A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,"— Transcrição da apresentação:

1 Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres, os pastores, as igrejas em que eles ministram, o leigos.  Fale sobre a importância da educação e do envolvimento da família na vida escolar dos filhos. Use e explique as frases da cartilha. Peça que eles falem sempre sobre educação em suas pregações nas missas, cultos e outras celebrações. Sugira que usem as frases da cartilha como inspiração.  Lembre que eles têm muita influência sobre seus fiéis, são ouvidos e respeitados. Por isso, têm uma grande responsabilidade social para ajudar a melhorar a educação.  Fale sobre como as igrejas estão participando do esforço de mobilização em todo o país. Mostre o blog e o site da mobilização, onde há registros dos muitos casos de mobilização pelas igrejas.

2 O papel das instituições religiosas na mobilização  As instituições religiosas têm um importante papel junto às suas comunidades de fé e na sociedade local. Seus líderes são ouvidos e respeitados. Eles podem mobilizar:  Dialogando com a comunidade sobre a importância da educação – despertar a consciência sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos os brasileiros à educação de qualidade e o papel de cada um com amigos, vizinhos, parentes, entre outros.  Promovendo no âmbito da Igreja atividades que contribuam para a melhoria da qualidade da educação – como campanhas de conscientização, trabalho voluntário que aproxime escola e comunidade, chamando outros membros para serem voluntários da mobilização.

3 Quem mobilizar na sua comunidade de fé:  Atores-chave: arcebispos, bispos, reverendos, pastores, pastoras, padres, freiras, clérigos, ministros, presbíteros, lideranças/instâncias das instituições religiosas e voluntários.. Eles têm influência em sua comunidade de fé e junto às lideranças sociais e políticas municipais e estaduais. Podem dar muita visibilidade à mobilização social pela educação.  Público a ser mobilizado: famílias e demais membros das instituições religiosas. Devem ser orientados a exercer direitos e a cumprir deveres em relação à vida escolar das crianças e jovens de suas comunidades.  Onde e quando mobilizar: Cultos, missas, eventos, pregações, aulas de catequese, escola bíblica, almoços comunitários, cafés da manhã, chás de senhoras, jantares, trabalho voluntários junto às famílias, ente outros.

4 Que mensagem levar para os dirigentes de sua comunidade de fé?  Converse com o pároco, o pastor, o bispo, o arcebispo sobre a mobilização social pela educação.  Fale sobre a importância de seu papel como autoridade religiosa para cobrar das autoridades medidas para melhorar a educação (é bom lembrar que professores, diretores de escola e autoridades também participam de uma igreja ou instituição religiosa).  Incentive-os a falar sobre educação em suas pregações. Dê- lhes argumentos tirados de frases da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”.  Dê-lhes argumentos tirados das informações que você pode obter sobre a situação da educação em sua comunidade de fé, no município e no estado.

5 Que mensagem levar para os dirigentes de sua comunidade de fé?  Lembre-lhes que uma mensagem repetida reiterada muitas vezes pode ajudar a mudar o comportamento das famílias e da comunidade em relação à importância de valorizar a educação.  Peça-lhes que abram os canais de comunicação de sua instituição religiosa para a publicação de notas e mensagens sobre educação (boletins, jornais, murais)  Peça-lhes para orientar os religiosos de sua paróquia ou igreja a utilizar todos os momentos de contato com os fiéis para levar a mensagem da educação  Entregue-lhes a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos e sugira que eles usem suas frases e recomendações nesses momentos de interação com os fiéis.

6 O que utilizar na mobilização dos membros de sua instituição religiosa  Cartilha “Acompanhem vida escolar de seus filhos”,  Cartazes, folhetos;materiais específicos das igrejas distribuídos nas missas, cultos e celebrações, como boletins e folhetos;  Mensagens nas mídias das igrejas e instituições parceiras, como jornais, rádio, TV, sites;  Dados educacionais dos municípios, estados e escolas, disponíveis no blog da mobilização familiaeducadora.blogspot.com A base do seu trabalho de mobilização pode ser sintetizada como a mensagem da educação como um direito e um dever das famílias: todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o direito de reivindicar que a escola dê uma educação de qualidade para todos os alunos todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o dever de ajudar a escola em casa, criando disciplina e rotina de estudos. todos os membros da comunidade têm o dever de cidadãos zelando para que as pessoas de seu relacionamento frequentem a escola e aprendam.

7 Que mensagem levar para os membros de sua comunidade de fé?  Pergunte se eles têm filhos, irmãos, parentes ou pessoas sob sua responsabilidade que estudam em escolas públicas pública.  Procure saber quem está na escola, quem abandonou os estudos, quem gostaria de voltar a estudar.  Converse com eles sobre a importância da educação e do aprendizado como garantia de um futuro melhor para cada um – melhor empregos, melhores salários, melhores oportunidades pessoais.  Pergunte-lhes se participam da vida escolar das crianças, adolescentes e jovens sob sua responsabilidade.  Explique que esse acompanhamento é muito importante. E que há estudos mostrando que os estudantes que recebem atenção e acompanhamento de seus responsáveis têm melhor rendimento do que seus colegas  Use as frases da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para dar exemplos de como se pode participar da vida escolar de filhos, netos, parentes...  Incentive os adultos que não concluíram os estudos a se matricular nos cursos de EJA – Educação de Jovens e Adultos.

8 Para conhecer melhor a mobilização social pela educação e nos contatar acesse: (61) 2022-7876 http:// mse.mec.gov.br http:// mse.mec.gov.br http://familiaeducadora.blogspot.com http://familiaeducadora.blogspot.comhttp://familiaeducadora.blogspot.com mobilizacaosocial@mec.gov.br


Carregar ppt "Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google