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30Th Conferencia Latinoamericana de Informatica Carreras de Pre-Grado en Computación Perfiles Profesionales Daltro José Nunes (Brasil) Charla Plenaria.

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1 30Th Conferencia Latinoamericana de Informatica Carreras de Pre-Grado en Computación Perfiles Profesionales Daltro José Nunes (Brasil) Charla Plenaria 2

2 Ciência da Computação Se os computadores fossem uma inutilidade, não existiria Ciência da Computação Se os computadores fossem uma inutilidade, não existiria Ciência da Computação Tudo que se pesquisa visa a solução de problemas com vistas a sua aplicação Tudo que se pesquisa visa a solução de problemas com vistas a sua aplicação A computação é uma ciência meio (e não fim) A computação é uma ciência meio (e não fim) Ciência da Computação é, portanto, uma ciência aplicada Ciência da Computação é, portanto, uma ciência aplicada

3 Níveis de abstração

4 Denominação: Informática ou Computação? Países de língua inglesa: Computação (Computer Science) Países de língua inglesa: Computação (Computer Science) Outros países: variam entre Computação e Informática (França, Alemanha etc) Outros países: variam entre Computação e Informática (França, Alemanha etc) No Brasil usa-se as duas denominações com diferentes semânticas No Brasil usa-se as duas denominações com diferentes semânticas

5 Nas Universidades Brasileiras, oficialmente, do ponto de vista da formação de recursos humanos Computação: Está relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico da computação Computação: Está relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico da computação Informática: Está relacionada às aplicações das tecnologias da computação. A Informática, como verbo (informatizar) mostra bem isso: Informatizar uma Organização (seria esquisito dizer "computar uma organização"). Informática: Está relacionada às aplicações das tecnologias da computação. A Informática, como verbo (informatizar) mostra bem isso: Informatizar uma Organização (seria esquisito dizer "computar uma organização").

6 Do ponto de vista da formação de recursos humanos: tipos de cursos Profissionalizantes: Voltados para executar funções do mercado de trabalho (aplicar, usar ferramentas) Profissionalizantes: Voltados para executar funções do mercado de trabalho (aplicar, usar ferramentas) Acadêmicos: Voltados para desenvolver novas tecnologias (construir ferramentas) Acadêmicos: Voltados para desenvolver novas tecnologias (construir ferramentas) Conseqüências Conseqüências Mudar o estado do mercado de trabalho Mudar o estado do mercado de trabalho Criar novas funções do mercado de trabalho Criar novas funções do mercado de trabalho

7 Características dos cursos profissionalizantes São cursos de curta duração (2-3 anos); São cursos de curta duração (2-3 anos); São cursos voltados para o uso eficiente de ferramentas (tecnologias da computação); São cursos voltados para o uso eficiente de ferramentas (tecnologias da computação); São cursos em que a formação básica deve ser o suficiente para que os profissionais possam tirar o máximo proveito do uso das ferramentas; São cursos em que a formação básica deve ser o suficiente para que os profissionais possam tirar o máximo proveito do uso das ferramentas; São cursos com denominações coerentes com as funções que os profissionais vão exercer no mercado de trabalho; São cursos com denominações coerentes com as funções que os profissionais vão exercer no mercado de trabalho;

8 Características dos cursos profissionalizantes São cursos em que há demanda comprovada pelas ofertas de emprego nos meios de comunicação (jornais); São cursos em que há demanda comprovada pelas ofertas de emprego nos meios de comunicação (jornais); São cursos com intensa atividade prática (laboratórios); São cursos com intensa atividade prática (laboratórios); São cursos onde o estágio profissional é importante; São cursos onde o estágio profissional é importante; São cursos que podem ser oferecidos tanto no turno diurno como noturno; São cursos que podem ser oferecidos tanto no turno diurno como noturno; São cursos em que seus egressos devem sofrer "reciclagens" com vistas a introdução no mercado de novas tecnologias. São cursos em que seus egressos devem sofrer "reciclagens" com vistas a introdução no mercado de novas tecnologias.

