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Ética profissional e aspectos legais

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Apresentação em tema: "Ética profissional e aspectos legais"— Transcrição da apresentação:

1 Ética profissional e aspectos legais
Dr. Rafael Domingues

2 Aurélio Buarque de Holanda define ética como:
ÉTICA - CONCEITOS Aurélio Buarque de Holanda define ética como: “o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal...”.

3 Conceitos Robert Henry diz que: “ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. (...) é estar tranquilo com a consciência pessoal. ser ético é também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade”.

4 ÉTICA PROFISSIONAL “Além de ser individual ,qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje” Maria Cecília Arruda.

5 Algumas das principais virtudes segundo Maria Cecília Arruda:
ÉTICA PROFISSIONAL Algumas das principais virtudes segundo Maria Cecília Arruda: Ser honesto em qualquer situação Ter coragem para assumir as decisões Ser tolerante e flexível Ser íntegro Ser humilde

6 ÉTICA PROFISSIONAL A questão ética deixou de ser uma avaliação exclusivamente pessoal para se engajar no aspecto profissional, tornando-se um fator determinante da empregabilidade nas empresas.

7 ÉTICA PROFISSIONAL “A Interação com o paciente tentando ajudá-lo a encontrar o conforto e a paz, deveria ser a capacidade de todos os profissionais da área da saúde, contudo ainda é privilégio de alguns” PEREIRA, Aracy. Ethos da Enfermagem f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro,1981

8 Ética aplicada a terapia intensiva
A ética pode ser compreendida como um conjunto de princípios morais que regem direitos e deveres de um indivíduo ou de uma organização, dentro de um determinado setor de trabalho.

9 REGRAS E AÇÕES ÉTICAS As regras éticas a serem observadas pelo profissional de enfermagem são as seguintes: Não se ausentar do leito do paciente sem antes de obter substituto para si; Receber o paciente com respeito e atenção; Não discutir nem comentar fatos perto dos pacientes; Cumprir as determinações com precisão e pontualidade; Não levar problemas da UTI para outros setores; Respeitar a hierarquia funcional;

10 REGRAS E AÇÕES ÉTICAS Promover consentimento informado
(toda ação deve ser comunicada ao cliente); Manter comunicação entre paciente-família; Estabelecer confidencialidade; Promover e manter a qualidade de vida (independente da situação clínica do paciente); Proporcionar conforto; Preservar identidade do indivíduo.


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