A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA AUTORAL COLETIVA. A apresentação escrita dos trabalhos divide-se em três partes: Parte pré-textual (Folha de Rosto e Sumário) Parte textual (Introdução,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA AUTORAL COLETIVA. A apresentação escrita dos trabalhos divide-se em três partes: Parte pré-textual (Folha de Rosto e Sumário) Parte textual (Introdução,"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA AUTORAL COLETIVA

2 A apresentação escrita dos trabalhos divide-se em três partes: Parte pré-textual (Folha de Rosto e Sumário) Parte textual (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) Parte pós-textual (Referências Bibliográficas e anexos).

3 Parte pré-textual Parte pré-textual EMEFM “Guiomar Cabral” Nome aluno TÍTULO DO TRABALHO São Paulo 2011 Nome da Instituição no caso deste é a “Escola“ O qual deve ser escrito com uma distância (margem) de 3 cm a partir da borda superior do papel em Arial 12; Título do trabalho O qual deve ficar situado no centro da folha e escrito em letras maiúscula Fonte Arial 12 Negrito Nome da cidade e o Ano O nome do lugar deve ser escrito com uma distância (margem) de 2 cm a partir da borda inferior, e logo abaixo, centralizado, o ano Fonte Arial 12. Capa

4 Folha de rosto

5 SUMÁRIO O SUMÁRIO oferece ao leitor uma visão global do estudo realizado. Inclui todos os títulos principais e suas subdivisões, que recebem numeração própria. Seus elementos deverão ser devidamente alinhados entre si, sempre obedecendo à margem esquerda. Digitado em negrito, a coluna de numeração deverá ser sempre alinhada obedecendo à margem direita. Os números deverão ser ligados à última palavra dos respectivos títulos por uma linha de pontos. O tamanho das letras, pontilhados e números receberão tamanhos de letras distintos, conforme especificações indicadas na Figura. Não constam no sumário: folha de rosto, folha de epígrafe, dedicatórias ou agradecimentos.

6

7

8 Parte textual INTRODUÇÃO Parte textual INTRODUÇÃO Fale sobre o objetivo do trabalho. Fale também sobre as etapas de desenvolvimento do trabalho, isto é, como você o fez. Não deixe de citar também as fontes (nomes de sites, livros etc). Depois escreva sobre onde você quer chegar com este trabalho, ou que ideia defender. Dicas importantes:  Não use gírias ou linguagem muito informal.  Não tente ser sofisticado e escrever "difícil", utilizando vocabulário pouco comum.  Evite desviar o assunto do trabalho para outros.

9 INTRODUÇÃO Este trabalho tem por finalidade..... (nesta hora que você faz a propaganda do trabalho, desperta a curiosidade do leitor) As informações foram obtidas a partir de uma pesquisa.....(onde foi pesquisado? Na biblioteca?,..... na internet?..., no museu?...,na revista?) Etc. Na Biblioteca foram consultados os livros que trouxeram informações sobre ,na Internet foi consultados os sites.....na revista etc. O principal objetivo...(onde você quer chegar ou mostrar com este trabalho?)

10 ATENÇÃO No trabalho solicitado, você não deve fazer dele uma cópia. É preciso ler, respeitar os autores lidos, citando-os. Você precisa aprender a dar sua opinião e escrever textos com as suas palavras.

11 Desenvolvimento do texto. Onde surgiu? Quando surgiu? Como foi descoberto ? Para que foi criado? Por quem? Como era feito no início da descoberta? Como é feito hoje? Qual a sua importância para a sociedade?, ou para um país? Conseguimos viver sem? Dá para reaproveitá-lo? E assim prossegue perguntando e respondendo elaborando assim o seu trabalho e seguindo as orientações dadas. Estas perguntas foram feitas ao tema “ A importância do vidro “ É necessário fazer perguntas ao tema pesquisado para iniciar o desenvolvimento do texto, com o material que o grupo ou você selecionou.

12 Ainda no desenvolvimento é comum você copiar partes de livros e de outros textos consultados, exatamente como o autor escreveu. Isso se chama PLÁGIO (lei nº 9.610, de , que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de , Seção I, pág. 3 por decreto do então presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO). É preciso evitar fazer isso, sempre porque é crime. Para evitar o plágio ou a apropriação indevida de texto que não é de sua autoria, utiliza-se um recurso chamado CITAÇÃO. Por quê não copiar e colar texto de outro autor e por o seu nome?