9 Características dos cursos profissionalizantes Exemplos: Exemplos: Curso Profissionalizante em Administrador de Redes de Computadores Curso Profissionalizante em Administrador de Redes de Computadores Curso Profissionalizante em Administrador de Banco de Dados Curso Profissionalizante em Administrador de Banco de Dados Curso Profissionalizante em Desenvolvimento de Software, etc. Curso Profissionalizante em Desenvolvimento de Software, etc.

10 Características dos cursos acadêmicos São cursos de longa duração (4-5 anos); São cursos de longa duração (4-5 anos); São cursos cujos currículos possuem uma base teórica profunda em computação; São cursos cujos currículos possuem uma base teórica profunda em computação; São cursos nos quais os alunos têm uma intensa atividade de estudos e exercícios extra-classe (tempo integral); São cursos nos quais os alunos têm uma intensa atividade de estudos e exercícios extra-classe (tempo integral); São cursos de formação tecnológica que visam o desenvolvimento tecnológico e, portanto, pretendem ou devem estar cercados por um ambiente industrial/empresarial de computação; São cursos de formação tecnológica que visam o desenvolvimento tecnológico e, portanto, pretendem ou devem estar cercados por um ambiente industrial/empresarial de computação;

11 Características dos cursos acadêmicos São cursos voltados não apenas para o mercado de trabalho imediato mas, principalmente, para alavancar/transformar o mercado de trabalho, através da produção/geração de novas tecnologias; São cursos voltados não apenas para o mercado de trabalho imediato mas, principalmente, para alavancar/transformar o mercado de trabalho, através da produção/geração de novas tecnologias; São cursos em que os alunos são instados a participar dos projetos de pesquisas dos professores na qualidade de alunos de iniciação científica; São cursos em que os alunos são instados a participar dos projetos de pesquisas dos professores na qualidade de alunos de iniciação científica; São cursos em que seus professores estão engajados efetivamente na pesquisa científica/tecnológica sendo, portanto, recomendável a inserção desses cursos em um ambiente de pós-graduação e/ou de pesquisa na área; São cursos em que seus professores estão engajados efetivamente na pesquisa científica/tecnológica sendo, portanto, recomendável a inserção desses cursos em um ambiente de pós-graduação e/ou de pesquisa na área;

12 Características dos cursos acadêmicos São cursos recomendados para incluírem nos seus currículos um Trabalho de Diplomação (Trabalho de Conclusão de Curso); São cursos recomendados para incluírem nos seus currículos um Trabalho de Diplomação (Trabalho de Conclusão de Curso); São cursos recomendados para serem oferecidos no turno diurno; São cursos recomendados para serem oferecidos no turno diurno; São cursos em que os melhores alunos devem ser estimulados a prosseguir estudos em nível de mestrado e doutorado; São cursos em que os melhores alunos devem ser estimulados a prosseguir estudos em nível de mestrado e doutorado; São cursos em que a formação complementar visa conhecer um domínio de aplicação, fora da área de computação, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias (ferramentas) para a solução dos problemas do domínio (música, educação, biologia, etc). São cursos em que a formação complementar visa conhecer um domínio de aplicação, fora da área de computação, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias (ferramentas) para a solução dos problemas do domínio (música, educação, biologia, etc).

13 Características dos cursos acadêmicos Exemplos: Exemplos: Curso de Ciência da Computação Curso de Ciência da Computação Curso de Engenharia de Computação Curso de Engenharia de Computação Curso de Sistemas de Informação Curso de Sistemas de Informação

14 Como projetar um curso profissionalizante? Detectadas as necessidades do mercado de trabalho: Detectadas as necessidades do mercado de trabalho: Escrever as Habilidades e Competências dos futuros profissionais Escrever as Habilidades e Competências dos futuros profissionais 1. Habilidades e Competências para fazer (o que sabem usar?) 2. Habilidades e Competências para resolver uma classe de problemas (que problemas?)

