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Memórias de um sargento de milícias(1854-1855). Manuel Antônio de Almeida Diretor da Tipografia Nacional. Escreveu apenas um livro. Morreu num naufrágio.

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1 Memórias de um sargento de milícias( )

2 Manuel Antônio de Almeida Diretor da Tipografia Nacional. Escreveu apenas um livro. Morreu num naufrágio nas costas fluminenses.

3 A fórmula romântica:  Retrato da alta burguesia;  Personagens idealizadas;  Sentimentalismo exacerbado;  Linguagem educada, polida;  Maniqueísmo: bem(herói) X mal(vilão)  Estereótipos: figuras sem profundidade psicológica, cristalizadas, símbolos de uma classe;  Final feliz.

4 Quebra da fórmula romântica:  Retrato da baixa burguesia;  Personagens sem idealização;  Situações ridículas, engraçadas;  Humor, gozação;  Narrador levemente irônico;  Linguagem simples e giriesca;  Relativização do Maniqueísmo.

5 Elementos de contato com o Romantismo:  A trama é simples, inocente, sem complexidade;  Há um casal que passa por vários revezes até ficar junto;  Há final feliz, desfecho preferido dos românticos brasileiros.

6 Classificações do livro: Romance carnavalesco: promove a quebra de um estilo consagrado, fugindo de seus preceitos. Traços pícaros: um personagem vadio e safado passa por várias aventuras.

7 Classificação de Leonardinho Pataca: (segundo o professor Antônio Cândido) Malandro: o típico enrolador e safado brasileiro, cheio de peraltices, artes, diabruras, brincadeiras.

8 Narrador:  Terceira pessoa; narrador observador;  Brincalhão, bem- humorado;  Conversa com o leitor;  Faz digressões: comentários à margem da narrativa.

9 Espaço: Rio de Janeiro

10 Tempo: “Era no tempo do rei...” Início do século XIX

11 Costumbrismo: retrato dos costumes de uma época

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18 Personagens (estereótipos):  Leonardinho Pataca  Luisinha (sobrinha de Dona Maria)  Vidinha (mulata debochada, segunda namorada de Leonardinho)  Leonardo Pataca (pai)  Maria da Hortaliça (mãe)  Padrinho barbeiro  Madrinha parteira

19  Vizinha (eternamente chata)  Dona Maria (adorava demandas judiciais)  José Manuel (gaiato oportunista)  Mestre de cerimônias (padre safado)  Cigana (amante do padre e de Leonardo)  Sacristão da Sé (amigo de Leonardinho)  Major Vidigal (incansável perseguidor de Leonardinho): representa a “ordem desordenada” do Império  Toma-largura (funcionário da Ucharia)  Chico-Juca (arruaceiro)

20 Críticas subliminares:  Sugestão do caos social do Brasil à época da família real;  Sugestão do espírito corrupto que perpassava as várias camadas do poder;  Retrato bem-humorado da devassidão do clero;  No reino da desordem (Quinto dos infernos), os malandros proliferam.

21 ATENÇÃO: TAIS CRÍTICAS SÃO INDIRETAS, SUBLIMINARES, SUB-REPTÍCIAS, PASSANDO QUASE QUE DESPERCEBIDAS PARA O LEITOR DA ÉPOCA. O LIVRO ADQUIRE UMA CAPA DE ESPETÁCULO CIRCENSE, BRINCALHÃO,, FINGINDO NÃO SER UMA CRÍTICA SÉRIA. O LIVRO ADQUIRE UMA CAPA DE ESPETÁCULO CIRCENSE, BRINCALHÃO, CÔMICO, FINGINDO NÃO SER UMA CRÍTICA SÉRIA.

22 CONCLUSÃO: TAL LIVRO NÃO PODE SER CHAMADO DE PRÉ-REALISTA, POIS NÃO POSSUI A FORMA DE UM ROMANCE REALISTA, NEM TAMPOUCO POSSUI A FILOSOFIA DETERMINISTA QUE O EMBASA. TRATA-SE DE UM ROMANCE ROMÂNTICO EXCÊNTRICO, CARNAVALESCO, BURLESCO.

23 FINAL ABSOLUTAMENTE ROMÂNTICO: Leonardinho acaba por ficar rico, belo e idealizado, ao lado de sua amada.


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