13 CITAÇÕES: DE ACORDO COM A: ABNT NBR (Norma Brasileira) As partes do texto que o aluno copiou foram pensadas e escritas por outra pessoa em algum lugar e em determinado tempo. Essa é a razão para se fazer a CITAÇÃO; por isso damos destaque a ela.

14 Há vários formas de fazer as Citações: podem ser diretas As citações diretas são transcrições exatas de trechos extraídos da fonte, onde são apresentadas as palavras do próprio autor. Nas citações diretas deve-se indicar também, além do ano, a página da obra consultada. As citações diretas podem ser curtas ou longas:

15 CITAÇÃO: Indireta ou livre CITAÇÃO: Indireta ou livre É uma reprodução da ideia ou do pensamento do autor da fonte consultada, mas escrita com as palavras do aluno – autor da pesquisa. Desta forma, pode-se dizer que a citação indireta ou livre é um resumo elaborado pelo aluno. Veja o exemplo a seguir.

16 Exemplo De acordo com Junqueira (1999, p. 22), É preciso ter bastante cuidado quanto às informações consultadas na internet. Para saber se são confiáveis, é preciso verificar a origem do site e quem é responsável por ele. Por este motivo, deve-se dar preferência aos sites de escolas, instituições de pesquisas e órgãos oficiais.

17 Exemplos de citações diretas. Autor ano página Curta - Segundo Paulino (2002, p. 117), células “são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos [...].”, ou seja, são unidades que possuem forma funções específicas.

18 Detalhe Só copiamos e citamos pequenas e significantes partes dos textos consultados, portanto, não se pode copiar um capítulo inteiro de um livro e colocá-lo no trabalho como se ele fosse seu. Também é importante lembrar que, mesmo fazendo as citações de maneira correta a letra tem que ser menor fonte (Arial 10) do restante do seu texto fonte Arial 12, não se transforma a redação do trabalho numa coleção de pedaços de textos de outros autores. Entre uma citação e outra, o aluno precisa escrever algo seu, com as suas palavras.

19 Exemplo de citação: longa Churchill Jr. e Peter (2003, p. 116) definem a pesquisa de marketing como: a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing por meio de informações – estas usadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; gerar, refinar e avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho de marketing; e melhorar o entendimento do marketing como um processo. Após reunir alguns conceitos de pesquisa de marketing e compreender qual é a sua finalidade foi feita uma pesquisa quantitativa que pode auxiliar nas decisões mercadológicas, diminuindo o risco e aumentando os impactos positivos na organização.

20 Citações Se o trabalho possui entrevista(s), quadro(s), ilustração(s),tabela(s) e gráfico(s), no próprio desenvolvimento ou em anexo(s), é neste momento, quando está redigindo a parte do desenvolvimento, que se fará menção ao(s) mesmo(s). Veja o exemplo a seguir.

21 Exemplos de citações com imagens no desenvolvimento. O longo processo de ocupação trouxe danos irreparáveis ao meio ambiente e às condições de vida da população que hoje vive na costa brasileira, como é o caso da Mata Atlântica. (Figura1) Figura1 Passos Maia - SC, junho de 2005 “Extraída da Internet” Desmatamento, seguido de queimada.

22 Por onde começas o trabalho? Por onde começas o trabalho?

23 CONCLUSÃO Na CONCLUSÃO, o aluno informará quais as contribuições que a pesquisa trouxe para a sua vida pessoal e de estudante; o que aprendeu de novidade; quais as dificuldades encontradas ao realizá-la; qual a sua opinião sobre o tema na atualidade, para a sociedade etc.

24 PARTE PÓS-TEXTUAL PARTE PÓS-TEXTUAL No Trabalho Escolar, é obrigatório mencionar todas as fontes (livros, revistas, sites e outros) consultadas, lidas e citadas para realizá-lo. Afinal, tudo que está no trabalho não saiu somente da cabeça de quem fez a pesquisa. Foi preciso ler as ideias de outras pessoas/autores registradas em livros, revistas, CD, CD-ROM, etc, para poder situar-se no assunto aprender um pouco mais sobre ele e ter opinião sobre o mesmo. Há um lugar específico, uma maneira correta de elaborar as referências das fontes consultadas e registrá-las na pesquisa.