15 Formação Tecnológica (Ferramentas) Estrutura de um Curso Profissionalizante

16 Formação Tecnológica Estrutura de um Curso Profissionalizante Formação Básica

17 Formação Tecnológica Estrutura de um Curso Profissionalizante Formação Básica Formação Humanística

18 Estrutura de um Curso Profissionalizante Teoria Prática Formação Básica Formação Tecnológica Formação Humanística Ferram. de Banco de Dados

19 Estrutura de um Curso Profissionalizante Teoria Prática Formação Básica Formação Tecnológica Formação Humanística Ferram. de Banco de Dados Ferram. de Redes de Computadores

20 Estrutura de um Curso Profissionalizante Teoria Prática Formação Básica Formação Tecnológica Formação Humanística Ferram. de Banco de Dados Ferram. de Redes de Computadores Ferram. de Engenharia de Software

21 Estrutura de um Curso Profissionalizante Teoria Prática Formação Básica Formação Tecnológica Formação Humanística Ferram. de Banco de Dados Ferram. de Redes de Computadores Ferram. de Engenharia de Software Ferram. de Computação Gráfica Outras ferramentas

22 Estrutura de um Curso Profissionalizante Teoria Prática Formação Básica Formação Tecnológica Formação Humanística Ferram. de Banco de Dados Ferram. de Redes de Computadores Ferram. de Engenharia de Software Ferram. de Computação Gráfica Outras ferramentas Algoritmos Programação OO (?) Estrutura de Dados Ordenação e Pesquisa Organização de Arquivos Mod. de Ling. de Program. Progr. in the small (UML) Arquitetura de Computa dores

23 Estrutura de um Curso Profissionalizante Teoria Prática Formação Básica Formação Tecnológica Formação Humanística Ferram. de Banco de Dados Ferram. de Redes de Computadores Ferram. de Engenharia de Software Ferram. de Computação Gráfica Outras ferramentas Algoritmos Programação OO (?) Estrutura de Dados Ordenação e Pesquisa Organização de Arquivos Mod. de Ling. de Program. Progr. in the small (UML) Arquitetura MatemáticaNecessáriaMatemáticaNecessária

24 Estrutura de um Curso Profissionalizante Teoria Prática Formação Básica Formação Tecnológica Formação Humanística Ferram. de Banco de Dados Ferram. de Redes de Computadores Ferram. de Engenharia de Software Ferram. de Computação Gráfica Outras ferramentas Algoritmos Programação OO (?) Estrutura de Dados Ordenação e Pesquisa Organização de Arquivos Mod. de Ling. de Program. Progr. in the small (UML) Arquitetura MatemáticaNecessáriaMatemáticaNecessária Ética Sociologia História da Computação Empreendedorismo Filosofia…

25 Estrutura de um Curso Acadêmico Ciência da Computação CC) e Engenharia de Computação (EC)

26 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica

27 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica

28 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Form. Comple- mentar

29 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Form. Comple- mentar Form. Humanís- tica

30 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação

31 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos

32 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos Arquitetura de Computadores

33 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos Arquitetura de Computadores Banco de Dados

34 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos Arquitetura de Computadores Engenharia de Software Banco de Dados

35 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais, Redes de computadores e Sistemas Distribuídos Engenharia de Software Banco de Dados

36 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais, Redes de computadores e Sistemas Distribuídos Engenharia de Software Banco de Dados Compiladores

37 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais, Redes de computadores e Sistemas Distribuídos Engenharia de Software Banco de Dados Compiladores Inteligência Artificial

38 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais, Redes de computadores e Sistemas Distribuídos Engenharia de Software Banco de Dados Compiladores Inteligência Artificial Computação Gráfica e Processam. de Imagens

39 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais, Redes de computadores e Sistemas Distribuídos Engenharia de Software Banco de Dados Compiladores Inteligência Artificial Computação Gráfica e Processam. de Imagens Outras Tecnologias Sistemas Multimídia, Int. Homem-Máquina e Realidade Virtual

40 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais, Redes de computadores e Sistemas Distribuídos Engenharia de Software Banco de Dados Compiladores Inteligência Artificial Computação Gráfica e Processam. de Imagens Outras Tecnologias Sistemas Multimídia, Int. Homem-Máquina e Realidade Virtual Conhecime- nto de um domínio de aplicação

41 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais, Redes de computadores e Sistemas Distribuídos Engenharia de Software Banco de Dados Compiladores Inteligência Artificial Computação Gráfica e Processam. de Imagens Outras Tecnologias Sistemas Multimídia, Int. Homem-Máquina e Realidade Virtual Conhecime- nto de um domínio de aplicação Ética, Trab. Coop., Solidar.etc

