A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSOS DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA E CIDADANIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSOS DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA E CIDADANIA."— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSOS DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA E CIDADANIA

2 Plano de Ação Meta prioritária: 11 – Ampliar a participação da família e da comunidade nas ações desenvolvidas pela escola Nome do Projeto: EPA: Encontro de Pais do Ângelo. Time: Josiane (gerente), Lúcia, Érika e Patrícia. 3Q’s O quê?Quem?Quando? Realizar sondagem entre os professores, pais e funcionários para verificarmos: temas a serem abordados melhor horário e periodicidade para acontecerem as reuniões Todas Reunião do 1º. Bimestre Montar agenda com temas mais interessantes Procurar profissionais que abordem os temas escolhidos Preparar a equipe de professores para auxiliarem na divulgação dos encontros Todas HTPC noturna (1º.Bimestr e) Aplicar o projeto de Melhoramento Coletar dados avaliativos dos professores e pais Todas 1º. Bimestre Completar o relatório e apresentar à equipe de liderançaJosiane 1º. Bimestre

3 ResultadosANTES Do trabalho do time DEPOIS Do trabalho do time  Não havia um projeto para que a comunidade pudesse refletir sobre seu papel, sobre a educação dos filhos e sobre a união da escola com a família na missão de educar a crianças.  Não havia parcerias com profissionais e pessoas da área de educação ou de fora da escola para realizar palestras. Pais mais participativos e preocupados com a questão da educação. Nome do projeto de melhoramento: EPA: Encontro de Pais do Ângelo Time de meta: Josiane (gerente), Lúcia, Érika e Patrícia. 3Q’s Avaliação do Projeto de melhoramento + O que deu muito certo e precisamos preservar O que precisamos melhorar Encontros bimestrais e no período noturno Controle dos participantes por meio de Ata Divulgação por meio de cartazes confeccionados pelos alunos Dinâmicas e uso de Datashow Certificado de reconhecimento aos palestrantes Organizar o registro da atividade, fazendo um rodízio das pessoas para registrar. Dividir melhor as funções: quem irá fotografar, registrar, recepcionar, divulgar... Procurar profissionais de diversos “campos” para enriquecer os encontros.

4

5 ALGUMAS FOTOS EPA – JUNTOS SOMOS FORTES EPA – SER TOLERANTE

6 EPA – BULLYING DINÂMICAS COM OS PARTICIPANTES

7 Processo Meta prioritária: 11 – Ampliar a participação da família e da comunidade nas ações desenvolvidas pela escola 12 – Manter e ampliar as relações com a comunidade escolar. Nome do Projeto: AMIGOS DO PORTÃO PASSO-A-PASSO DO PROCESSO: 1.Enviar um bilhete convidando pais/responsáveis dos alunos para firmar uma parceria com a escola. 2.Explicar o processo: O amigo do portão chegará à escola 5 minutos antes do horário da entrada dos alunos, abrirá o portão e cuidará da segurança dos alunos na entrada orientando as crianças para evitar o tumulto, a correria e a saída das mesmas após entrarem. Também poderá auxiliar outros pais/responsáveis para a conversa com os professores, orientando o uso da agenda, permitirá a entrada de outros pais para conversa com professores ou gestora caso este requeira. O amigo do portão permanece no portão 10 minutos após a entrada e permite que os alunos entrem mesmo havendo atraso. As advertências quanto ao atraso será feita pelo professor por meio da agenda. 3.Combinar com os pais os dias da semana que se dispõe para ficar no portão 4.A identificação do “Amigo do Portão” é necessária: crachá e boné 5.Realizar reunião para alinhamento do grupo a cada bimestre ou quando necessário. 6.Solicitar à merendeira a chave do portão de entrada dos alunos. 7.Abrir o portão no horário de entrada, evitando atrasos. 8.Garantir uma entrada segura (evitar a correria e o empurra-empurra). 9.O aluno que entrou não poderá sair sozinho da escola em hipótese alguma. 10.Orientar pais/responsáveis para a entrada desnecessária, evitando tumulto no pátio da escola: os responsáveis deverão aguardar a entrada das crianças à sala de aula para conversarem com os professores. 11.Em caso de atraso, não “barrar” a criança, permitir sua entrada. O professor fará a advertência à família sempre que necessário, 12.Trancar o portão após 10 minutos da entrada dos alunos.

8 ResultadosANTES Da aplicação do processo DEPOIS Da aplicação do processo  Não havia um processo para organizar o horário de entrada dos alunos.  Havia tumulto e correria no momento da entrada dos alunos, bem como crianças que iam embora ao perceber que sua professora não havia chegado ou faltado  Havia muitas reclamações quanto o empurra- empurra, o atraso na abertura do portão e muitas pessoas no ambiente escolar atrapalhando o início dos trabalhos Maior organização no momento da entrada dos alunos Redução de 99% do tumulto na hora da entrada Redução de 100% de permanência desnecessária de familiares e pessoas estranhas Maior satisfação dos familiares quanto a segurança dos alunos Nome do projeto de melhoramento: AMIGOS DO PORTÃO Avaliação do Projeto de melhoramento + O que deu muito certo e precisamos preservarO que precisamos melhorar Convite aos familiares por meio da agenda na participação do processo Reunião para alinhamento das ações diante dos combinados Confecção de crachá para identificação dos amigos do portão Divulgação, por meio das agendas, do grupo de amigos do portão e dias da semana em que cada um ficará no portão da escola.  Disponibilizar, desde o início do ano, bilhete especial para convite de participação do processo  Confeccionar crachás especiais e “mais chamativos”

9 Algumas fotos dos “Amigos do Portão” 2007,2008 e 2009!

10 Escola “Dr. Ângelo Paz da Silva” Gestora de Unidade Escolar desde 2007: Elaine de Abreu Prolungatti Gestora de Unidade Escolar: Adriana Torres Roth a partir de Rua: Dr. José Luiz Imediato, 235 Bairro: Cidade Jardim Cidade: Pindamonhangaba - SP


Carregar ppt "PROCESSOS DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA E CIDADANIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google