A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rev. Saulo P. Carvalho Plano de Aula Preparando para Ensinar (Obs.: após ler e analisar cuidadosamente cada slide, use as setas de seu teclado: aperte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rev. Saulo P. Carvalho Plano de Aula Preparando para Ensinar (Obs.: após ler e analisar cuidadosamente cada slide, use as setas de seu teclado: aperte."— Transcrição da apresentação:

1 Rev. Saulo P. Carvalho Plano de Aula Preparando para Ensinar (Obs.: após ler e analisar cuidadosamente cada slide, use as setas de seu teclado: aperte a seta para esquerda (  )para passar para o próximo slide, ou a seta para a direita (  ) para voltar ao slide anterior)

2 Rev. Saulo P. Carvalho Tendo aprendido sobre o que é o plano de aula, e sua importância, agora vamos elaborar um como exemplo. Vamos considerar que estamos preparando um plano de aula para uma classe da Escola Dominical e que o tempo disponível é de 50 minutos. O primeiro passo é fazer um planejamento de como será a distribuição “geral” da aula, que nesse exemplo será dividida em apenas 4 partes maiores: AberturaDesenvolvimentoIntroduçãoConclusão A Abertura da aula será usada para os cumprimentos iniciais, conhecer os visitantes, fazer chamada, etc..., e já buscando lançar o tema do que será estudado. Não deverá ter mais do que 5 minutos. Na Introdução usaremos uma técnica para despertar o interesse dos alunos pelo tema que será estudado. É muito importante que seja bem feita, senão perdemos o aluno logo no começo da aula. Também será de, no máximo, 5 minutos. O Desenvolvimento será o “corpo” da aula: é aqui que o conteúdo bíblico será efetivamente ministrado. Daqui a pouco iremos didivir essa parte em partes menores, e usaremos algumas técnicas pedagógicas para ensinar. Como tem mais conteúdo, o tempo dessa parte será de 30 minutos. A Conclusão será a parte final de nossa aula, e nela estará também a “aplicação”. Por isso, o tempo dedicado a esta parte será de 10 minutos.

3 Rev. Saulo P. Carvalho Vamos deixar fixa aqui essa barra de divisão de nossa aula. AberturaDesenvolvimentoIntroduçãoConclusão A lição para a qual estamos elaborando esse plano de aula é sobre “Uso de Drogas” e depois de analisar todos os itens já estudados anteriormente, chegamos às seguintes definições: ASSUNTO/TEMA: Uso de Drogas, Bebidas e Cigarros TEXTO BÁSICO: 1 Co TEXTO CENTRAL: Prov OBJETIVO: Ao final da aula o aluno deverá: 1. Diferenciar entre “uso”, “abuso” e “dependência” 2. Fazer um cartaz onde demonstre estar consciente do perigo das drogas e agir no combate às mesmas.

4 Rev. Saulo P. Carvalho AberturaDesenvolvimentoIntroduçãoConclusão A abertura será o momento de cumprimentar os alunos e os visitantes, fazer chamada (se houver), comentar rapidamente um episódio ocorrido na semana, enfim, estabelecer “contato” com a classe. Não precisa mais do que dois minutos para isso.

5 Rev. Saulo P. Carvalho AberturaDesenvolvimentoIntroduçãoConclusão Depois da abertura, vamos à introdução, e faremos uma dinâmica chamada “Resolvendo o Problema”: cada aluno receberá um papel e lápis e deverá escrever, de forma resumida, um problema que está enfrentando ou já enfrentou. O aluno não deverá se identificar. O professor pedirá um aluno para recolher todos os papéis em uma caixa, misturar tudo e depois cada aluno pegará um dos papéis. Se pegar o seu mesmo, deverá devolver e pegar outro. No segundo momento, cada aluno vai, de forma rápida, ler o problema que pegou e dizer como ele resolveria se o problema fosse seu. Se a classe tiver muitos alunos, limite essa dinâmica a uns cinco problemas apenas. APLICAÇÃO: um pequeno debate com as seguintes questões: 1. Há alguém que não tem problema? 2. O que você faz quando os enfrenta? 3. Como você se sentiu quando seu colega leu o seu problema diante de todos? 4. Você já havia pensado na solução que ele sugeriu?  Transição – cada problema tem a forma certa de ser enfrentado.

