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Assunto: Correção dos exercícios (Capítulo 12)

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Apresentação em tema: "Assunto: Correção dos exercícios (Capítulo 12)"— Transcrição da apresentação:

1 Assunto: Correção dos exercícios (Capítulo 12)
Aula 12 Data:17/03/08 Assunto: Correção dos exercícios (Capítulo 12) Professora Cristiane

2 Trabalhando as idéias do capítulo
1) O guepardo é capaz de alcançar a velocidade de 72 Km/h em 2s. Qual a aceleração do guepardo em m/s2? Antes de calcular o valor da aceleração, devemos mudar a unidade da velocidade para m/s. Pois assim, acharemos a aceleração em m/s2. Guepardo: V = 72 Km/h 72 ÷ 3,6 = 20 m/s Logo, V = 72 Km/h = 20 m/s Dados: Vi = 0 m/s Vf = 20 m/s T = 2s a = ΔV = Δt 20 – 0 = 10 2 a = 10 m/s2

3 Trabalhando as idéias do capítulo
2) Um foguete espacial pode atingir 600m/s depois de 20s do lançamento. Qual a aceleração média do foguete? Dados: Vi = 0 m/s Vf = 600 m/s T = 20s a = ΔV = Δt 600 – 0 = 30 20 a = 30 m/s2

4 Trabalhando as idéias do capítulo
3) Uma motocicleta que vinha a 20m/s levou 10s para parar. Calcule a aceleração. Dados: Vi = 20 m/s Vf = 0 m/s T = 10s a = ΔV = Δt 0 – 20 = - 2 10 a = - 2 m/s2

5 Trabalhando as idéias do capítulo
4) Um carro teve de reduzir sua velocidade de 20m/s a 14m/s para passar por um radar eletrônico. O tempo total gasto nesta redução foi de 2 s. Qual a aceleração do carro? Dados: Vi = 20 m/s Vf = 14 m/s T = 2s a = - 3 m/s2 a = ΔV = Δt 14 – 20 = - 6 = - 3

6 Trabalhando as idéias do capítulo
7) Um garoto está andando de bicicleta com uma aceleração de 0,5m/s2. Isto significa que ele anda 0,5m em cada segundo? Justifique sua resposta. Não. Se o garoto tem uma aceleração de 0,5m/s2, isto significa que sua velocidade aumenta de 0,5m/s a cada segundo que passa.

7 Trabalhando as idéias do capítulo
8) Se desprezarmos a resistência do ar, um corpo mais pesado cai mais rapidamente que um corpo mais leve? Quando se despreza a resistência do ar os dois corpos caem juntos. Lembrando que isto ocorre se os corpos forem soltos de uma mesma altura.

8 Trabalhando as idéias do capítulo
9) Se soltarmos ao mesmo tempo uma folha de papel aberta e outra do mesmo tamanho mas amassada em forma de bolinha,a bolinha cairá mais rápido. a) Explique por que isso acontece. A folha aberta tem maior contato com o ar, logo sofre maior resistência. Isto dificulta o seu movimento; aumentando assim o tempo de queda. b) E o que acontece se ambas forem soltas em um tubo de vácuo? Explique. Dentro de um tubo com vácuo dois corpos soltos de uma mesma altura, independe das massas, caem juntos.

9 Trabalhando as idéias do capítulo
10) Quanto tempo um corpo, solto em queda livre, leva para atingir a velocidade de 20m/s?(Considere g = 10m/s2.) Ti=0s Vi= 0m/s Sabendo que a aceleração do corpo é de 10m/s2, a cada 1 segundo a sua velocidade aumenta de 10m/s. Sendo assim ao passar dois segundos sua velocidade será 20m/s. T=1s V= 10m/s T=2s V= 20m/s

10 Trabalhando as idéias do capítulo
11) Uma bolinha de borracha caiu do alto de um edifício e atingiu o solo após 5s. Considere que a bolinha estava em queda livre e que a aceleração é de 10m/s2. Qual a velocidade da bolinha ao chegar ao solo? (Não leve em conta a resistência do ar.) Ti = 0s Vi= 0m/s T = 1s V = 10m/s Sabendo que a aceleração da bolinha é de 10m/s2, a cada 1 segundo a sua velocidade aumenta de 10m/s. Sendo assim ao passar 5 segundos a sua velocidade será 50m/s. T = 2s V = 20m/s T = 3s V = 30m/s T = 4s V = 40m/s T = 5s V = 50m/s

11 Trabalhando as idéias do capítulo
13) No início da corrida, um cavalo vinha a 15m/s. Quatro segundos depois, sua velocidade era de 23m/s. Qual a aceleração média do cavalo nesse mesmo período? 15 m/s 23 m/s Dados: Vi = 15 m/s Vf = 23 m/s T = 4s a = ΔV = Δt = 8 = 2 a = 2 m/s2

12 Para Casa Observação: Cole a folha no caderno
Fazer os exercícios de revisão para o simulado no caderno. Observação: Cole a folha no caderno E que a Física acompanhe todos vocês! Ótimo feriado e até segunda-feira Abraços!


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