A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIPAC - Alto dos Passos 1 NORMA QUANTO AO TIPO A especificação e a Padronização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIPAC - Alto dos Passos 1 NORMA QUANTO AO TIPO A especificação e a Padronização."— Transcrição da apresentação:

1 UNIPAC - Alto dos Passos 1 NORMA QUANTO AO TIPO A especificação e a Padronização

2 UNIPAC - Alto dos Passos2 OBJETIVO Ao se preparar normas sobre produtos estas podem ser de um dos seguintes tipos: Terminologia; Classificação; Especificação; Método de Ensaio; Padronização; Procedimento e Simbologia. Embora seja recomendável iniciar-se um programa de normalização por normas que contenham a Terminologia empregada, visando o estabelecimento de uma forma única de entendimento entre os participantes e usuários, o objetivo, desta abordar auxiliar o estudante a compreender as normas dos tipos Especificação e Padronização.

3 UNIPAC - Alto dos Passos3 ROTEIRO

4 UNIPAC - Alto dos Passos4 Definições Norma – Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. ( 3.2 ABNT ISO/IEC Guia 2:1998)

5 UNIPAC - Alto dos Passos5 Definições Especificação: "Tipo de norma que se destina a fixar condições exigíveis para encomenda, fabricação e aceitação e/ou recebimento de matérias-primas, produtos semi-acabados ou acabados" ( 5.2 da NB – 0, já rescindida) Especificação Técnica: “Documento que estabelece requisitos técnicos a serem atendidos por um produto, processo ou serviço”. (3.4 ABNT ISO/IEC Guia 2:1998)

6 UNIPAC - Alto dos Passos6 Definições Intercambiabilidade Situação que ocorre quando dois ou mais itens possuem características físicas e funcionais equivalentes em desempenho, durabilidade e têm capacidade de serem substituídos um pelo outro sem alterações, no próprio item ou de agregação (montagem com) a outros itens, exceto para ajustes, sem a necessidade de seleção e desempenho. Capacidade de um produto, processo ou serviço ser usado no lugar de outro, para atender aos mesmos requisitos (Guia 2, 2.3). Interoperabilidade: Capacidade de um sistema trocar informações e/ou serviços com outro sistema (Glossário do COMAER, MCA, 10-4).

7 UNIPAC - Alto dos Passos7 Definições Requisito Prescrição que expressa critérios a serem atendidos (Guia 2:1998, 7.5). Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória (NBR ISO 9000:2000, 3.1.2).

8 UNIPAC - Alto dos Passos8 Definições Especificação É um documento que, além da forma e do mérito do produto, deve conter exigências próprias de qualidade, tais como: linguagem adequada ao usuário nível de confiabilidade dos dados e valores apresentados, quanto à magnitude e atualização factíveis condições de atendimento compatíveis com a realidade do produto, isto é, o “estado da arte”, ou seja, as exigências apresentadas devem ser factíveis Por este motivo a especificação a nível internacional é mais elástica do que em níveis nacional e de empresa.

9 UNIPAC - Alto dos Passos9 Definições Especificação É um documento que, além da forma e do mérito do produto, deve conter exigências próprias de qualidade, tais como: linguagem adequada ao usuário nível de confiabilidade dos dados e valores apresentados, quanto à magnitude e atualização factíveis condições de atendimento compatíveis com a realidade do produto, isto é, o “estado da arte”, ou seja, as exigências apresentadas devem ser factíveis Por este motivo a especificação a nível internacional é mais elástica do que em níveis nacional e de empresa.

10 UNIPAC - Alto dos Passos10 Especificação Exemplo legal de recomendação para o uso de especificações - Lei nº 4150 de 21 Nov (DOU de 11 Jan. 1963) Art 1º - Nos serviços públicos concedidos pelo Governo Federal, assim como nos de natureza estadual e municipal... Será obrigatória a exigência e aplicação dos requisitos mínimos de qualidade...chamados "normas técnicas e elaboradas pela ABNT", e logicamente estes "requisitos mínimos" devem estar contidos em especificações. Este tipo assume uma posição singular na produção porquanto é necessário ao projeto e fabricação.

