A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica Márcia Groppa Rodrigues Sejam bem-vindos!!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica Márcia Groppa Rodrigues Sejam bem-vindos!!"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica Márcia Groppa Rodrigues Sejam bem-vindos!!

2 Considerações Iniciais Motivação para a criação do curso; A importância da disciplina para o discente; Objetivos; Programa, Plano e Bibliografia em “Textos Complementares” (link: Conteúdo); Sistema de Avaliação; Leitura e Reflexão de textos; Passeio à Plataforma Prisma.

3 Acréscimo de Inteligência e desempenho Somos educados a pensar que a inteligência e a beleza são dádivas da vida, as quais já recebemos prontas e acabadas, estando condenados a passar o resto da vida com a quantidade de uma ou de outra que foi por nós recebida. É óbvio que aquele que do destino já recebeu beleza e/ou inteligência prontas é um afortunado, com muito mais facilidade e conforto.Para quem não nasceu genial ou lindo, porém, resta apenas a resignação?

4 As academias de ginástica, clínicas de beleza e os cirurgiões plásticos já há tempos vêm provando que a beleza pode ser obtida com esforço pessoal e tecnologia. No que tange a inteligência, aos poucos vais se firmando não só o seu melhor conceito, mas também, e felizmente, o fato e que ela pode ser aperfeiçoada. É óbvio que o gênio e o espírito criativo nascem prontos, contudo, eles podem se aperfeiçoar. As pessoas que não tiveram tal sina podem aprender técnicas que otimizem suas capacidades, muitas delas aprendidas na observação dos gênios.

5 O fato é que é possível aprender a ser mais inteligente, bem como desenvolver espécies diferentes de inteligência. Os melhores conceitos de inteligência são aqueles que a indicam como a capacidade de se adaptar a novas situações e como a capacidade de buscar a felicidade. Isto pode ser aprendido. Como já disse Charles Chaplin, precisamos mais de humanidade que de inteligência. A inteligência necessária para a felicidade está à disposição de todos.Além do mais, não existem pessoas burras, existem pessoas que ainda não tiveram a possibilidade de se educarem e de crescerem intelectualmente. (...)

6 Educação bancária X Disciplina intelectual Leitura do texto “A Arte de Estudar” Identificação das ideias principais Definição de conceitos O estudante e a responsabilidade com a construção de seu conhecimento

7 “É preciso não só conhecer o mundo, é preciso transformá-lo” (Freire)

8 Conhecimento Descobertas Subjetivas – o senso comum O “Milagre Grego”- Filosofia: a amizade pela sabedoria Cosmologia- preocupação com a origem e ordem do mundo (filosofia nascente) Ontologia- preocupação com o ser

9 Verdade: revelação das vontades divinas. (A fé ilumina nosso intelecto guia a nossa vontade, permitindo o conhecimento à nossa razão) – por meio da fé, perguntas eram respondidas. A verdade pela razão

10 Método/Metodologia Diz respeito ao “como” fazer, à forma de elaboração da pesquisa. Forma como os pesquisadores/cientistas devem proceder para obter um conhecimento científico.

11 Conjunto de etapas a serem seguidas para o desenvolvimento da pesquisa. Observação Problematização ou Elaboração do problema Hipótese Coleta da dados Análise /Síntese

12 Pesquisa & Pesquisa Científica

13 Reflexão Ao levantar os preços de determinados itens em diferentes mercados, a dona-de- casa realiza ou não uma pesquisa?

14 Em Sentido lato: Pesquisa é todo trabalho de investigação para esclarecer um fato ou fenômeno desconhecido ou mal conhecido. (CIRIBELLI: 2003, p.49)

15 Em sentido Stricto: a pesquisa investiga uma situação-problema com a finalidade de ampliar o conhecimento humano, desenvolver novas teorias, caracterizar novos princípios. É chamada de científica porque é planejada e desenvolvida a partir de uma metodologia científica. Ex.: Trabalhos acadêmicos de pós- graduação.

16 Tipologia da Pesquisa Existem várias formas de classificar as pesquisas.  quanto à natureza do pesquisador; quanto à forma de abordagem do problema; quanto aos objetivos do problema;  quanto aos procedimentos técnicos

17 Trilogia Ciência Pesquisa Universidade Evolução

18 Graduação X Pós  Resumo de Assunto  Pesquisa propriamente dita “Os resumos de assunto de uns seguem a trilha dos trabalhos científicos originais de outros” (Cervo &Bervian)

19 De acordo com a natureza do pesquisador: Pura/Básica: a meta do pesquisador é o saber, procura satisfazer uma necessidade intelectual. Aplicada: o pesquisador busca soluções para problemas concretos.

20 Vantagens da pesquisa na graduação Autonomia Ênfase na aprendizagem Iniciação Científica Familiaridade com a literatura da área

21 Quanto aos procedimentos Técnicos Bibliográfica Descritiva Experimental

22 Requisitos definição do tema capacidade

23 Habilidade Fontes

24 organização recursos financeiros


Carregar ppt "Metodologia Científica Márcia Groppa Rodrigues Sejam bem-vindos!!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google