A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental O fato de que transtornos de ansiedade, estresse e outros mal-estares psicológicas se tenham convertido na primeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental O fato de que transtornos de ansiedade, estresse e outros mal-estares psicológicas se tenham convertido na primeira."— Transcrição da apresentação:

1 10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental O fato de que transtornos de ansiedade, estresse e outros mal-estares psicológicas se tenham convertido na primeira causa de baixa trabalhista, deixa poucas dúvidas a respeito de sua crescente importância. As doenças e mal-estares relacionados com a saúde mental são enormemente heterogêneos e afetam a todos os setores sociais e biológicos da sociedade

2 A depressão, entendida como estado de ânimo caracterizado por uma tristeza profunda e sem motivo, produz uma de cada quatro consultas médicas e doenças relacionadas com o álcool, e afetam de cinco a dez por cento a população mundial. Além disso, é o causador de muitas baixas trabalhistas.depressão Depressão A Organização Mundial da Saúde (OMS)Organização Mundial da Saúde Em 2020 A depressão será a segunda causa de incapacidade no mundo, aumentando as chances de sofrer (enfartes, insuficiência coronária, acidente vascular cerebral).

3 Além da diminuição do humor, caracterizada pela tristeza e desânimo, contam-se também a perda de interesse e prazer e uma diminuição da energia, com fadiga e lentificação. Outros sintomas frequentes são: A diminuição da auto-estima, Do desejo sexual, As ideias de culpa exageradas e o pessimismo. O doente passa, ainda, por uma diminuição da concentração e memória, por alterações do apetite e do peso, bem como por alterações do sono.

4 Exercício Físico e Saúde Mental Que a atividade física auxilia na saúde mental, isso já é conhecido de longa data. “Mente sã em corpo são" (mens sana in corpore sano) Esta frase exprime bem essa relação, significando o quanto os exercícios físicos nos levam a uma mente saudável. Pessoas sedentárias ficam deprimidas e adquirem estresse com mais facilidade.

5 Ao realizarmos exercícios, aumenta a quantidade de hormônios circulantes no organismo, os quais aumentam o metabolismo e fazem nosso corpo "trabalhar" em um ritmo mais intenso, deixando-o "treinado" para outros momentos em que necessitemos desse preparo físico. Hoje, é sabido que o simples fato de caminhar libera endorfina, substância essa que, entre outras coisas, diminui a sensação da dor.

6 Portanto, exercícios físicos freqüentes ajudam tanto a prevenir reações depressivas de humor, como a melhorar os sintomas de humor depressivos já existentes. O ideal é exercício ao ar livre, como caminhadas vigorosas pelo menos 3 vezes por semana, junto à Natureza, no mínimo 30 minutos cada vez. Não espere estar animado para caminhar. Caminhe para ficar animado e ter humor alegre.


Carregar ppt "10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental O fato de que transtornos de ansiedade, estresse e outros mal-estares psicológicas se tenham convertido na primeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google