25 ANEXO É um elemento opcional, que serve para complementar, esclarecer e valorizar o conteúdo tratado no trabalho.

26 Anexo. Anexo. Fonte:. Acesso em: 27 mar Título Arial 10 : Diferença entre célula animal e vegetal

27 Referências Bibliográficas É uma lista ordenada dos documentos utilizados/citados no texto da pesquisa. É um conjunto de elementos (autor(es), título, subtítulo, número da edição, local, editora, data, páginas, coleção etc) que permite identificar os vários tipos de documentos, quer sejam impressos, sonoros, eletrônicos, audiovisuais, e outros, que foram lidos, vistos ou ouvidos pelo autor do trabalho/pesquisa.

28 Regras para Referências bibliografia Regras para Referências bibliografia Elas devem ser listadas em ordem alfabética pela primeira palavra que aparece nas referências elaboradas pelo autor do trabalho; pode ser pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) ou, na omissão desse(s), pelo título do livro, ou ainda pela primeira palavra (excluindo os artigos definidos) do título da matéria publicada no jornal ou na revista. Veja o exemplo a seguir.

29 Referências Bibliografias Referências Bibliografias Autores MACHADO,Ana R.; LOUZADA, Eliane; ABREU – TARDELLI, Lilia S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: p. local Publicação data página

30 Internet As fontes disponíveis na internet seguem a mesma orientação. Quando há autor, indica-se o nome dele, e se não há autoria, indica-se o título. Mas, nesse caso, o endereço do site e a data em que foi feito o acesso ao texto eletrônico devem ser registrados na referência. Veja o exemplo abaixo:

31 Artigos de revista Artigos de revista autor artigo CAVALCANTE, Rodrigo. Pulo do gato: como os gatos sobrevivem a quedas altas? Super Interessante, São Paulo, Abril, n. 246, p. 56, dez editôra página revista data publicação local Publicação

32 Artigos de Jornal Artigos de Jornal TURBULÊNCIA GLOBAL: indústria de SC demite 11 mil. Diário Catarinense, Florianópolis, p. 11, 17 jun

33 Quando começar a digitar o trabalho ? O trabalho começa a ser digitado quando você já leu as fontes pesquisadas, selecionou o que será citado, já elaborou o seu texto de acordo com as perguntas respondidas que você fez ao tema e passou para o professor orientador fazer uma revisão geral e correção caso necessário. Mas até na hora de digitar tem regra a seguir, veja:

34 Regra para digitação: ABNT (NBR 14724) Regra para digitação: ABNT (NBR 14724) As regras são de acordo com as seguintes especificações:  Espaçamento entre linhas: 1,5 cm no corpo do texto, e simples nas citações diretas, com mais de três linhas, e nas referências.  Fonte: Times NewRoman ou Arial.  Tamanho da fonte: 12, no corpo do texto e referências; 10, nas citações longas (diretas com mais de três linhas) e nas legendas das ilustrações.  Alinhamento: no texto, o alinhamento utilizado é o justificado e nas referências, ele é justificado à esquerda.

35 Regras para Paginação: NBR 6024  Todas as folhas são contadas sequencialmente a partir da Folha de Rosto, no entanto a numeração aparece a partir da primeira folha da parte textual: a da Introdução.  Portanto, a introdução sempre estará na página 4; a primeira a conter o número da página; nesse caso 4, pois a Folha de rosto é a de número 1, mas esse número não aparece nela. Utilizam-se algarismos arábicos para a numeração das páginas, na Posição do canto inferior direito da folha A4,  Margem Superior e esquerda, 3cm; direita e inferior, 2cm.

36

37

38 Bom trabalho – Prof.(a) SOLANGE Se o aluno quer e precisa aprender melhor a fazer bons trabalhos, há dicas por todo o lado; basta aproveitá-las. É sempre bom lembrar que é praticando que se aprende.


Carregar ppt "PESQUISA AUTORAL COLETIVA. A apresentação escrita dos trabalhos divide-se em três partes: Parte pré-textual (Folha de Rosto e Sumário) Parte textual (Introdução,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google