A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06 Prof. Fábio Diniz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06 Prof. Fábio Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06
Prof. Fábio Diniz

2 Na aula anterior ERP – Enterprise Resource Planning
Objetivos e Benefícios ERP Histórico e Integração dos Sistemas Fluxo de Informações Processo de Implantação

3 GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)
Information Technology Management GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)

4 O que é TIC TIC = Tecnologia da Informação e Comunicação.
É o conjunto de tecnologias que compreende a Informática e as Telecomunicações

5 O que é Gestão de TIC Gestão de TIC é a atividade de gerir os recursos tecnológicos de informática e telemática de uma organização, compreendendo os ativos e passivos nas áreas de: software, hardware e peopleware.

6 O que é Ativo e Passivo? ATIVO: PASSIVO:
Tudo aquilo capaz de gerar receita. PASSIVO: Tudo aquilo capaz de gerar despesas.

7 Hardware Software Redes Internet INFORMÁTICA

8 Hardware É o maquinário responsável pelo processamento e comunicação das informações.

9 Hardware é um Ativo ou um Passivo?
O hardware se deprecia rápido demais | bem volátil. Os bancos normalmente não aceitam hardware como garantia real em financiamentos. Requerem uma infraestrutura de suporte técnico cara e de difícil gestão.

10 Terceirização e Locação
Locação de Impressoras pelo custo do “refil”. Terceirização de impressoras de alta definição.

11 Terceirização e Locação
Locação de Computadores para Escritórios. Locação de Notebooks para eventos.

12 Terceirização e Locação
Localização dos Servidores de Rede e terceirização do suporte com Datacenter.

13 Tendência do Mercado de Software
Não compre um software, assine um!

14 Software É a lógica sob a qual as informações são armazenadas e interpretadas dentro do hardware.

15 Software Proprietário
Programas desenvolvidos por empresas (fabricantes) que cobram direitos autorais pelo licenciamento de seu uso.

16 Software Livre Programas desenvolvidos por empresas (fabricantes) que cobram direitos autorais pelo licenciamento de seu uso.

17 Software Livre X Proprietário
O que é mais caro? Qual é o mais eficiente? O que é o mais seguro? Qual a tendência?

18 Os tipos de Software Sistemas operacionais Ferramentas “Office”
Software de Comunicação SGBD (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados)

19 O Mercado de Software

20 ERP | Enterprise Resource Planning
Desenvolver ou comprar? Qual o critério para saber qual o melhor? Integração com outros sistemas?

21 Desenvolvimento de Software
Arquiteturas de Sistemas

22 Desenvolvimento de Software
Linguagens e plataformas de desenvolvimento de software Cliente Servidor.

23 Desenvolvimento de Software
Linguagens e plataformas de desenvolvimento de software Web Based.

24 REDE DE COMPUTADORES

25 O que é Rede de Computadores?
Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus recursos e informações armazenadas.

26 Quando começou e por quê?
As redes foram criadas na década de 80 com o objetivo de substituírem os mainframes.

27 Segundo a extensão geográfica:
Tipos de Rede Segundo a extensão geográfica: SAN (Storage Area Network) PAN (Personal Area Network) LAN (Local Area Network) CAN (Campus Area Network) MAN (Metropolitan Area Network) RAN (Regional Area Network) WAN (Wide Area Network)

28 Segundo a extensão geográfica:
Tipos de Rede Segundo a extensão geográfica: SAN (Storage Area Network): Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos por blocos específicos ou segmentos de dados de discos específicos. Esse método é conhecido como block storage (armazenamento de blocos).

29 Segundo a extensão geográfica:
Tipos de Rede Segundo a extensão geográfica: PAN (Personal Area Network): Rede de área pessoal é uma rede doméstica que liga recursos diversos ao longo de uma residência. Através da tecnologia Bluetooth obtém-se uma rede PAN.

30 Segundo a extensão geográfica:
Tipos de Rede Segundo a extensão geográfica: LAN (Local Area Network): Rede de área local é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos.

31 Segundo a extensão geográfica:
Tipos de Rede Segundo a extensão geográfica: CAN (Campus Area Network): Redes de campus são redes que usam ligações entre computadores localizados em áreas de edifícios ou prédios diferentes, como em campus universitários ou complexos industriais.

32 Segundo a extensão geográfica:
Tipos de Rede Segundo a extensão geográfica: MAN (Metropolitan Area Network): Rede de Área Metropolitana interligam várias LAN's geograficamente próximas num circuito urbano. Permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.

33 Segundo a extensão geográfica:
Tipos de Rede Segundo a extensão geográfica: RAN (Regional Area Network): É uma rede de computadores de uma região geográfica específica. Caracterizadas pelas conexões de alta velocidade utilizando cabo de fibra óptica, RANs são maiores que as redes de área local (LAN) e as redes de área metropolitana (MAN), mas menores que as redes de longa distância (WAN).

34 Segundo a extensão geográfica:
Tipos de Rede Segundo a extensão geográfica: WAN (Wide Area Network): Rede de área alargada ou Rede de longa distância, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente.

