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REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

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Apresentação em tema: "REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo, monografias e relatório) serão realizadas conforme indicações abaixo: a) tipo de papel – utilizar o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4); b) escrita – digitado com tinta preta e somente um lado da folha; c) paginação – as folhas do trabalho serão contadas seqüencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A   numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se  a 2 cm da borda superior do papel, margeado à direita; d) margem - superior e esquerda  =  3 cm inferior e direita =  2 cm; e) espaçamento – todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas; f) tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12, parágrafo justificado e para citação direta usar fonte tamanho 10; g) parágrafo – 2cm da margem esquerda; numeração progressiva – para melhor organização e apresentação do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva das seções do texto. Os títulos das seções primárias (capítulos), por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta, com  indicativo numérico alinhado à esquerda e  separado por um espaço.  Destacam-se, gradativamente, os títulos das seções, utilizando-se os recursos de caixa alta ou versal, negrito ou, itálico, exemplo: 1 SEÇÃO PRIMÁRIA 1.1 Seção secundária 1.1.1 Seção terciária Seção quaternária Seção quinária i) Citações – quando ocorrer uma citação, deverá ser feita no próprio corpo do texto, com fonte em tamanho menor (10 ou 11), entre aspas dupla e com distanciamento além da margem de 4cm, declarando a fonte entre parênteses ou com número sobrescrito. Neste caso, a fonte deverá aparecer no final da página ou rodapé. h) Os títulos - Sumário; Referências; Anexos - não são numerados e devem aparecer na página de forma centralizada. Obs: Foi utilizado como fonte de pesquisa e orientação para a elaboração do esquema dos trabalhos escolares do CNSSC as Normas da ABNT(NBR 14724/2002), no entanto foram necessárias algumas adaptações.

2 Capa 1 Capa 2 TEMA DO TRABALHO TEMA DO TRABALHO SUBTEMA São Paulo 20__
Margem superior 3cm COLÉGIO NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO (Fonte tamanho 12, centralizado à margem superior, espaçamento entrelinhas simples, letra maiúscula.) Nome do(s) alunos: tamanho 12, centralizado, espaçamento entrelinhas simples, letra maiúscula e em negrito. Margem esquerda 3cm Margem direita 2cm TEMA DO TRABALHO SUBTEMA (Fonte tamanho 16, letra maiúscula em negrito) São Paulo 20__ _____ Trimestre valor: ______ pontos 1ª nota: ______ pontos ª nota: ______ pontos Margem inferior 2cm COLÉGIO NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO (Fonte tamanho 12, centralizado, espaçamento entrelinhas simples, letra maiúscula.) Nome do(s) alunos e nº: tamanho 12, centralizado, espaçamento entrelinhas simples, letra maiúscula e em negrito. Havendo outros alunos colocar os nomes uma abaixo do outro. TEMA DO TRABALHO (Fonte tamanho 16, letra maiúscula em negrito) Uma monografia tem extrema importância, por representar um trabalho que explora um assunto único, procurando aprofundar-se no mesmo, e suscitar diretrizes e resoluções para a temática abordada, de forma a contribuir no crescimento e desenvolvimento da nação. (Porque o “trabalho” é importante?, tamanho 12 e recuo de 4cm) Professor: tamanho 12 e negrito São Paulo 20__

3 ANEXO A – Fontes de água mineral em São Paulo.......15
SUMÁRIO (TÍTULO: Centralizado à margem superior, sem indicativo numérico, letra maiúscula, tamanho 12 em negrito ) INTRODUÇÃO ÁGUA POTÁVEL Caracterização Tratamento convencional 2.2.1 Processo de clarificação 2.1.3 Processo de filtração ÁGUA MINERAL Classificação quanto a composição química Padrões de qualidade CONCLUSÃO REFERÊNCIAS ANEXO A – Fontes de água mineral em São Paulo RESUMO: - A parte que antecede o "corpo" do trabalho, consiste de um resumo do mesmo. Ele deve conter os principais dados e as conclusões do trabalho. A maioria das publicações limita o resumo a um máximo de 250 palavras. Sua finalidade é permitir aos leitores conhecer o teor do trabalho, sem precisar recorrer à sua leitura integral. O resumo serve também para classificar o trabalho e disponibilizar o seu conteúdo pelas diversas publicações e mecanismos indexadores. Para favorecer a mais ampla divulgação do conteúdo do trabalho, muitas publicações solicitam que o resumo (Abstract) também seja apresentado em Inglês.

