A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S.N.A Simpático Fibras, Receptores e Neurotransmissores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S.N.A Simpático Fibras, Receptores e Neurotransmissores."— Transcrição da apresentação:

1 S.N.A Simpático Fibras, Receptores e Neurotransmissores.

2 -A via é composta por dois neurônios.
-As fibras nervosas que ligam o primeiro neurônio ao segundo são denominadas de pré-ganglionares e as que partem do segundo neurônio para os órgãos efetores são as pós- ganglionares. -As fibras pré-ganglionares são curtas e mielínicas, as fibras pós-ganglionares são longas e amielínicas. - Fibras aferentes viscerais acompanham as fibras motoras viscerais nos nervos autonômicos. Essas fibras formam reflexos visceroviscerais e viscerossomáticos.

3 Mediadores do S.N.A simpático
- Todos neurônios pré-ganglionares são colinérgicos, secretam acetilcolina que excita os neurônios pós-ganglionares simpáticos. - A maioria dos neurônios pós-ganglionares são adrenérgicos, secretam adrenalina e noraepinefrina - denominada transmissor simpático. - Algumas fibras simpáticas pós-ganglionares são exclusivamente colinérgicas: glândulas sudoríparas, m.m piloeretores e m.liso da parede de alguns vasos sanguíneos.

4 Mecanismo de secreção dos neurotransmissores
- Quase todas as fibras simpáticas apenas tocam as células efetoras que inervam, formando dilatações denominadas varicosidades nesses locais. Nas varicosidades se encontram as vesículas transmissoras que são liberadas nos espaços intersticiais e atingem os receptores pós-sinapticos por difusão. - O potencial de ação gerado é semelhante ao que ocorre nas junções neuromusculares.

5 Noraepinefrina – transmissor simpático
- Sua síntese começa no axoplasma das fibras adrenérgicas e é completada nas vesículas secretoras.

6 Após sua secreção a noraepinefrina pode ser removida de 3 maneiras:
Difundir-se para fora do espaço sináptico e entrar na circulação.  Ser degradada por enzimas como a monoaminoxidase( encontrada nas próprias terminações nervosas) ou a catecol - O - metiltranferase (encontrada na maioria dos tecidos). Ser reabsorvida pelas terminações nervosas por transporte ativo, sendo esse responsável pela maior parte da remoção da noraepinefrina secretada.

7 Receptores nos órgaos efetores
Os receptores são altamente específicos, situados no lado externo da membrana celular e ligados a uma molécula de proteína. A ligação do neurotransmissor com o receptor promove alterações conformacionais da proteína ocasionando: Alteração da permeabilidade da membrana, promovendo a excitação ou inibicao da célula efetora. - Ativação ou inativação de uma enzima no interior da célula.

8 Receptores do S.N.A simpatico
- Os receptores nos gânglios são nicotínicos. - Os receptores nas células-alvo podem ser do tipo alfa ou beta adrenérgicos., que ainda se subdividem em alfa1, alfa2, beta1 e beta2. -A noraepinefrina excita principalmente receptores alfa. -A epinefrina excita ambos de forma aproximadamente igual. -Os receptores nas células-alvo das fibras colinérgicas são muscarínicos.

9 Receptores do simpatico
As funções dos receptores alfa e beta podem ser tanto excitatórias quanto inibitórias, dependendo da afinidade do hormônio com os receptores em um determinado órgão. Receptores do simpatico Área Receptor Ação Arteriolas em geral Alfa Vasoconstricao Veias Reducao complacencia m.m. Bronquiolos Beta2 Bronquiodilatacao Miometrio Relaxamento uterino Arteria renal Reducao do fluxo Miocárdio Beta1 Efeito ino+bat+dr+cr


Carregar ppt "S.N.A Simpático Fibras, Receptores e Neurotransmissores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google