A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade

2 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Cronograma Trabalho "Preserva Manaus"

3 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 02/out Metodologia SEBRAE 03/out Trabalho - Metodologia SEBRAE 09/out Metodologia SEBRAE 10/out Trabalho – Metodologia SEBRAE 16/out Monitoria 1 17/out Monitoria 2 23/out Monitoria 3 24/out Feriado 30/out Monitoria 4 31/out Monitoria 5 06/nov Montagem da exposição 07/nov Exposição 13/nov Exposição 14/nov Exposição 20/nov Feriado 21/nov Apresentação dos trabalhos

4 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Roteiro Trabalho "Preserva Manaus"

5 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 1.Planejamento 2.Atribuição de Responsabilidades 3.Levantamento de Informações 4.Análise dos Dados 5.Elaboração do Trabalho 6.Discussão e Elaboração das Propostas 7.Preparação das Peças de Exposição 8.Preparação da Apresentação 9.Montagem e Acompanhamento da Exposição 10.Apresentação

6 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Informações: a.Legislação b.Levantamento da Situação Geral c.Pontos Críticos d.Órgão responsável e.ONGs que atuam na área f.Palavra dos responsáveis g.Palavra da comunidade h.Iniciativas de mitigação

7 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Complementos: a.Fotos b.Vídeos c.Objetos d.Estatísticas

8 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Temas e Grupos: 1.Poluição do Ar: Adenilson Araújo, David Munhoz, João Amorim, Nilton Carvalho, Marcilene Neves, Raphael Lions, Mikaely Alves. 2.Poluição das Águas: Conceição, Emer, Josy, Monalisa, Rodrigo, Zuleide e Raimundo. 3.Resíduos Sólidos e Dejetos: Débora, Lanilson, Mayara, Rubem, Jomara, Socorro e Patrícia.

9 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Temas e Grupos: 4. Poluição Sonora: Amanda, Eldia, Fabiane, José Roberto, Jonilson, Cleociene e Juliano. 5. Poluição Visual: Ana Karla, Billy Anderson, Mozart Pinheiro, Rita Ediane, Willians Souza, Benites, Sérgio e Rogério. 6. “Poluição Social (desigualdade)”- Daiana, Francidalva, Viviane, Maria Elcília, Rita Pereira, Sherry, Neurimar.

10 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Apresentação 21/11/2013 : Procurar um elemento de ligação entre todas as apresentações, uma vez que, serão todas realizadas no mesmo dia.

11 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Metodologia SEBRAE para implantação de Gestão Ambiental

12 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Desde a reunião do Clube de Roma, passando pela Conferência de Estocolmo (1987) e Rio (2 (1992) tem ficado a cada dia mais evidente a necessidade das empresas contemplarem, em seus processos produtivos, a questão de preservação do meio ambiente.

13 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Nesse mesmo período a International Organization for Standartization – ISO, desenvolveu inúmeros parâmetros relativos à qualidade, entre eles a Norma NBR ISO que discute e define as diretrizes para implantação de Sistemas de Gestão Ambiental – SGA eficientes.

14 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade A metodologia SEBRAE para implantação de Gestão Ambiental em micro e pequenas foi testada em organizações públicas e privadas tendo obtido êxito na maior parte dos casos.

15 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade A metodologia SEBRAE é dividida em 3 módulos:. Módulo I – Analisa os processos necessários para implementação de um SGA;. Módulo II – Analisa e interpreta a ISO NBR ; e. Módulo III – cuida da formação de auditores internos.

16 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade As atividades necessárias à implantação de um SGA demandam, normalmente, 12 meses de trabalho realizado de forma tranquila. Esse prazo pode ser reduzido ou ampliado de acordo com a situação encontrada. Essas atividades são divididas em 2 etapas. 1.Elaboração do Plano de Melhoria do Desempenho Ambiental – PMDA – Planejamento, transparência 1; 2.Implantação das ações do PMDA e dos demais requisitos da Norma – Transparência 2.

17 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Assim temos:

18 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade Assim temos:

19 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 1.Planejamento das Atividades Reunião entre a alta direção e a equipe para definição da estrutura necessária, as responsabilidades, o cronograma de implantação e a data/meta para a certificação.

20 Carlos Freire Gestão da Qualidade

21 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 1.Oficinas Não se deve esquecer que o processo de implantação da ISO assemelha-se a consertar um avião com ele no ar, ou seja, a empresa não pode parar. Assim, alguns cuidados devem ser tomados para o estabelecimento do cronograma das oficinas.

22 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 1.Oficinas As reuniões devem ser de no máximo 2 horas e devem acontecer 3 vezes por semana, impactando ao mínimo as atividades normais dos participantes. Devem ser, em função disso, extremamente objetivas e direcionadas. Deve-se priorizar ao máximo a assiduidade de todos. As reuniões são um compromisso assumido.

23 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 1.Oficinas a.Oficina 1 – Política e Planejamento A equipe se reúne para discutir:. conceitos básicos da Gestão Ambiental;. Política Ambiental a ser implantada;. Levantamento e avaliação dos aspectos e impactos ambientais;. Ações mitigadoras dos impactos ambientais mais importantes.

24 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 1.Oficinas a.Oficina 1 – Política e Planejamento Resultado dessa oficina é o PMDA da empresa. A direção deve participar principlamente das reuniões em que serão definidas a Política Ambiental e as ações mitigadoras dos impactos.

25 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 1.Oficinas a.Oficina 3 – Formação de Auditores Ambientais Internos Consiste do treinamento necessário à formação de Auditores Ambientais Internos. Tais auditores serão responsáveis por dar suporte à evolução do SGA. Deve ser dado por instrutor especializado, formado em Auditoria Ambiental, for a do ambiente de trabalho, em um período de 3 dias ( 24 horas), abrangendo algo em torno de 15% do total de empregados.

26 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 1.Oficinas a.Oficina 2 – Normas ISO série e Documentação São reuniões da equipe para discutir os demais itens da ISO que se referem à implantação, operação, verificação e ações corretivas, assim como da definição dos documentos normativos, formatos, controles e outros.

27 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 1.Oficinas a.Oficina 3 – Formação de Auditores Abientais Internos Consiste no treinamento dos empregados que serão os Auditores Ambientais Internos e darão suporte à implantação do SGA. Deve ser dado por Auditor Ambiental especializado, for a da empresa, num período de 3 dias (24 horas) a algo em torno de 15% dos empregados da empresa.

28 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 2. Implementação É o início das atividades para implantação do PMDA e demais exigências da NBR ISO Consiste do trabalho da equipe em: executar as tarefas, acompanhar, monitorar e avaliar os resultados.

29 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 2. Implementação a.Lançamento do Programa Evento que reúne todos os empregados para o lançamento do Programa de Implantação do SGA. Nesse evento é realizada a divulgação da Política Ambiental adotada e quando todos a compreenderão e saberão como colaborar. Deve ser um evento contagiante, vibrante, pode haver um palestrante de for a ou exibição de um vídeo.

30 Carlos Freire Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade 2. Implementação a.Lançamento do Programa Pode-se aproveitar a ocasião em que todos estão reunidos e já lançar o Programa de Coleta Seletiva ou do Programa de Redução do Desperdício ou ainda do Programa dos 5 S. É muito importante que seja um evento marcante, capaz de cooptar o conjunto dos empregados para as propostas apresentadas.


Carregar ppt "Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google