A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAÇÕES INDIRETAS OU PROFUNDAS:São fundações que tem o comprimento vezes maiores que a seção, podendo ser estacas ou tubulões como segue: 1.Estacas manuais,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAÇÕES INDIRETAS OU PROFUNDAS:São fundações que tem o comprimento vezes maiores que a seção, podendo ser estacas ou tubulões como segue: 1.Estacas manuais,"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAÇÕES INDIRETAS OU PROFUNDAS:São fundações que tem o comprimento vezes maiores que a seção, podendo ser estacas ou tubulões como segue: 1.Estacas manuais, escavadas por perfuratriz ou bate estacas. 2.Estacas pré-moldadas de madeira, de concreto ou metálicas. 3.Tubulões a céu aberto ou pneumático. ESTACAS:São elementos estruturais destinados a transmitir as cargas da estrutura para as camadas profundas do terreno. Duas são as razões para seu uso, técnicas e econômicas. Quando a taxa de carga admissível do terreno for inferior ao carregamento transmitido pela estrutura e quando a fundação rasa ficar sujeita a recalque incompatível com a estrutura a ser construída. Normalmente trabalham a compressão, com excessão das estacas prancha que trabalham a flexão.

2 ESTACAS PRÉ-MOLDADAS: Podem ser de concreto, madeira ou aço, as mais utilizadas são as de concreto armado, podendo ser protendidas ou não. ESTACAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO ARMADO: São peças de concreto armado, fabricadas no próprio canteiro ou em indústrias especializadas, cravadas por meio de bate- estacas, após a cura cdo concreto. As armaduras destas estacas são dimensionadas não só para as cargas que irão absorver mas, principalmente para absorver os esforços decorrentes do transporte e içamento para cravação. Vários são os sistemas de fabricação, podendo ser vibradas ou centrifugadas, podem ter armadura convencional ou protendidas. Podem ser de seção quadrada ou circular e com comprimentos que podem atingir até 14,00m. Para estacas mais profundas usam-se emendas metálicas, tipo luva. Na cravação a cabeça da estaca tem que ser revestida com um capacete de aço e apoiada sobre madeira para evitar a ruptura da cabeça das estacas.

3 BATE-ESTACAS

4

5

6

7

8

9

10 IÇAMENTO DAS ESTACAS : É importante seguir as recomendações de norma e dos fabricantes no momento do içamento das estacas para evitar a fissuração ou até a ruptura da estaca. Recomenda-se içar a estaca a 0,3L da cabeça da estaca, sendo L o comprimento da mesma. Em caso de estacas muito longas o içamento dedve ser feito por dois pontos de modo que os momentos positivos sejam iguais aos momentos negativos (2 partes no meio e uma em cada ponta). Cuidados especiais devem ser dispensados quando as estacas são cravadas em ambientes com águas agerssivas. A água penetrando através do concreto corroe as armaduras, elas aumentas de volume e irrompem através do concreto podendo comprometer a estrutura. NEGA DE ESTACAS: Recalque máximo sofrido para um determinado número de golpes para um determinado martelo e para uma altura específica de queda. Estes conceitos podem ser aplicados para estacas de concreto, de madeira ou aço, cada um com suas características próprias.

11 NEGA DE ESTACAS Fórmula dos holandeses: R = P².h / [(P + p).s], onde: R = resistência oferecida pelo solo à penetração da estaca; P = peso do pilão; p = peso da estaca; h = altura de queda do pilão; s = nega da estaca. Dados: R = kN P = 40 kN p = 60 kN h = 1m Substituindo os dados na fórmula achamos: s = 0,00133 m (para um golpe) s = 0,0133 m = 1,33 cm (para dez golpes)

12 criatividade bate estaca humano.mp4

13 TUBULÕES : Podem ser construídos a céu aberto ou pneumáticos. São estruturas de fundação dimensionadas levando-se em conta o atrito de ponta da estrutura sobre o solo da base, diferentemente das estacas onde as cargas da estrutura são absorvidas e distribuídas pelo atrito lateral das paredes da estaca com o solo. A CÉU ABERTO: Podem ser executados em terrenos suficientemente coesivos e com sua base acima do nível do lençol freático, dispensando-se escoramentos nas seções circulares. O fuste pode ser aberto manualmente ou mecanicamente e a base é alardgada manualmente, sendo assim, seu diâmetro mínimo é de 70cm, podendo chegar a 1,40 ou 1,50m. Podem ser armados só no topo quando trabalham só à compressão ou armados até o fundo no caso de trabalho a tração. Usados sempre para grandes cargas sendo estas as referências para o dimensionamento do fuste, estas e a resistência do solo na altura da base vai determinar a área da base. As armaduras nunca comtemplam as bases, sendo assim, os ângulos de abertura para o alargamento da base não devem ultrapassar os 30º, logicamente, podendo variar em função da coesão do solo onde a base será construída, daí a importância da sondagem prévia do solo pra orientar o projetista de fundações.

14 TUBULÃO A CÉU ABERTO

15

16

17

18

19

20

21 TUBULÃO ACA 06.MPG

22 TUBULÕES TIPO CHICAGO : O poço é aberto até certa profundidade e depois é escorado com pranchas de madeira que são mantidas na posição por meio de anéis metálicos. A operação se repetesucessivamente até atingir o nível da base, estando concluída, procede-se a concretagem. TUBULÃO TIPO GOW: Após a cravação de um tubo metálico de 200mm de diâmetro, escava-se o seu interior, crava-se por dentro deste um tubo de diâmetro menor, escava-se por dentro deste e assim sucessivamente até atingir o nível da base. Os tubos são recuperados à medida que a concretagem progride. A principal vantage deste sistema é que é possível atravessar uma camada de areia abaixo do nível da água, desde que exista uma camada mais resistente abaixo onde a base possa ser apoiada.

23 TUBULÃO PNEUMÁTICO: Para terrenos onde há muita água, tornam-se inviáveis todos os tipos de fundação citados anteriormente. São usadas, para este caso, estacas de tubulões pneumáticos. Consiste no uso de ar comprimido após a cravação do tubo antes da escavação de seu interior. A finalidade do ar comprimido é a de manter a água afastada através do aumento da pressão no interior do tubo. O trabalho é de extrema responsabilidade e de muito risco. O conjunto transforma-se em um sistema fechado, cujas portas, para entrada e saída de material, são abertas e fechadas de acordo com um código “Morse”, convencional, para evitar a perda da pressão. A descompressão é feita, gradativamente, após a conclusão da concretagem da estaca.

24 TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

25

26

27

28


Carregar ppt "FUNDAÇÕES INDIRETAS OU PROFUNDAS:São fundações que tem o comprimento vezes maiores que a seção, podendo ser estacas ou tubulões como segue: 1.Estacas manuais,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google