42 Estrutura Curricular dos Cursos de Computação (CC, EC) Formação Básica Formação Tecnológica Formação Complementar Formação Humanística Programação Computação e Algoritmos Arquitetura de Computadores Sistemas Operacionais, Redes de computadores e Sistemas Distribuídos Engenharia de Software Banco de Dados Compiladores Inteligência Artificial Computação Gráfica e Processam. de Imagens Outras Tecnologias Sistemas Multimídia, Int. Homem-Máquina e Realidade Virtual Conhecime- nto de um domínio de aplicação Ética, Trab. Coop., Solidar.etc MatemáticaNecessáriaMatemáticaNecessária

43 Formação complementar Ciência da Computação: Ciência da Computação: Música Música Educação Educação Biologia Biologia Administração Administração …

44 Formação complementar Engenharia de Computação: Engenharia de Computação: Automação e Controle (exemplos) Automação e Controle (exemplos) Controle de Processos Contínuos Controle de Processos Contínuos Automação da Manufatura e Controle Discreto Automação da Manufatura e Controle Discreto Noções de Instrumentação Noções de Instrumentação Sistemas de Tempo Real Sistemas de Tempo Real Sistemas Industriais Críticos Sistemas Industriais Críticos Controle Distribuído Controle Distribuído Projeto de Sistemas Embutidos Projeto de Sistemas Embutidos Introdução à Robótica Introdução à Robótica Estudos de Casos Estudos de Casos

45 Curso de Sistemas de Informação Teoria Prática Formação Básica Formação Tecnológica Formação Humanística Ferram. de Banco de Dados Ferram. de Redes de Computadores Ferram. de Engenharia de Software Ferram. de Sistemas Distribuídos MatemáticaNecessáriaMatemáticaNecessária Ética Sociologia História da Computação Empreendedorismo Filosofia… Teoria Geral dos Sistemas Fundamentos de Sistemas de Informação Gestão da Informação Gestão da Tecnologia da Informação Segurança e Auditoria de Sistemas de Informação Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Informações Gerenciais Fundamentos de Estratégia Competitiva Análise Organizacional e de Processos Algoritmos Programação OO (?) Estrutura de Dados Ordenação e Pesquisa Organização de Arquivos Mod. de Ling. de Program. Progr. in the small (UML) Arquitetura Introdução à Contabilidade Fundamentos de Custos e Gestão Financeira Fundamentos de Marketing Fundamentos de Gestão de Pessoas Fundamentos de Operações e Logística Administração de Operações e SI Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Economia

46 Cursos de Curta Duração Cursos de Tecnologia (2-3 anos) Cursos Acadêmicos (4-5 anos) Tecnologia em Processamento de Dados Bacharelado em Informática Engenharia de Produção de Software Bacharelado em Processamento de Dados Bacharelado em Computação Bacharelado em Ciências em Informática Bacharelado em Análise de Sistemas Bachrelado em Ciências da/de Computação Tecnologia em Informática Licenciatura em Informática Engenharia de Informação Engenharia de Processamento de Dados Engenharia de Software Informática Biológica Situação Brasileira (antes de 1995)

47 Situação Brasileira Cursos Profissionalizantes (2-3 anos): Cursos Profissionalizantes (2-3 anos): Cursos de Tecnologia com inúmeras denominações Cursos de Tecnologia com inúmeras denominações Cursos Seqüenciais de Formação Específica Cursos Seqüenciais de Formação Específica Cursos Acadêmicos (4-5 anos): Cursos Acadêmicos (4-5 anos): Cursos de Ciência da Computação Cursos de Ciência da Computação Cursos de Engenharia de Computação Cursos de Engenharia de Computação Sistemas de Informacão Sistemas de Informacão Cursos de Licenciatura de Computação Cursos de Licenciatura de Computação

48 Situação Brasileira (2002)

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56 Referências Currículos da ACM (1991, 2001, 2004) Currículos da ACM (1991, 2001, 2004) Diretrizes Curriculares da área de Computação e Informática (http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz.shtm) Diretrizes Curriculares da área de Computação e Informática (http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz.shtm)http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz.shtm Currículo de Referência da SBC (http://www.sbc.org.br) Currículo de Referência da SBC (http://www.sbc.org.br)http://www.sbc.org.br


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