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Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude.

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Apresentação em tema: "Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude."— Transcrição da apresentação:

1 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude

2 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Uso de animais no ensino médico 12/03/1997 - 1a. Reunião do COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) 01/03/1999 - CEP inclui 2 membros ligados à faculdade para representar o Bem-Estar Animal 29/11/2000 - COMITÊ DE ÉTICA EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL (CEEA) como órgão consultor do CEP 22/05/2002 - CEEA desmembrada do CEP 18/03/2003 – Mesa redonda: “Uso de Animais no Ensino Médico: Ética e Alternativas” Dra. Julia Matera / Dr. Thales Trèz /Dra. Edna Frasson S. Montero

3 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Uso de animais no ensino médico O que pensam os alunos de uma escola médica?

4 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Newsceo –1o. Semestre 2003 Pesquisa entre os alunos do curso de graduação em medicina da FMABC- 2003 Favoráveis ao uso de animais em aulas práticas 85 868357 Ano em curso Entrevistados

5 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Newsceo –1o. Semestre 2003 Pesquisa entre os alunos do curso de graduação em medicina da FMABC- 2003 O uso de animais em aulas práticas desperta o interesse pelo aprendizado 85 868357 Ano em curso Entrevistados

6 Uso de animais no ensino médtico Uma questão de atitude Newsceo –1o. Semestre 2003 Pesquisa entre os alunos do curso de graduação em medicina da FMABC-2003 O curso prático de técnica cirúrgica com animais é proveitoso 83 57

7 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Newsceo –1o. Semestre 2003 Pesquisa entre os alunos do curso de graduação em medicina da FMABC-2003 Fomos prejudicados no curso de Cirurgia Torácica por não ter havido aulas práticas 4 o. Ano 57 entrevistados

8 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Uso de animais no ensino médico E o que pensam os professores?

9 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Newsceo –1o. Semestre 2003 Pesquisa entre os alunos do curso de graduação em medicina da FMABC-2003 Favoráveis à utilização de animais em aulas práticas? 18 professores

10 Uso de animais no ensitno médico Uma questão de atitude Newsceo –1o. Semestre 2003 Pesquisa entre os alunos do curso de graduação em medicina da FMABC-2003 É fundamental o uso de animais para o satisfatório aproveitamento das aulas práticas. 18 professores

11 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Newsceo –1o. Semestre 2003 Pesquisa entre os alunos do curso de graduação em medicina da FMABC-2003 Existem métodos alternativos ao uso de animais eficazes e viáveis para a nossa faculdade? 18 professores

12 Uso de animais no enstino médico Uma questão de atitude Aulas teóricas/práticas na FMABC DisciplinasTeóricasPráticas Práticas com animais Fisiologia 1 o. ano 303 1 aula 6 pernas de rã Contração muscular Fisiologia 2 o. Ano 384 3 aulas Coração isolado - 3 coelhos Capacitância pulmonar – 4 ratos Gônadas – 3 coelhos Farmacologia 2 o.ano 5511 11 aulas (ratos e cães) Técnica Cirúrgica 3 o. ano 1712 7 aulas 4 cães vivos/aula - até 2004 1 cão vivo e 1 morto/ aula – 2005 2 cães mortos - 2006

13 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Universidade Estadual do Pará Técnica Cirúrgica Práticas com animais 12 40 porcos 20 ratos 15 cães

14 Faculdades de Medicina no Brasil n= 156 43,6%n=68 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude

15 Técnica cirúrgica Trajetória para aulas sem animais vivos Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude

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17 FACULDADE DE MEDICINA DO ABC Preparação de cadáver com solução de Larssen 09/12/2004

18 FACULDADE DE MEDICINA DO ABC Preparação de cadáver com solução de Larssen 09/12/2004

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20 Cadáver quimicamente preservado Custo (R$) por cadáver Quant. Necess.(mL)Custo/animal (R$) Bicarbonato de sódio2003,83 Cloreto de sódio1800,54 Formol1000,18 Glicerina4002,44 Água destilada20002,55 Sulfato de sódio2001,00 Hidrato de cloral20028,00 38,53

21 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Por que continua-se utilizando animais no ensino médico? Professores: Resistência dos adeptos à tal prática, em mudarResistência dos adeptos à tal prática, em mudar Falta de reflexão dos seus atos como modelo para o ensino do profissional médicoFalta de reflexão dos seus atos como modelo para o ensino do profissional médico Aula “show”Aula “show”Alunos: Sentem-se fascinados com o contato com um ser vivo, que lhes proporciona o faz-de-conta de ser médico/pesquisador.Sentem-se fascinados com o contato com um ser vivo, que lhes proporciona o faz-de-conta de ser médico/pesquisador. São estimulados a não pensar e a não refletir ao que lhes é imposto.São estimulados a não pensar e a não refletir ao que lhes é imposto. Defendem a idéia do aprendizado a qualquer custo.Defendem a idéia do aprendizado a qualquer custo.

