A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guardar o Sábado como memorial da Criação. Observar o Sábado como memorial da Redenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guardar o Sábado como memorial da Criação. Observar o Sábado como memorial da Redenção."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5 Guardar o Sábado como memorial da Criação.
Observar o Sábado como memorial da Redenção.

6 Guardar o Sábado como memorial da Criação
1º PASSO Guardar o Sábado como memorial da Criação

7 O Sábado é, primeiramente, o Memorial da Criação da Terra por Deus
O Sábado é, primeiramente, o Memorial da Criação da Terra por Deus. De facto, Deus disse “Lembra-te do dia de Sábado…” precisamente porque desejava que esse dia fosse um Memorial do seu poder criador. Note-se que a palavra “lembra-te” e a palavra “Memorial” em Hebraico partilham a mesma raiz triliteral (zkr). Deus queria que o Sábado viesse lembrar ao homem, cada semana, que Ele não é o produto do acaso ou da necessidade de um suposto processo evolutivo, mas é a obra de um Criador Todo-Poderoso que merece ser adorado e honrado.

8 Deus começou por “descansar” no sétimo dia, dando assim o exemplo que deveria ser seguido pela Humanidade criada no sexto dia. Depois, Deus “abençoou” o sétimo dia, fazendo com que esse dia fosse fonte de bênçãos físicas e espirituais para o Homem. Finalmente, Deus “santificou” o sétimo dia, pondo-o de parte para uso santo. Assim, por estes três actos fundadores, Deus fez do Sábado um Santuário no Tempo.

9 Como Santuário no Tempo (e não no Espaço), o Sábado pode ser empregue como suporte da adoração por toda a Humanidade espalhada pela superfície espacial da Terra. Todas as semanas este “Santuário no Tempo” chega a cada homem e mulher, estejam eles onde estiverem no espaço do globo terrestre. Cada sétimo dia da semana, nós entramos no “espaço-tempo” deste Santuário que o próprio Deus erigiu para Sua adoração.

10 Observar o sábado como Memorial da Redenção
2º PASSO Observar o sábado como Memorial da Redenção

11 Quando comparamos a redacção do quarto mandamento em Êxodo 20:11 com a redacção em Deuteronómio 5:15, descobrimos que o Sábado não é apenas o Memorial da Criação, mas também o Memorial da Redenção do povo de Deus. Esta Redenção é tipificada pela libertação de Israel da terra da escravidão e do sofrimento. Mas ela foi efectuada em anti-tipo pela Redenção da Humanidade realizada através do sacrifício de Jesus. Assim, Paulo lembra-nos que cada ser humano que aceita Jesus como seu Redentor é liberto da escravidão e do sofrimento do pecado (Rom. 6:16-23).

12 Portanto, o Sábado comemora também esta Redenção da Humanidade por Jesus. O que não admira, pois Jesus – o Verbo – não foi apenas a Causa divina da Redenção da Humanidade, mas foi também a Causa divina da Criação (Sal. 33:6, 9; João 1:1-3). Ele descansou no sétimo dia da Criação (Gén. 2:2; cf. João 1:1-3) e descansou também da sua obra de Redenção da Humanidade ao permanecer no túmulo durante todo o dia de Sábado (cf. Marcos 15:42-46; 16:1-9).

13 A Redenção e a Santificação estão intimamente ligadas
A Redenção e a Santificação estão intimamente ligadas. Os seres humanos são redimidos da escravidão do pecado para serem feitos novas criaturas, restabelecidas na sua semelhança com Deus. Este processo de recriação da imagem de Deus no ser humano liberto do pecado é precisamente o processo de santificação. Assim, não é estranho que o Sábado – Memorial da Criação e da Redenção – seja também o sinal de que Deus está santificando o seu povo redimido, isto é, que o está recriando à Sua imagem e semelhança.

14 Portanto, ao observar o sábado, o cristão está a declarar ao mundo o seu envolvimento no processo contínuo de santificação do carácter. Sem esta santificação, não poderá haver verdadeira redenção do pecado.

15 Guardando o Sábado como Memorial da Criação.
Observando o Sábado como Memorial da Redenção. Vivendo o Sábado como Sinal da Santificação.

16

17 Sinto o desejo de observar fielmente o Sábado como Memorial da minha criação e da minha redenção por Jesus? Sinto o desejo de viver autenticamente o Sábado como sinal da minha santificação por Deus?

18 Vivendo o sábado de modo mais autêntico.
Aproveitando as horas do sábado para uma maior comunhão com Deus.

19 Que princípio bíblico da lição podemos usar hoje?

20 Observar o sábado, segundo a Lei de Deus.
1. Ser fiel no respeito pelas horas do sábado. 2. Procurar usar o sábado para me aproximar mais de Jesus. No próximo sábado vou procurar viver a experiência do sábado de um modo intenso e autêntico. As distracções que o mundo oferece no sábado.


Carregar ppt "Guardar o Sábado como memorial da Criação. Observar o Sábado como memorial da Redenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google