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Semana 1 Seleção e viabilidade financeira de projetos.

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1 Semana 1 Seleção e viabilidade financeira de projetos

2 Seleção? Um projeto precisa de verba para seu início. A verba pode ser conseguida de 2 maneiras: a)Pelo próprio dono da ideia do projeto – sem seleção – sem competição – sem “stress” ou b)Pelo banco – juros convidativos mas: Para o projeto ser selecionado ele deve oferecer: -Garantia de pagamento das parcelas – projeto de baixo risco; -Ser sustentável – hoje é simpático esse termo; -Direcionado a geração de empregos em larga escala; -Ser parceiro; -Obs.: -Existe formulário específico a ser preenchido para a seleção do projeto. -É necessário uma apresentação verbal para uma equipe do sistema bancário do projeto.

3 “O início” Você foi contratado para ser gestor de um projeto. Independente de ter verba própria ou não, os procedimentos são idênticos para a análise do projeto. “12 Passos”

4 A ideia do projeto Só escute o dono do projeto falar e torce para não ser uma coisa muito avançada para os nossos tempos. E se for? Qual sua postura? Ideia: Remédio para emagrecimento de 30 kg em um mês sem nenhum efeito colateral e o remédio também estica a pele e dispensa cirurgias futuras.,.

5 Uma outra ideia: Implantação de um negócio já existente em uma nova área (ampliação de mercado) ou implantação de um negócio já existente (primeira loja). Melhorou agora com essas ideias seu trabalho?

6 Primeiro passo: Estudo, investigação, viabilidade, desconfiança, etc. Levantamento total da ideia do proprietário do projeto. Nessa fase podemos concluir a inviabilidade do projeto (desejo utópico pelo dono do projeto). Se esse fato se confirmar, o projeto acaba e iremos receber 20% dos honorários do combinado por contrato. “Análise do mercado e do público alvo” importantíssimo

7 Vamos citar alguns exemplos sobre análise de público alvo(primeiro passo do nosso projeto)e ver a postura dos senhores. Foco em: a)raciocínio lógico b) muito bom senso c)conhecimento do mercado exemplo 1 – Viagra exemplo 2- Boneca Barbie exemplo 3-Baile da terceira idade. A construção da análise do público alvo é exclusividade do analista do projeto=você.

8 Quais são as perguntas que o dono do projeto faz sempre na fase incial?

9 Qual vai ser meu lucro líquido no primeiro mês? Quanto tempo vai demorar para eu recuperar todo o meu dinheiro investido? Mais alguma?

10 Exemplo modelo 12 passos principais Produto: Frango Assado na Brasa Desejo do cliente: Público Alvo: Classe B Região : Campo Grande Sem empréstimos bancários

11 FRANGO ASSADO NA BRASA

12 1-Pesquisa de Mercado -seu trabalho- Campo Grande :320 mil Habitantes Classe B: 32 mil Habitantes Media por familia : 4 pesssoas (8mil familias) Consumo: 1x /mês - expectativa bem humilde. Fazer perguntas (questionário de pesquisa) Pesquisa ok. 98% de aprovação para a situação abordada.

13 2-Meta Mensal frangos 3- Custo Unitário do Produto Frango 1,4 00Kg6,24 Tempero Caseiro0,33 Carvão0,40 Custo de Fabricação1,38 total8,35 Adicional Saquinho de Farofa0,31 Embalagem + sacola0,40 total9,06

14 4-Densidade D= 3 (2km).Estou muito longe das 8 mil famílias?

15 5-os Riscos Concorrentes % (2) Perecibilidade % (1) PVD único % (2) Preço % (1) _______________ 100% 40x2+20x1 +30x2+10x1 = 170/6 =28,3% Se der maior que 30% -descartar projeto

16 6-Fatores favoráveis Feito na Brasa % Tempero caseiro % Propaganda % Carne Branca % Embalagem de Isopor----05% ___________ 110% Valor: R$18,90 -aqui ocorre a precificação do produto

17 7-Qualidade. Concorda com as letras? FrangoB Tempero caseiro B Carvão B Farofa B Empalagem B Sacola B Revisão de controle de qualidade: BLC

18 8-JIT(projeções) Produção : 8mil frangos Sobra e perdas: 160 frangos Sobra: 120 (1,5%) Perda: 40 (0,5%) Vendidos: 7840 frangos. Impactou o projeto?

