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PublicouGuilherme Saraiva Alterado mais de 9 anos atrás
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UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008
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1. Momentos e sentidos de avaliação de uma pesquisa - avaliação formativa ou contínua - avaliação somativa
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2. Dimensões da avaliação de um trabalho de pesquisa 2.1 valor de uma pesquisa: - relevância do tema para o autor e a comunidade - precisão e clareza na formulação do problema - a pertinência e suficiência da revisão bibliográfica - adequação da forma de coleta de dados - a adequação e o cuidado na análise e na interpretação das informações
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2.2 A forma de apresentação do relatório - Precisão e clareza do estilo de redação - ilustrações e tabelas - a adequação das referências bibliográficas - o atendimento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ( ABNT)
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3. Critérios de avaliação de pesquisas em educação 3.1- Segundo Kilpatrick: -vantagens -coerência -competência -abertura à crítica -ética -credibilidade -qualidades
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3. Critérios de avaliação de pesquisas em educação 3.2-Fiorentini -relevância e pertinência -coerência -originalidade -clareza e transparência -consistência e credibilidade -Contribuições à pesquisa ao campo teórico
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3. Critérios de avaliação de pesquisas em educação 3.3 – Ponte -referi-se a um problema vivido -ser expressão autêntica -conter alguma novidade -explicitar alguns elementos metodológicos -ser divulgado, socializada e colocada à discussão pública.
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4 – Questões orientadoras para fichamento e estudo/análise de pesquisas - Uma forma efetiva de conhecer e se apropriar da dinâmica e da estrutura de uma investigação é a realização de leitura e análise sistemáticas de relatos de pesquisas; - Pode-se tirar ricas lições de um mau trabalho - Para que a análise do estudo seja bem sucedida é preciso que o leitor faça um fichamento;
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4.1 - Fichamento do trabalho científico -tema -qual a questão -como é introduzido e tratado o tema -presupostos e hipóteses -tendência ou abordagem metodológica -os sujeitos da pesquisa -dados ou material de campo -procedimentos de análise -principais resultados e conclusões -comentários e análise -resumo do estudo
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-Ética - A ética esta presente em todas as raças. Ela é um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar. Ética é uma palavra de origem grega com duas traduções possíveis: costume e propriedade de caráter. -O que é ser ético - Nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros.è ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. “È cumprir com valores da sociedade em que vive”.
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Profissional Ético - É ser um profissional mesmo nos momentos mais inoportunos. - Respeito à profissão; -Ser honesto em qualquer situação - é virtude dos negócios; -Ter coragem para assumir as decisões – mesmo que seja contra a opinião alheia; -Ser integro – agir de acordo com seus princípios. -Ser humilde – só assim conseguimos reconhecer o sucesso individual.
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1- A Ética na Pesquisa Educacional e suas implicações sociais. -Exige do pesquisador um compromisso com a verdade e um profundo respeito aos sujeitos que nele confiam. -Refere-se às relações de boa convivência, respeito aos direitos do outro e ao bem estar de todos. 2- Alguns Pricipios e Dilemas Éticos na Pesquisa Educacional. -Cuidados éticos apontados pelos manuais de metodologia de pesquisa e pelos códigos de ética de algumas sociedades cientificas.
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2.1- Sobre o consentimento dos sujeitos em participar da pesquisa. - O pesquisador deve informa aos participantes sobre as finalidades da pesquisa, os procedimentos de coleta de informações e como estas são utilizadas e divulgadas pelo pesquisador. - Contrato assinado por ambas as partes.
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2.2-Sobre a preservação da identidade e da integridade dos sujeitos. - Omite os verdadeiros nomes usando o pseudônimo escolhidos pelo pesquisador ou pelos próprios sujeitos (pode parecer ético). - Eticamente recomendável o pesquisador, antes de publicar um artigo ou defender uma tese acadêmica, disponibilizar aos informantes o texto final.
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2.3-Sobre a interferência do pesquisador no ambiente ou no objeto de pesquisa. - O pesquisador, ao iniciar uma pesquisa de campo, sempre produz intervenções no ambiente a ser investigado, causando alguma perturbação nos sujeitos. -Evitar perturbações com o uso de equipamento. -Bogdan e Biklen (1994) Evitar indução as respostas do entrevistado.
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2.4 - Sobre a divulgação dos resultados da pesquisa. - Ética na divulgação dos resultados de uma pesquisa. -Dilema ético em relação à pesquisa
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- Apresentar dados ou artefatos que não existem - Apresentar documentos ou objetos forjados - Falsificar dados reais ou provas ou dados deliberadamente distorcidos - Usar idéias ou textos de outras pessoas sem atribuír-lhes a autoria - Falsificar a autoria, omitindo o autor - Falsificar o status de publicação
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