22 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude “Embora haja quase uma unanimidade entre os médicos sobre “Embora haja quase uma unanimidade entre os médicos sobre a importância dos cursos de Medicina com aulas práticas em a importância dos cursos de Medicina com aulas práticas em animais, a forte influência da sociedade reduziu essas aulas consideravelmente. Assim, nos Estados Unidos, atualmente, 53% dos cursos de Fisiologia, 25 % dos de Farmacologia e 19 % dos de Cirurgia ainda "ousam" ensinar em animais vivos. Em contraposição, as escolas de Medicina têm aprendido cada vez mais a ministrar aulas com modelos alternativos, como filmes e outros recursos tecnológicos.” animais, a forte influência da sociedade reduziu essas aulas consideravelmente. Assim, nos Estados Unidos, atualmente, 53% dos cursos de Fisiologia, 25 % dos de Farmacologia e 19 % dos de Cirurgia ainda "ousam" ensinar em animais vivos. Em contraposição, as escolas de Medicina têm aprendido cada vez mais a ministrar aulas com modelos alternativos, como filmes e outros recursos tecnológicos.” http://www.medicina.ufmg.br/cememor/pubet5.htm

23 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude http://www.medicina.ufmg.br/cememor/pubet5.htm Espera-se que não passe pela cabeça dos antiviviseccionistas a substituição dos animais por seres humanos, mostrando-se aspectos de fisiologia e farmacologia em doentes, ou ensinando-se técnica operatória durante procedimentos cirúrgicos em nossos semelhantes. É interessante lembrar a existência de alguns docentes universitários que, para negligenciar suas obrigações com os alunos, fazem discursos tendenciosos sobre as aulas práticas. Urge que as universidades de nosso país atuem com rigor junto aos órgãos legisladores e jurídicos para prevenir as distorções já existentes em outros países, prejudicando ainda mais o nosso ensino nas áreas biomédicas.

24 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Qual a conseqüência de se utilizar animais no ensino médico? Aprendizado direto –Não é eficiente. –Quando alguns alunos foram interrogados sobre o conteúdo das aulas práticas, esses lembravam-se dos acontecimentos ocorridos com o animal e não o conteúdo que deveriam ter sido incorporado.

25 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Qual a conseqüência de se utilizar animais no ensino médico? Aprendizado indireto – currículo oculto –Banalização da vida –Ignorância da dor e do sofrimento do outro –Distanciamento emocional do seu futuro paciente –Problemas na relação médico-paciente –Alienação –Valorização escalonada de vidas –Desestímulo à cidadania –Postura acrítica –Desumanização

26 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Quais as estratégias que deverão ser adotadas pelos que desejam um mundo melhor? Sensibilização e conscientização dos docentes e alunos (os fins não justificam os meios)Sensibilização e conscientização dos docentes e alunos (os fins não justificam os meios) Divulgação da Lei 9605/98Divulgação da Lei 9605/98 Disponibilização dos métodos alternativos de forma pró-ativa.Disponibilização dos métodos alternativos de forma pró-ativa. Parceria com os conselhos de classe e o Ministério da Educação tendo como base as Diretrizes Curriculares de 2001Parceria com os conselhos de classe e o Ministério da Educação tendo como base as Diretrizes Curriculares de 2001

27 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude AVANÇO DA CIÊNCIA AVANÇO DA CIÊNCIA A inovação tecnológica não se realiza apenas em nome da verdade científica, mas também de grandes interesses econômicos privados: –Laboratórios; –Indústria farmacêutica –Produção de equipamentos e reagentes para diagnóstico laboratorial de doenças –Corporações médicas –Grandes hospitais e clínicas. Martins,Contra a desumanização da medicina 2003 p.32

28 Uso de animais no ensino médico Uma questão de atitude Nada É Impossível De Mudar Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar. Bertolt Brecht


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