19 9-Transporte Veículo Refrigerado (Trasnporta o frango da Central para o PVD) Automóveis (cliente) O cliente vai até o ponto de venda Impactou o projeto?

20 10-Nossos custos Aluguel Loja ,00 Aluguel do galpão 2.000,00 Água e Luz ,00 Transporte ,00 Folha de PG ,00 ______________ ,00 (Quadro de Funcionários: 7 funcionários com salário de R$1.000,00 Custo/funcionario = R$ 2.000,00)

21 10-Propaganda Boca-a-boca Zero Redes Sociais Zero Carro de Som R$ 280,00 Panfletagem R$ 230,00 Outdoor (10) R$2500,00 Jornal Cospel R$ 200,00 _________________ R$ 3210,00

22 10-Lucro Líquido Receita ,00 Custo variável (72.000,00) Custo Fixo (22.000,00) Propaganda ( 3.210,00) Supor refugo zero _________________ Lucro Líquido ,00 (35% de Retorno). Você gostou? O cliente gostou? Rezar…………………….

23 11-O projeto deve contemplar:Ciclo de Vida Estratégia para evitar o Declínio Inovação no produto: Frango Desossado

24 12-CRM Cartão Fidelidade Na compra de 10 frangos ganha-se 1 frango

25 Como eu passo nessa matéria? A nota será dividida em 3 blocos: Primeiro bloco: Atividades na sala de aula (individual)= 4pontos Atividade em grupo – será proposta hoje – 2 pontos – entregar no dia da prova impressa-grupo de até 4 pessoas Prova=4 pontos-nossa quarta semana de aula

26 Atividade de hoje: valor 1 ponto e vale como presença. Distribuir formulário:

27 atividade: Iremos mostrar 3 casos de projetos prontos que estão tentando verbas junto a um banco privado. Você, sozinho, deverá aprovar ou não a liberação da verba pretendida e citar pelo menos 3 motivos, caso recuse o projeto.

28 Projeto 1 Go MAGIC Produto: Esmalte de Unhas São esmaltes que mudam de cor conforme a luz e a temperatura do ambiente e promovem um crescimento das unhas mais eficaz

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30 quatro cores em oito: azul claro em bege; roxo em azul escuro; vinho em vermelho e rosa escuro em rosa claro. As cores

31 Classe: A, B e C. Preço: R$25,00 Atuação: Estado do Rio de Janeiro. Público: Feminino Idade: À partir de 12 anos População atual (Fonte IBGE 2013): População Feminina: (-) Crianças 0 a 11 anos: (-) Classe D e E: (-) Pessoas que não usariam o produto: Pessoas habilitadas a usar o produto: Público alvo

32 Meta – Produção mensal: kits Cada kit=4 esmaltes unidades frascos de cada cor. Capital inicial: R$ ,00 2 – Nossas necessidades

33 Poucas cores 40% - 3 Conservadorismo 30% - 3 Ser em kit 20% - 2 Emb externa 10% % - 9 Risco: / 9 = 260/9 = 28,9% Risco: Ok. (< 30%) 3 - Árvore de Risco

34 Propaganda: 40% Crescimento das unhas 10% Modismo : 10% Resposta rápida da coloração: 40% 100% 4 – retorno/Precificação

35 ÍTENS PMMA ESTERALCÔNIO DE HECTORITA NITROCELULOSE COPOLÍMERO DE ETILENO POLÍMERO DE ETILENO POLIURETANO RESINA SOLVENTE CORANTE AGENTE DE SUSPENÇÃO EMBALAGEM 1 (Papel) EMBALAGEM 2- VIDRO PINCEL TAMPA QUALID B L B L 5 -Qualidade dos ítens

36  *D = 4,5 KM  *P = 100%  Farmácias, Drogarias e Distribuidores de produtos cosméticos 6 - DENSIDADE

37 Rodoviário Frete Terceirizado. Transportadoras com frete compartilhado, para todo Rio de Janeiro. R$ ,00 / Mês 7 – TRANSPORTE DISTRIBUIÇÃO PARA PDVS

