A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gutação ou sudação. 1. Hidatódios Gutação ou sudação ocorre quando a planta perde água no estado líquido; Não é observada em todas as plantas, mas sim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gutação ou sudação. 1. Hidatódios Gutação ou sudação ocorre quando a planta perde água no estado líquido; Não é observada em todas as plantas, mas sim."— Transcrição da apresentação:

1 Gutação ou sudação

2 1. Hidatódios Gutação ou sudação ocorre quando a planta perde água no estado líquido; Não é observada em todas as plantas, mas sim em plantas que apresentam hidatódios, que lembram o funcionamento dos estômatos; Estruturas que se localizam nas bordas das folhas, junto a porção terminal dos vasos lenhosos, condutores da seiva bruta.

3 Os hidatódios são classificados em dois tipos: A)hidatódio epidermal: consta de uma única célula epidérmica, que excreta água; B) hidatódio epitemal ou estômato aquífero: são os mais frequentes. Constam de duas células estomáticas rígidas que delimitam um poro sempre aberto. A câmara estomática é preenchida por parênquima aquífero= epitema/tecido

4 2. O mecanismo de gutação A gutação ocorre quando a folha está saturada de água e a atmosfera que a envolve apresenta umidade relativa muito alta. Ex: folhas do morangueiro nas madrugadas frias e úmidas. As gotas de água que brotam da folha por gutação, não são constituídas de água pura: contém sais minerais dissolvidos.

5 Gutação não pode ser confundida com orvalho, que é a condensação de vapores de ar da atmosfera sobre a superfície foliar. Temperaturas muito baixas podem provocar congelamento dos vapores de água da atmosfera, constituindo a geada. A sudação cessa ou é lenta quando as raízes das plantas são mergulhadas em água destilada com ou sem aeração; A sudação é lenta quando as raízes são mergulhadas em solução aquosa sem aeração; A sudação é ativa quando as raízes são mergulhadas em solução aquosa com aeração. Conclusão:a sudação está relacionada com absorção de sais e também com o aumento de sais no interior do xilema.

6 A absorção ativa e contínua de sais, cria no xilema, concentrações elevadas. Isso cria a pressão de raiz. Sabendo que a transpiração está prejudicada o excesso de água sai pelos hidatódios. Quando o caule é cortado próximo ao solo elimina água = exsudação.

7 Ausência de transpiração

8 orvalho gutação


Carregar ppt "Gutação ou sudação. 1. Hidatódios Gutação ou sudação ocorre quando a planta perde água no estado líquido; Não é observada em todas as plantas, mas sim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google