6 Rev. Saulo P. Carvalho AberturaDesenvolvimentoIntroduçãoConclusão Agora vamos dividir o “desenvolvimento” da lição em três partes: 2ª Parte3ª Parte1ª Parte Somos Seres Sociais Agora, nessa parte, trabalharemos com perguntas reflexivas. Essa técnica você verá no próximo módulo. As questões a serem analisadas são as seguintes: A.É errado depender de coisas e de pessoas? B.E quando a dependência é exagerada? C.Qual sua opinião sobre as pessoas que buscam solução para seus problemas nas drogas, cigarros e bebida?

7 Rev. Saulo P. Carvalho AberturaDesenvolvimentoIntroduçãoConclusão 2ª Parte3ª Parte1ª Parte As Drogas e seus Efeitos Essa é a parte “técnica” da lição, onde será usada a revista do aluno. -O-O que são Drogas e os tipos mais comuns (revista do aluno) -A-As drogas benéficas e as prejudiciais (revista do aluno) -E-ESTUDO BÍBLICO – Prov – roteiro na revista Recursos didáticos: Cartaz com a classificação das drogas, extraído da revista do aluno.

8 Rev. Saulo P. Carvalho AberturaDesenvolvimentoIntroduçãoConclusão 2ª Parte3ª Parte1ª Parte Por que as pessoas usam drogas? Dinâmica: Depoimentos extraídos da revista do aluno. Um aluno voluntáriamente lê o testemunho e opina como aconselharia as pessoas da história. ESTUDO BÍBLICO: I Co (roteiro da revista) Recursos didáticos: Cópia dos depoimentos extraídos da revista do professor

9 Rev. Saulo P. Carvalho AberturaDesenvolvimentoIntroduçãoConclusão Agora, passando ao planejamento da Conclusão, colocaremos uma atividade prática, já caminhando para a averiguação dos objetivos. Os alunos serão distribuidos em grupos de três ou quatro, e terão como tarefa fazer um slogan interessante, alertando as pessoas sobre o perigo das drogas, do cigarro e das bebidas. ATIVIDADE EXTRA-CLASSE – fixar os slogans em locais públicos: escola, comércio, ônibus, praça, etc. Cada grupo se responsabilizará pela fixação de seu slogan, trazendo o relatório na próxima aula. Recursos didáticos: Cartolina, régua, pincéis atômicos de várias cores.

10 Rev. Saulo P. Carvalho AberturaDesenvolvimentoIntroduçãoConclusão Muito bem, esse exemplo de Plano de Aula é simples, porque é um simulado. Para o seu plano de aula “real” é preciso considerar o contexto de seus alunos. Por exemplo: se sua classe funciona no templo da igreja, com 50 alunos, dificilmente será possível executar esse plano com as atividades propostas nele, por causa do número de alunos, das características deles e da infra- estrutura física. Então, você terá que optar por outras atividades pedagógicas (no próximo módulo vamos aprender várias delas). A idéia, então, é que você vai prever tudo o que acontecerá na sua aula. Depois, faça uma avaliação do que foi realizado e do que não deu certo, a fim de corrigir o próximo plano de aula. Agora, continue com seus estudos. Temos alguns exercícios práticos pra você, pois ensinar é como aprender a andar de bicicleta: só se aprende tentando, caindo, levantando e tentando de novo!


Carregar ppt "Rev. Saulo P. Carvalho Plano de Aula Preparando para Ensinar (Obs.: após ler e analisar cuidadosamente cada slide, use as setas de seu teclado: aperte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google