38 Composição: PMMA (polimetilmetacrilato): R$ 0,30ml Esteralcônio de Hectorita: R$ 0,13ml Nitrocelulose: R$ 0,15ml Copolímero de Etileno: R$ 0,09ml Poliuretano: R$ 0,05ml Resina: R$ 0,03ml Solvente: R$ 0,08ml Corante / Pigmento R$ 0,33ml Agente de suspensão R$ 0,07ml Total R$ 1,23 Frasco Embalagem Vidro: R$ 0,15unid Embalagem Papel: R$ 0,02 unid Pincel: R$ 0,02unid Tampa: R$ 0,04unid Esmalte: R$ 12,30 10ml Total R$ 12,53 8-Preço de Custo

39 Custo Unit: 12,53 x = R$ ,00 Venda: 25,00 x = R$ ,00 despesas com propaganda Propaganda: total Jornais: R$ ,00 Revistas: R$ ,00 Busdoor:R$ ,00 Outdoor: R$ ,00 TV: R$ ,00 – total R$25.312,500,00 Internet: Sem custo (através das Redes sociais) 9-Dados importantes

40 Telefone + Água + Luz + IPTU: R$ (10.000,00) Frete: R$ (23.000,00) Mão de Obra: R$ (25.000,00) Máquinas: R$ ( ,00) Matéria Prima: R$ ( ,00) Marketing (1 Mês): R$ ( ,00) Total despesas: R$ ,00 Receita Bruta: R$ ,00 Lucro líquido: R$ ,00 LUCRO LÍQUIDO EM 1 MÊS - OK 10 - Lucro Líquido

41 Capital inicial: R$ ,00 Lucro Líquido: RS ,00 – com esse lucro líquido mensal facilmente será pago as prestações do empréstimo Ok. Vale muito a pena ANÁLISE DE LUCRO LÍQUIDO X CAPITAL INICIAL

42 Novo público alvo: meninas menores de 12anos- público infantil. Serão produzidas novas cores para atender o novo público alvo. Garantia das pagamento das parcelas futuras 12 - CICLO DE VIDA

43 Estoque Inicial: unid. Estoque Final: 0 unid –venda total da meta Obs. Houve o refugo de 113 peças JIT

44 Caso 2 Lapineta Caneta esferográfica na cor azul e lapiseira, juntas em um único produto

45 1-Público alvo: Estudantes de grau médio de classe social C que estudam: 648mil – Rj - hoje Preço aos PDVs R$1,00 Meta: 650 mil unidades mês Necessidade: R$500 mil

46 2-Árvore de risco Poucos Pdv´s 165% Preferência por outra marca225% Só azul310% 100 Risco total= 24,17% OK (< 30%)

47 precificação 3-árvore de retorno Propaganda60 % Praticidade40 % Embalagem10 % Total110 %

48 4-Densidade D = 4 UnidadeKm P = 100 % Papelarias e cantinas dentro de escola pública

49 5-qualidade Ítem Qualidade PVCB Pigmento azulL PVC CristalL Tinta azulL Ponta esferográficaB GrafiteL MolaB

50 6-Despesa com frete (Terceirizado) : ,00 / mês - rodoviário Distribuição para os Pdv´s

51 Impressos – R$ 900,00 (10mil/mês) Internet (Redes Sociais) – Sem custo 4 Outdoor s(R$ 3.000,00) total: R$3900,00 mês colocados ao longo da av.Brasil 7-Propaganda

52 8- lucro líquido Preço de Venda: R$ 1,00 ÍtemCusto ÍtemCusto Embalagem0,25 Tampa dianteira0,03 Grafite0,02 Tampa traseira0,02 Mola0,01 Tinta0,04 Ponta esferográfica0,09 Tubo flexível0,02 Preço de Custo = 0,48

53 Despesas Telefone / Água / Luz / Outros 4.000,00 Marketing 3.900,00 Embalagem ,00 Frete ,00 Salários ,00 Matéria Prima ,00 Máquinas ,00 Total das despesas ,00 Lucro Bruto ,00 Lucro Líquido ,00

54 9-análise:Capital Inicial X Lucro líquido Capital inicial = R$ ,00 Lucro = ,00 Ok, vale a pena acreditar em nós.