35 Segundo o meio de transmissão
Tipos de Rede Segundo o meio de transmissão Rede por Cabo (ou Cabeado) Cabo Coaxial

36 Segundo o meio de transmissão
Tipos de Rede Segundo o meio de transmissão Rede por Cabo (ou Cabeado) Cabo de Par Trançado (UTP)

37 Segundo o meio de transmissão
Tipos de Rede Segundo o meio de transmissão Rede por Cabo (ou Cabeado) Cabo de Fibra Ótica

38 Segundo o meio de transmissão
Tipos de Rede Segundo o meio de transmissão Rede Sem Fios (Wireless)

39 Tipos de Rede Velocidade de transmissão Cabo coaxial até 10 Mbps
Cabo de Par Trançado até 100 Mbps Cabo de Fibra Ótica acima de 1 Gbps Wireless (sem fio) < 50 Mbps

40 Hardware de Rede Estação de trabalho Placa de Rede (Adaptador)
Concentrador (HUB) Comutador (Switch) Roteador (Router) Modem

41 Hardware de Rede Servidor - Servidor de Comunicações
- Servidor de - Servidor de Aplicativos - Servidor de Banco de Dados - Servidor de Impressão - Servidor de Streaming - Servidor de Arquivos...

42 Protocolos de Comunicação
O que é um Protocolo de Rede? Utilizando exemplo clássico: pensemos num chinês que não fala português e um brasileiro que não fala chinês. Ambos podem se comunicar usando uma língua em comum, digamos o inglês, que seria algo como um protocolo. Mesmo que ambos não falassem nenhuma língua em comum poderiam usar gestos universais como o dedão para cima indicando “positivo” ou juntar as duas mãos próximo ao ouvido para dizer que está com sono ou dormindo.

43 Protocolos de Comunicação
Os protocolos são justamente estas línguas e sinais universais que permitem aos dispositivos comunicar-se através da rede. Assim como há várias línguas no mundo, na informática há diversos protocolos.

44 Protocolos de Comunicação
Principais protocolos: IP (Internal Protocol) DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) TCP (Transmission Control Protocol) HTTP (Hypertext Transfer Protocol) FTP (File Transfer Protocol) Telnet (Telnet Remote Protocol) SSH (SSH Remote Protocol) POP3 (Post Office Protocol3) SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) IMAP (Internet Message Access Protocol)

45 Protocolos de Comunicação
Principais protocolos: IP (Internal Protocol): Protocolo de Internet é um protocolo de comunicação usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados. DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol): O Protocolo de configuração dinâmica de host é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS.

46 Protocolos de Comunicação
Principais protocolos: TCP (Transmission Control Protocol): O Protocolo de controle de transmissão é adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede. HTTP (Hypertext Transfer Protocol): O Protocolo de Transferência de Hipertexto, é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos. Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web.

47 Protocolos de Comunicação
Principais protocolos: FTP (File Transfer Protocol): O Protocolo de Transferência de Arquivos é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (Portugal: conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet. Telnet (Telnet Remote Protocol): É um protocolo de rede utilizado na Internet ou redes locais para proporcionar uma facilidade de comunicação baseada em texto interativo bidirecional usando uma conexão de terminal virtual.

48 Protocolos de Comunicação
Principais protocolos: SSH (SSH Remote Protocol): Secure Shell é, ao mesmo tempo, um programa de computador e um protocolo de rede que permitem a conexão com outro computador na rede de forma a permitir execução de comandos de uma unidade remota. POP3 (Post Office Protocol3): Protocolo dos correios ou POP3 é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local.

49 Protocolos de Comunicação
Principais protocolos: SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): Protocolo de Transferência de Correio Simples é o protocolo padrão para envio de s através da Internet. Onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida. IMAP (Internet Message Access Protocol): Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3. As mensagens ficam armazenadas no servidor e o utilizador pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador.

50 A Internet

51 História 1955 – Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network) do Departamento de Defesa dos EUA, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet.

52 História 1974 – Internet (Criação do TCP/IP).
De 1973 a 1974, o grupo CERF de redes de pesquisas de Stanford trabalhou os detalhes da ideia do protocolo TCP/IP, resultando em sua primeira especificação.

53 História 1990 – WWW (World Wide Web)
Tim Berners-Lee e Robert Cailliau no final de 1990, escreve uma proposta de gerenciamento de informação.

54 História Conexão Discada
Conexão por linha comutada ou dial up, é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefónica para se ligar a um nó de uma rede de computadores do provedor de Internet.

55 História 2002 Banda Larga O desenvolvimento da internet trouxe consigo vários ganhos tecnológicos, como por exemplos as conexões de alta velocidade, que superam em muito a velocidade alcançada por uma conexão discada.

56 História 2006 – Internet Móvel

57 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA
ATIVIDADE

58 ATIVIDADE EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

59 Dúvidas Acesse o Fórum!! Acessem o Chat!! (3ª às 20hs)
FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA


Carregar ppt "FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06 Prof. Fábio Diniz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google