11 UNIPAC - Alto dos Passos11 Especificação O Código de Defesa do Consumidor -Lei nº de 11 Set (DOU de 12 Set. 1990) diz em seu Artigo 6º inciso III: "Art 6º) são direitos básicos do consumidor:... III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem".

12 UNIPAC - Alto dos Passos12 Especificação O Código de Defesa do Consumidor reforça a necessidade de especificação: "Art 31 - A oferta e a apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa, sobre suas características, qualidades, quantidades, composição, preço, garantia, prazo de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores". Estas informações corretas podem estar contidas em normas.

13 UNIPAC - Alto dos Passos13 Especificação A necessidade da norma na vida cotidiana é citada ainda no Art. 39 inciso VIII que diz de forma clara e direta: "Art 39) - É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços: VIII - colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes, ou se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - CONMETRO";

14 UNIPAC - Alto dos Passos14 As seis formas de se especificar um produto A especificação com os requisitos de um produto é um componente vital da "ponte" conceptual sobre as lacunas de qualidade Este fato nem sempre é entendido pelos grupos em negociação pelo fato de haver seis formas diferentes de tratar a especificação de um produto. Tem-se, então, três descrições funcionais e três técnicas.

15 UNIPAC - Alto dos Passos15 As seis formas de se especificar um produto As três primeiras definem: O quê o produto deve fazer (especificação de desempenho, a finalidade); como o produto deve ser (especificação de projeto). Sempre que possível os requisitos devem ser quantificados e bem definidos evitando-se empregar: etc, outros, equivalente Estes requisitos devem ser demonstrados, através de Métodos de Ensaios. como o produto deve ser feito (especificação do processo de produção).

16 UNIPAC - Alto dos Passos16 As seis formas de se especificar um produto As três a seguir definem como assegurar qualidade às três primeiras. Como o desempenho do produto deve ser verificado (especificação dos ensaios de desempenho) Como a conformação do produto em relação ao seu projeto deve ser inspecionada (especificação de inspeção) Como o processo de produção em relação às especificações do processo de produção devem ser verificados (especificação de ensaio e inspeção do processo)

17 UNIPAC - Alto dos Passos17 As seis formas de se especificar um produto Características da especificação: Especificações de um produto bem definidas mas não excessivamente “apertadas”: Podem ser conformadas (amoldadas) precisamente ao produto manufaturado. Isto é um tópico de projeto, da fabricação do produto, de ensaio e de inspeção. Isto deve conduzir a expectativa de que, de uma forma similar, as especificações do produto podem conformar-se exatamente às necessidades do cliente. As necessidades do cliente não podem ser definidas com exatidão, por vezes contêm muitos dados imponderáveis, estão mudando continuamente. Em relação aos produtos fabricados em massa, verifica-se que cada consumidor apresenta uma necessidade individual diferente. Finalmente, como se vê a seguir, é afetada por dificuldades relacionadas entre necessidades e preço. Pelo lado do mercado, nesta lacuna da qualidade, o estabelecimento da especificação do produto é sempre um assunto de julgamento e aceitação por parte do cliente.

18 UNIPAC - Alto dos Passos18 Questões preparadas pelo Prof. Silva Filho 1- Explique o significado dos termos abaixo: - Especificação - Especificação Técnica - Especificação de desempenho - Requisito 2- No tópico “as seis formas de especificação de um produto” o que você entende por “falhas na especificação por grupos em lados opostos”? 3- O que você entende por “especificações não exclusivamente “apertadas”? Como estas podem “ser amoldadas ao produto manufaturado”? 4 – O que você entende por “conformidade aos requisitos”?

19 UNIPAC - Alto dos Passos19 Apresentação da redação


Carregar ppt "UNIPAC - Alto dos Passos 1 NORMA QUANTO AO TIPO A especificação e a Padronização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google