55 10-ciclo de vida

56 10-Ciclo de Vida Para que possamos nos manter sempre no mercado no estágio 2,a cada ano iremos criar novos desenhos (de acordo com a atualidade) estampados no produto. Ex: hoje – zeca pagodinho

57 11-Kaizen Kaizen= 0,005%(33 canetas) Todo volume é descartado (lixo) Não dá para vender com lucro razoável e ninguém quer pegar o refugo na fábrica assumindo os custos de transporte. Assumimos todo o prejuízo do refugo.

58 Estoque Inicial = Estoque Final = 0 (Zero) Vendemos tudo 12-jit = sem sobras,sem defeitos

59 Projeto 3 FAST FOOD “POWER” Para suprir a necessidade de quem não tem tempo suficiente para preparar seu alimento Pacote = 1 refeição(qualquer sabor) = R$5,00

60 Sabores para o primeiro mês Feijoada Sopa Macarrão com Carne Macarrão com salsicha Galinha com Arroz e Feijão

61 Justificativa do produto O mundo globalizado exige mais tempo das pessoas. Por isso nosso alimento vem ao mercado para revolucionar os “sem tempos”, pois com água quente e a espera por 3 minutos sua refeição estará disponível para ser consumida(pode ser levado ao micro ondas).

62 1-Público Alvo Público alvo Local:RJ-Zona sul,Solteiro(a)s,Classe Social AB,maiores de 18 anos P.A= 150 mil pessoas Meta:3 milhões de pacotes Necessidade: R$6 milhões

63 2-Árvore de Risco Árvore de Risco Poucos Pdvs120 Preferência por outra marca 120 Uso Incorreto240 Por ser instantaneo 120 Risco menor que 30% - ok

64 3-Árvore de Retorno Marketing40% Praticidade60% Preço20% Eficácia30% Total:150% Preço de custo R$ 2,00 Preço ao consumidor R$ 5,00

65 4-Densidade Densidade=3,5 – unid=Km Locais: Mercearias e supermercados

66 5-Despesas Telefone / Água / Luz / Outros ,00 Marketing ,00 Embalagem ,00 Frete ,00 Salários ,00 Matéria Prima ,00 Máquinas ,00 Total das despesas ,00 Lucro Bruto ,00 Lucro Líquido ,000

67 6-Logística de Transporte R$: 150 Mil ao Mês. Contratação de Serviço Terceirizado.

68 7-Propaganda 20 anúncio de 15 Segundos na Tv Globo Colocar Slides Fixos em 100 pontos de ônibus Colocar 5 anúncios num intervalo de 90 segundos na “TV Ônibus” (Tvs que ficam dentro do ônibus) Propaganda nas frentes e Laterais de ônibus das Rotas da região que será vendida o produto Internet: Sem custo( Sites que não cobram para fazer anúncios e Redes Sociais)

69 8-Ciclo de Vida Lançar novidades em 6 e 6 meses como: Novos sabores(light/diet) Embalagens com 7 Kg(para durar 1 semana). Cada pacote possuir 500gr Colher medidora para o auxílio na preparação

70 9-Kaizen Produção mensal 3 milhoes de pacotes mês Refugo mensal 1% de pacotes 30 mil pacotes por mês Perda financeira mensal: R$240 mil mês Não vendemos o refugo Doado como fertilizante

71 10-Just in Time Vendemos tudo mas temos refugo. Jit não cumprido

72 11-CRM Cadastro de telefones dos varejistas para fechamento de pedidos (semanalmente). Sempre com novidades:promoções, brindes,descontos, etc. Novos públicos alvo: Contatar a forças armadas para oferecer nosso produto para atividades de treinamento de guerra e outras situações que necessitem isolamento.

73 Próxima aula Percebemos que nossa matéria busca obter um lucro aceitável através de muito trabalho. Percebemos também, que as cifras iniciais para a implantação dos projetos são elevadas. É de extrema importância comparar sempre o valor do lucro líquido que será obtido mensalmente com uma simples aplicação financeira, que implica ganhar dinheiro através de juros “sem trabalhar”. Concorda? Sem “stress” agora. Logo é necessário um conhecimento básico de matemática financeira para podermos saber fazer essas análises. A apostila que está em poder de vocês abordam esses fatos. Se fosse possível, dar uma leitura prévia da apostila antes da aula ocorrer, inclusive fazendo os exercícios propostos, seria uma excelente atitude. Até lá.


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