A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ondas e lentes Física. Uma onda é um movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Ex: Quando joga-se uma pedra em um lago.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ondas e lentes Física. Uma onda é um movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Ex: Quando joga-se uma pedra em um lago."— Transcrição da apresentação:

1 Ondas e lentes Física

2 Uma onda é um movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Ex: Quando joga-se uma pedra em um lago.

3 Também existem ondas que não podemos observar, como as ondas de rádio, de televisão, ultra-violeta e microondas.

4 Além destas, existem alguns tipos de ondas que conhecemos bem, mas que não identificamos normalmente, como a luz e o som.

5 Tipos de onda Transversal Ex: Onda da corda Longitudinal Ex: Som Unidimensionais: se propagam em apenas uma direção, como as ondas em cordas e molas esticadas; Bidimensionais: se propagam por uma superfície, como as água em um lago quando se joga uma pedra; Tridimensionais: são capazes de se propagar em todas as dimensões, como a luz e o som.

6 A = amplitude da onda. Comprimento da onda: distância entre duas cristas ou dois vales ( λ ).

7 Período da onda (T): tempo relacionado à passagem de 1 onda completa. Frequência da onda (f): número de ondas por intervalo de tempo. O período e a frequência são relacionados por:

8 Unidades de medida

9 Equação fundamental da Ondulatória v = λ. f v – velocidade λ – comp. onda f – frequência

10 Questão 1 Qual a frequência de ondas, se a velocidade desta onde é de 195m/s, e o seu comprimento de onda é de 1cm? 1cm=0,01m

11 Questão 2 (VUNESP 2005) Uma pequena esfera suspensa por uma mola executa movimento harmônico simples na direção vertical. Sempre que o comprimento da mola é máximo, a esfera toca levemente a superfície de um líquido em um grande recipiente, gerando uma onda que se propaga com velocidade de 20 cm/s. Se a distância entre as cristas da onda for 5,0cm, a frequência de oscilação da esfera será:

12 Questão 3 O fenômeno físico que caracteriza uma onda é? a) o transporte de energia. b) o transporte de matéria c) o transporte de energia e matéria d) o transporte de intervalos de tempo e) o transporte de fontes de luz

13 Questão 4 Ao dobrarmos a frequência com que vibra uma fonte de ondas produzidas na água, numa experiência com ondas de água em um tanque: a) dobra o período b) dobra a velocidade de propagação da onda. c) o período não se altera d) a velocidade de propagação da onda se reduz à metade e) o comprimento de onda se reduz à metade

14 Questão 5 (UFPA) Uma onda tem frequência de 10 Hz e se propaga com velocidade de 400 m/s. então, seu comprimento de onda vale, em metros. a) 0,04 b) 0,4 c) 4 d) 40 e) 400

15 Lentes LenteDelgadaEspessa Convergenten L > n m n L < n m Divergenten L < n m n L > n m

16 Vergência Dada uma lente esférica em determinado meio, chamamos vergência da lente (V) a unidade caracterizada como o inverso da distância focal, ou seja: A unidade utilizada para caracterizar a vergência no Sistema Internacional de Medidas é a dioptria, simbolozado por di. Uma unidade equivalente a dioptria, muito conhecida por quem usa óculos, é o "Grau". 1di = 1grau

17 RIM

18 Questão 6

19 Questão 7

20 Questão 8


Carregar ppt "Ondas e lentes Física. Uma onda é um movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Ex: Quando joga-se uma pedra em um lago."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google