A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06 Prof. Fábio Diniz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06 Prof. Fábio Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06 Prof. Fábio Diniz

2 Na aula anterior ERP – Enterprise Resource Planning Objetivos e Benefícios ERP Histórico e Integração dos Sistemas Fluxo de Informações Processo de Implantação

3 Information Technology Management GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)

4 O que é TIC TIC = Tecnologia da Informação e Comunicação. TIC = Tecnologia da Informação e Comunicação. É o conjunto de tecnologias que compreende a Informática e as Telecomunicações

5 O que é Gestão de TIC Gestão de TIC softwarehardware peopleware Gestão de TIC é a atividade de gerir os recursos tecnológicos de informática e telemática de uma organização, compreendendo os ativos e passivos nas áreas de: software, hardware e peopleware.

6 O que é Ativo e Passivo? ATIVO: - -Tudo aquilo capaz de gerar receita. PASSIVO: - -Tudo aquilo capaz de gerar despesas.

7 HardwareSoftwareRedesInternet INFORMÁTICA

8 É o maquinário responsável pelo processamento e comunicação das informações. Hardware

9 Hardware é um Ativo ou um Passivo? O hardware se deprecia rápido demais | bem volátil. Os bancos normalmente não aceitam hardware como garantia real em financiamentos. Requerem uma infraestrutura de suporte técnico cara e de difícil gestão.

10 Locação de Impressoras pelo custo do “refil”. Terceirização e Locação Terceirização de impressoras de alta definição.

11 Locação de Computadores para Escritórios. Terceirização e Locação Locação de Notebooks para eventos.

12 Terceirização e Locação Datacenter Localização dos Servidores de Rede e terceirização do suporte com Datacenter.

13 Não compre um software, assine um! Tendência do Mercado de Software

14 É a lógica sob a qual as informações são armazenadas e interpretadas dentro do hardware. Software

15 Programas desenvolvidos por empresas (fabricantes) que cobram direitos autorais pelo licenciamento de seu uso. Software Proprietário

16 Programas desenvolvidos por empresas (fabricantes) que cobram direitos autorais pelo licenciamento de seu uso. Software Livre

17 O que é mais caro? Qual é o mais eficiente? O que é o mais seguro? Qual a tendência? Software Livre X Proprietário

18 Sistemas operacionais Ferramentas “Office” Software de Comunicação SGBD (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados) Os tipos de Software

19 O Mercado de Software

20 Desenvolver ou comprar? Qual o critério para saber qual o melhor? Integração com outros sistemas? ERP | Enterprise Resource Planning

21 Arquiteturas de Sistemas Arquiteturas de Sistemas Desenvolvimento de Software

22 Cliente Servidor. Linguagens e plataformas de desenvolvimento de software Cliente Servidor.

23 Desenvolvimento de Software Web Based Linguagens e plataformas de desenvolvimento de software Web Based.

24 REDE DE COMPUTADORES

25 O que é Rede de Computadores? Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus recursos e informações armazenadas.

26 Quando começou e por quê? As redes foram criadas na década de 80 com o objetivo de substituírem os mainframes.

27 Tipos de Rede -SAN -SAN (Storage Area Network) -PAN -PAN (Personal Area Network) -LAN -LAN (Local Area Network) -CAN -CAN (Campus Area Network) -MAN -MAN (Metropolitan Area Network) -RAN -RAN (Regional Area Network) -WAN -WAN (Wide Area Network) Segundo a extensão geográfica:Segundo a extensão geográfica:

28 Tipos de Rede -SAN -SAN (Storage Area Network): Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos por blocos específicos ou segmentos de dados de discos específicos. Esse método é conhecido como block storage (armazenamento de blocos). Segundo a extensão geográfica:

29 Tipos de Rede -PAN -PAN (Personal Area Network): Rede de área pessoal é uma rede doméstica que liga recursos diversos ao longo de uma residência. Através da tecnologia Bluetooth obtém-se uma rede PAN. Segundo a extensão geográfica:

30 Tipos de Rede -LAN -LAN (Local Area Network): Rede de área local é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Segundo a extensão geográfica:

31 Tipos de Rede -CAN -CAN (Campus Area Network): Redes de campus são redes que usam ligações entre computadores localizados em áreas de edifícios ou prédios diferentes, como em campus universitários ou complexos industriais. Segundo a extensão geográfica:

32 Tipos de Rede -MAN -MAN (Metropolitan Area Network): Rede de Área Metropolitana interligam várias LAN's geograficamente próximas num circuito urbano. Permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local. Segundo a extensão geográfica:

33 Tipos de Rede -RAN -RAN (Regional Area Network): É uma rede de computadores de uma região geográfica específica. Caracterizadas pelas conexões de alta velocidade utilizando cabo de fibra óptica, RANs são maiores que as redes de área local (LAN) e as redes de área metropolitana (MAN), mas menores que as redes de longa distância (WAN). Segundo a extensão geográfica:

34 Tipos de Rede -WAN -WAN (Wide Area Network): Rede de área alargada ou Rede de longa distância, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Segundo a extensão geográfica:

35 Tipos de Rede -Rede por Cabo (ou Cabeado) Cabo Coaxial Segundo o meio de transmissão

36 Tipos de Rede -Rede por Cabo (ou Cabeado) Cabo de Par Trançado (UTP) Segundo o meio de transmissão

37 Tipos de Rede -Rede por Cabo (ou Cabeado) Cabo de Fibra Ótica Segundo o meio de transmissão

38 Tipos de Rede -Rede Sem Fios (Wireless) Segundo o meio de transmissão

39 Tipos de Rede 10 -Cabo coaxial até 10 Mbps 100 -Cabo de Par Trançadoaté 100 Mbps 1 -Cabo de Fibra Óticaacima de 1 Gbps 50 -Wireless (sem fio)< 50 Mbps Velocidade de transmissãoVelocidade de transmissão

40 Hardware de Rede Estação de trabalho Placa de Rede (Adaptador) Concentrador (HUB) Comutador (Switch) Roteador (Router) Modem

41 Hardware de Rede Servidor Servidor - Servidor de Comunicações - Servidor de - Servidor de Aplicativos - Servidor de Banco de Dados - Servidor de Impressão - Servidor de Streaming - Servidor de Arquivos...

42 Protocolos de Comunicação O que é um Protocolo de Rede? O que é um Protocolo de Rede? Utilizando exemplo clássico: pensemos num chinês que não fala português e um brasileiro que não fala chinês. Ambos podem se comunicar usando uma língua em comum, digamos o inglês, que seria algo como um protocolo. Mesmo que ambos não falassem nenhuma língua em comum poderiam usar gestos universais como o dedão para cima indicando “positivo” ou juntar as duas mãos próximo ao ouvido para dizer que está com sono ou dormindo.

43 Protocolos de Comunicação Os protocolos são justamente estas línguas e sinais universais que permitem aos dispositivos comunicar-se através da rede. Assim como há várias línguas no mundo, na informática há diversos protocolos.

44 Protocolos de Comunicação -IP -IP (Internal Protocol) -DHCP -DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) -TCP -TCP (Transmission Control Protocol) -HTTP -HTTP (Hypertext Transfer Protocol) -FTP -FTP (File Transfer Protocol) -Telnet -Telnet (Telnet Remote Protocol) -SSH -SSH (SSH Remote Protocol) -POP3 -POP3 (Post Office Protocol3) -SMTP -SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) -IMAP -IMAP (Internet Message Access Protocol) Principais protocolos:Principais protocolos:

45 Protocolos de Comunicação -IP -IP (Internal Protocol): Protocolo de Internet é um protocolo de comunicação usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados. -DHCP -DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol): O Protocolo de configuração dinâmica de host é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS. Principais protocolos:Principais protocolos:

46 Protocolos de Comunicação -TCP -TCP (Transmission Control Protocol): O Protocolo de controle de transmissão é adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede. -HTTP -HTTP (Hypertext Transfer Protocol): O Protocolo de Transferência de Hipertexto, é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos. Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web. Principais protocolos:Principais protocolos:

47 Protocolos de Comunicação -FTP -FTP (File Transfer Protocol): O Protocolo de Transferência de Arquivos é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (Portugal: conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet. -Telnet -Telnet (Telnet Remote Protocol): É um protocolo de rede utilizado na Internet ou redes locais para proporcionar uma facilidade de comunicação baseada em texto interativo bidirecional usando uma conexão de terminal virtual. Principais protocolos:Principais protocolos:

48 Protocolos de Comunicação -SSH -SSH (SSH Remote Protocol): Secure Shell é, ao mesmo tempo, um programa de computador e um protocolo de rede que permitem a conexão com outro computador na rede de forma a permitir execução de comandos de uma unidade remota. -POP3 -POP3 (Post Office Protocol3): Protocolo dos correios ou POP3 é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Principais protocolos:Principais protocolos:

49 Protocolos de Comunicação -SMTP -SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): Protocolo de Transferência de Correio Simples é o protocolo padrão para envio de s através da Internet. Onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida. -IMAP -IMAP (Internet Message Access Protocol): Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3. As mensagens ficam armazenadas no servidor e o utilizador pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador. Principais protocolos:Principais protocolos:

50 A INTERNET

51 História 1955 – Arpanet 1955 – Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network) do Departamento de Defesa dos EUA, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet.

52 História 1974 – Internet (Criação do TCP/IP) – Internet (Criação do TCP/IP). De 1973 a 1974, o grupo CERF de redes de pesquisas de Stanford trabalhou os detalhes da ideia do protocolo TCP/IP, resultando em sua primeira especificação.

53 História Tim Berners-Lee e Robert Cailliau no final de 1990, escreve uma proposta de gerenciamento de informação – WWW (World Wide Web)

54 História Conexão por linha comutada ou dial up, é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefónica para se ligar a um nó de uma rede de computadores do provedor de Internet. Conexão Discada

55 História O desenvolvimento da internet trouxe consigo vários ganhos tecnológicos, como por exemplos as conexões de alta velocidade, que superam em muito a velocidade alcançada por uma conexão discada Banda Larga

56 História 2006 – Internet Móvel

57 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA ATIVIDADE

58 EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. ATIVIDADEATIVIDADE FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

59 Dúvidas Acesse o Fórum!! Acesse o Fórum!! Acessem o Chat!! Acessem o Chat!! (3ª às 20hs) FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA


Carregar ppt "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06 Prof. Fábio Diniz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google