4 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO
Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numérico (1), alinhado à margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo.  A parte introdutória abre o trabalho propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado.  Na seqüência é necessário delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo no tempo e espaço; mostrar a sua importância e apontar a metodologia empregada (pesquisa bibliográfica, pesquisa de laboratório, etc). DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento corresponde à parte principal do trabalho na qual se faz a exposição ordenada e pormenorizada do assunto; pode ser dividida em seções e subseções; compreende a contextualização do tema e abrange: A revisão da literatura: abordagem de teorias e/ou conceitos que fundamentam o trabalho, podendo constituir um ou vários capítulos. A apresentação e análise dos dados: nesta parte, são apresentados/descritos os dados e a análise dos mesmos, bem como os resultados alcançados, relacionando-os à revisão bibliográfica, dispondo ao leitor as deduções e conclusões pertinentes ao trabalho com o objetivo de reforçar ou refutar as idéias defendidas pelos autores do livro e/ou textos.

5 MATERIAL E MÉTODOS Os métodos e procedimentos utilizados para coleta de dados: é a descrição da metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, os procedimentos adotados nas etapas do trabalho no que se referem ao diagnóstico e/ou estudo de caso. Nesta parte do trabalho os autores descrevem o tipo e a quantidade das observações feitas, bem como os métodos empregados para a sua coleta, registro e avaliação. Exemplo: EX: "Foram estudados prospectivamente 50 pacientes submetidos à alimentação parenteral. Em vinte e cinco casos o sistema venoso central foi alcançado mediante a punção da veia subclávia. Nos 25 casos restantes, utilizou-se a punção da veia jugular interna. Os curativos do acesso venoso foram substituídos diariamente. As complicações relacionadas ao acesso venoso foram tabuladas em relação ao tempo decorrido, desde o momento da punção venosa..." Mediante a descrição minuciosa dos métodos usados, o autor informa os leitores sobre os detalhes da obtenção dos dados em que se baseia o trabalho. Os detalhes devem restringir-se ao que é relevante ao trabalho. Por exemplo, se o trabalho se refere à concentração do potássio, o material do recipiente em que o sangue é coletado não tem importância crítica. Entretanto, em um trabalho que quantifica a coagulação do sangue, a citação das características do recipiente é fundamental. Assim diríamos: ..."as amostras de sangue arterial foram coletadas em tubos de vidro siliconizados, para a determinação da atividade dos fatores da coagulação...." RESULTADOS Os resultados encontrados são relatados de uma forma organizada e sistematizada. Quando se estuda um grupo de casos ou de observações, os percentuais da ocorrência de cada observação também são relatados. A importância e o significado de certos resultados podem ser melhor avaliados pela análise estatística. Nessas circunstâncias a metodologia da análise estatística também é descrita na seção de material e métodos.

6 APÊNDICES Deve constar todo o material produzido pelo aluno, por exemplo, se ele criou um questionário para pesquisa. ANEXOS Sugere-se apresentação em folha distinta, título centralizado, elemento opcional.  Poderão fazer parte do item "Anexos", textos  ou documentos não elaborados pelo autor, que venham contribuir para  ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho. São exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas, questionários respondidos, tabelas, gráficos e etc.  Ressalta-se que no corpo do trabalho deve-se fazer citação referente ao material colocado anexo. "Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos."

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÕES
DISCUSSÃO Neste segmento do trabalho, as observações de outros autores referentes ao tema ho podem ser descritas, para comparação. Os resultados encontrados são detalhadamente discutidos e o seu significado é apontado. A discussão pode ser mais ou menos ampla, conforme o tema estudado. CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÕES referem-se aos dados e resultados encontrados, compreendem o fechamento do trabalho com as indicações e/ou recomendações. É sem dúvida a parte mais importante do Trabalho Escolar, pois retrata deduções lógicas do aluno fundamentadas no conteúdo do texto. Também é a parte que eles acham mais difícil. Uma maneira prática é empregando-se frases curtas e objetivas.

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
(A última parte do trabalho é a coleção de referências bibliográficas, efetivamente consultadas para o preparo e a elaboração do trabalho. Esta pode ser apresentada pela ordem de citação no texto ou pela ordem alfabética dos nomes do primeiro autor de cada referência. O espaçamento deve ser duplo entre as referências) ABNT. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, p DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, p. INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IBICT. Bases de dados em Ciência e Tecnologia. Brasília, n. 1, CD-ROM. KRAEMER, Ligia Leindorf Bartz. Apostila.doc. Curitiba, 13 maio arquivo (605 bytes). Disquete 3 1/2. Word for windows 6.0.


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