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Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.

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2 Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional de maneira integrada.

3 Sistema Integrado-Desafio Efetivar a gestão da Educação Profissional, com o uso de um conjunto de ferramentas de sistemas, que permitam um fluxo de informações de maneira integrada e coordenada entre os diferentes agentes:  Professores  Entidades de Ensino  Alunos  Órgãos Competentes Escolas Públicas, Privadas, Associações, Institutos, Fundações, Mantenedoras, etc. Delegacias de Ensino, Secretarias Municipais e Estaduais, SEMTEC, INEP, etc.

4 Sistema Integrado-Necessidades envolver os diferentes agentes na discussão dos caminhos a serem percorridos, criar projetos que detalhem as obrigações de cada umas das partes no processo, Implementar um conjunto de sistemas que serão o Pilar da Gestão da Educação Profissional.

5 Metas Ter um quadro geral da Educação Profissional no Brasil, que: Forneça subsídios às ações do governo em todas as esferas administrativas Ajude aos alunos, na busca de informações sobre escolas, cursos reconhecidos, etc. Auxilie às escolas na gestão escolar Auxilie às escolas no relacionamento com os órgãos competentes

6 Requisitos Dotar as escolas de sistemas informatizados Dotar as secretarias estaduais encarregadas da gestão da Educação Profissional de interfaces com os sistemas das escolas e do MEC Dotar o MEC de sistemas Administrativos e Gerenciais integrados aos demais agentes

7 Situação Atual No MEC Informatização incipiente em relação à Educação Profissional Foi priorizado a gestão do projeto Nos Órgãos Competentes Não existem interfaces com o MEC É priorizada a questão administrativa-financeira Nas Entidades de Ensino Não possuem equipamentos, em sua maioria Sistemas proprietários não integrados Resistência silenciosa à informatização

8 Situação Atual Não existem softwares que atendam a totalidade das necessidades para a Gestão da Educação Profissional Algumas soluções para a gestão escolar SIE – Sistema de Informações para o Ensino FATEC/UNIV. SANTA MARIA–RS SGA – Sistema de Gestão Acadêmica – JMB Tecnologia da Informação/CEFET-SP SAGU – Sistema Aberto de Gestão Unificada – UNIVATES–RS

9 O que desenvolver? Sistema de Informações da Educação Profissional Cadastro Nacional de Entidades Cadastro Nacional de Cursos Registro de Diplomas Censo Escolar Observatório de Informações sobre o Mercado de Trabalho

10 O que desenvolver? Sistema de Gestão Escolar Matriculas (Cadastro de alunos) Cursos (Professores, matriz curricular) Fechamento de Notas/Emissão de Certificados Biblioteca (Acervo, empréstimos, devoluções, etc.) Patrimônio (equipamentos, bens móveis) Planejamento (Pedido de Aquisição, licitações, empenhos, recebimento do material, etc.) Projetos (controle dos projetos das escolas) Recursos Humanos

11 O que desenvolver? SIG das Informações da Educação Profissional Interface com outras bases de dados Atualização do DataMart Processamento de Consultas Exportação de Resultados

12 O que desenvolver? SIG da Gestão Escolar Atualização do DataMart Processamento de Consultas Exportação de Resultados

13 Premissas dos Sistemas Atender às diferentes entidades de educação Atender às diferentes esferas do governo Permitir a integração dos dados entre todos os envolvidos Funcionar em diferentes plataformas Ser maleável ao desnível tecnológico existente entre os envolvidos Não é possível ter um sistema único para todos Não é possível ter uniformidade de ambiente de TI

14 Estratégia Alternativas para o Desenvolvimento: Desenvolvimento Interno Desenvolvimento Terceirizado Desenvolvimento de Software Livre Compra de Pacotes Alternativas para as Ferramentas Software Proprietário Software Livre

15 Recomendação Definir plataforma de software livre Optar pelo desenvolvimento terceirizado Implantar certificação digital Disponibilizar os sistemas como software livre Fazer levantamento das necessidades e sistemas existentes Avaliar custos de integração x desenvolvimento Elaborar cronograma Contratar empresas Treinar/implantar/acompanhar

16 Rede de Comunicação de Dados: Internet, Renpac, WAN, Internet, Renpac, WAN, LAN, VPN, etc. Alunos Microcomputador Servidor Central MEC/SEMTEC Base de Dados Instituição de Ensino Servidor local Base de Dados Orgãos Competentes Servidor Departamental Base de Dados

17 Getulioferreira@mec.gov.br Cristianbarros@mec.gov.br


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