os espaços permanecem fixos, são as “raízes”, mas o espaço pode ser “cruzado”num instante (avião, fax, satélite)  Homogeneização cultural?  Tensão entre o global e o local na transformação das identidades. Produção de novas identidades?


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