A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Turma: 1321 Prof°: Pedro Tavares. O que foi a Rev. Industrial?  Denomina-se Revolução Industrial as transformações econômicas ocorridas na Inglaterra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Turma: 1321 Prof°: Pedro Tavares. O que foi a Rev. Industrial?  Denomina-se Revolução Industrial as transformações econômicas ocorridas na Inglaterra."— Transcrição da apresentação:

1 Turma: 1321 Prof°: Pedro Tavares

2 O que foi a Rev. Industrial?  Denomina-se Revolução Industrial as transformações econômicas ocorridas na Inglaterra no Séc. XVIII. └ Os Artigos passaram a ser produzidos em série, em grande escala, graças às melhorias técnicas e a uma nova divisão do trabalho.  Criaram-se, ainda novos mercados consumidores, muito pelo uso das armas. Afinal, á medida que se industrializavam, os países precisavam ampliar seus mercados consumidores em várias partes do mundo.

3  È necessário que se compreenda que a Rev. Industrial foi um longo processo lento e gradual de mudança da economia européia. └ Os Historiadores dividem a revolução em duas fases: Primeira Revolução Industrial: Compreendida entre fins do séc. XVIII e a década de 1830. O foco foi a renovação do sistema fabril ligado à produção de tecidos de algodão. Segunda Revolução Industrial: Cujo o apogeu ocorre a partir de 1850 e é caracterizada pelo avanço da metalurgia, e sobretudo da industria do ferro, e pela construção de ferrovias.

4 Cercamento dos Campos  Conjunto de leis que permitia aos proprietários vender ou alugar as terras, inclusive às comuns. └ Com todas as terras, incluindo as comunais, passaram a ser alienáveis, os camponeses não puderam mais usa-lás em proveito próprio. Passaram a trabalhar por jornada para os proprietários ou arrendatários mais ricos ou migraram pra outros lugares.

5  O cercamento dos campos foi decisivo, porém não único para o desenvolvimento da Indústria, pois propiciou os seguintes fatos: ● Aumento da produção agrícola e conseqüente aumento na oferta de alimentos o que reduziu o indicie de mortalidade; ● Provocou ainda a liberação de uma grande quantidade de trabalhadores que passaram a trabalhar em minas e nas Fábricas recém criadas.

6 A vida nas Fábricas :  O Ambiente nas fábricas era sujo, escuro, sem ventilação adequada. Havia falta refeitórios e banheiros, e era quase insuportável respirar, sobretudo nas tecelagens, por causa dos fiapos de lã.  A jornada de trabalho girava entre 14 a 18 horas diárias.

7

8  Era comum castigos físicos e multas por faltas irrelevantes.

9  Crianças a partir dos 6 anos e mulheres eram a mão de obra favorita dos empregadores.

10 A vida Fora das Fábricas:  A casa dos operários resumia-se geralmente a um como do que servia para tudo: cozinhar, lavar roupa, dormir, fazer refeições, brincar etc.  O Banheiro fica geralmente do lado de fora da casa e era utilizado por diversas famílias.  Nos bairros operários, as ruas não eram pavimentadas e o esgoto corria a céu aberto.  O fato de a água não ser potável facilitou a proliferação de diversas doenças como no caso da cólera.  Em Contra partida os empresários que enriqueciam cada vez mais com o processo de industrialização levavam uma vida de luxo e conforto.

11

12  Estas condições geraram diversos movimentos entre eles podemos destacar dois:  Ludista: Os operários ingleses deram inicio a destruição das maquinas, identificadas como responsáveis pela miséria dos trabalhadores.  A reação do governo foi terrível com a perseguição aos ludistas, havendo até mesmo condenação a morte.

13  Cartismo: Segundo momento na luta dos operários. Recebeu este nome devido a carta publicada pela “ Associação dos operários” conhecida como “ carta do povo” que pletiava entre outras coisas: O sufrágio universal masculino; O voto secreto; representação igualitária nas eleições e etc.  Buscava-se uma maior representação dos proletariados no parlamento, greves passeatas comícios tentaram pressionar o parlamento que no entanto recusou a proposta.


Carregar ppt "Turma: 1321 Prof°: Pedro Tavares. O que foi a Rev. Industrial?  Denomina-se Revolução Industrial as transformações econômicas ocorridas na Inglaterra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google