A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diocese de São João da Boa Vista

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diocese de São João da Boa Vista"— Transcrição da apresentação:

1 Diocese de São João da Boa Vista
A conversão pastoral da Paróquia

2 Diocese de São João da Boa Vista
O tema: a conversão pastoral da Paróquia A questão desta Assembleia: O que é possível assumir como pistas de ação em comum para a nossa Diocese?

3 Diocese de São João da Boa Vista
Textos de referências, de motivação: Documento 100 da CNBB – Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia – a conversão pastoral da Paróquia ( 2014) Exortação apostólica do Papa Francisco – Evangelii Gaudium ( a alegria do Evangelho) sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual (24 de novembro de 2013)

4 Diocese de São João da Boa Vista
Documento 100, n. 267 “... A conversão pastoral da paróquia faz com que ela seja uma instância de acolhida e missão, uma casa de portas sempre abertas para promover a cultura do encontro” Paróquia: casa de porta aberta para todos

5 Diocese de São João da Boa Vista
A conversão pastoral da Paróquia coloca-a num ritmo de envio e de acolhida. O ritmo normal da Paróquia: envia-acolhe acolhe-envia

6 Paróquia missionária O Papa Francisco convoca a Igreja para uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria ( EG 1). “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Com Jesus Cristo, a alegria renasce sem cessar.” ( EG 1)

7 Igreja “em saída” “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” ( Mc 16,15) A Igreja nasceu missionária. Nasceu “em saída”. A missão não é um acessório. Ela constitui o ser da Igreja, a sua natureza, a sua identidade. Por isso, toda renovação da paróquia está na missionariedade.

8 Igreja “em saída” A missão renova as estruturas da Igreja.
A missão faz crescer a Igreja. A missão rejuvenesce a Igreja. A missão é o pulmão da Igreja.

9 Igreja “em saída” A Paróquia em saída missionária
é uma Igreja em estado permanente de missão; é sair ao encontro dos afastados, feridos e descrentes; é anunciar o querigma; é realizar a pedagogia do encontro.

10 Igreja “em saída” O querigma deve ocupar o centro da atividade evangelizadora e de toda a tentativa de renovação eclesial. É o primeiro anúncio: Jesus Cristo te ama, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar.

11 Igreja “em saída” Ao designar-se como “primeiro” este anúncio, não significa que este se situa no início e que, em seguida, se esquece ou substitui por outros conteúdos que o superam; é o primeiro em sentido qualitativo, porque é o anúncio principal, aquele que sempre se tem de voltar a ouvir de diferentes maneiras e aquele que sempre se tem de voltar a anunciar. (EG 164)

12 Igreja acolhedora “A Igreja ‘em saída’ é uma Igreja com as portas abertas” ( EG 46) A acolhida não se reduz a uma “pastoral da acolhida”, mas trata-se de uma “atitude” de toda a comunidade paroquial.

13 Igreja acolhedora Uma Paróquia acolhedora é uma “mãe de coração aberto” ( Papa Francisco) “Quero lembrar que ‘pastoral’ nada mais é que o exercício da maternidade da Igreja. Ela gera, amamenta, faz crescer, corrige, alimenta, conduz pela mão...por isso, faz falta uma Igreja capaz de redescobrir as entranhas maternas da misericórdia.”

14 Igreja acolhedora “Sem a misericórdia, poucas possibilidades temos hoje de inserir-nos em um mundo de ‘feridos’ que têm necessidade de compreensão, de perdão, de amor” ( Papa Francisco na JMJ-Rio 2013) A Paróquia acolhedora é aquela que age com misericórdia para com todos.

15 Igreja acolhedora “Jesus construiu a sua Igreja e abriu as portas a todos, sem distinções, porque a Cristo interessa curar os corações e não medir os pecados” ( Papa Francisco) “O essencial na nossa vida de cristãos é a misericórdia (Lc 6,36). Pode existir um cristão que não seja misericordioso? Não.” (Papa)

16 Igreja acolhedora Características de uma Paróquia acolhedora:
a iniciação à vida cristã; a formação e o amadurecimento na vida cristã; o cuidado com a homilia; o fortalecimento do CPP; a atenção à família.

17 Paróquia: envia-acolhe
Paróquia: casa de porta aberta para todos Paróquia: uma comunidade (casa) dos discípulos missionários de Jesus para a missão.

18 Das Assembleias Casa da Palavra:
Formar pequenas comunidades a partir do anúncio querigmático, unidas pela fé, esperança e caridade. Meditar a Palavra de Deus pela Leitura Orante da Bíblia.

19 Das Assembleias Casa do Pão:
Valorizar o Domingo como a Páscoa semanal da comunidade. Redescobrir o valor da Eucaristia preparando as celebrações com zelo e dignidade.

20 Das Assembleias Casa da Caridade:
Viver a caridade e fazer a opção preferencial pelos pobres. Não ficar somente no assistencialismo, e fazer parcerias com outras instâncias da sociedade.

21 Das Assembleias Comunidades para a missão:
Acolher a todos, especialmente os afastados, atraindo-os para a vida em comunidade, expressão da missão. Ser uma Igreja “em saída missionária”.

22 Diocese de São João da Boa Vista
O que é possível assumir como pistas de ação em comum para a nossa Diocese?


Carregar ppt "Diocese de São João da Boa Vista"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google