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Distribuição de Frequência MENU Frequência Simples Frequência Relativa Frequência Percentual Frequência Acumulada Frequência Calculada Frequência Relativa.

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2 Distribuição de Frequência MENU Frequência Simples Frequência Relativa Frequência Percentual Frequência Acumulada Frequência Calculada Frequência Relativa Acumulada

3 Dados Brutos e Rol Dados Brutos - São dados sem qualquer manipulação matemática, ou melhor, são aqueles que não foram numericamente organizados, ou seja, estão na forma com que foram coletados. ROL - É a organização dos dados brutos em ordem crescente ou decrescente.

4 Vejamos esse Exemplo: A partir das idades dos alunos de uma escola X, vamos fazer uma distribuição por frequência, agrupando os dados em classes. Idades (dados brutos):

5 Agora vamos organizar esses dados: Organizando os dados temos o ROL: São 30 0bservações, as idades variam de 5 a 15 anos. Assim o limite inferior da primeira classe é 5 e o limite superior da última classe é 15.

6 Distribuição de Frequência com Dados Discretos (idades)Frequências

7 Distribuição de Frequência com Dados Contínuos Essa distribuição é feita por classes, e vamos utilizar a Fórmula empírica de STRUGES para determinação do Intervalo de Classes.

8 Distribuição de Frequência com Dados Contínuos Vamos utilizar a fórmula: Vamos arredondar para h = 2, temos:

9 O intervalo deverá ser um número inteiro, portanto: Quando o número de observações (elementos) é pequena ( ) o intervalo deve ser arredondado para mais ( + ) MAIOR Quando o número de observações (elementos) é grande ( ) o intervalo deve ser arredondado para menos ( - ) MENOR Sempre que possível usar para intervalos múltiplos ou submúltiplos de: 2 ; 3 ou 5 Observações:

10 ClassesIdades Freqüências 1ª5 75 2ª7 99 3ª ª ª Frequências Simples ou Absolutas (f i ) são os valores que realmente representam o número de dados de cada classe.

11 Frequências Relativas (f r ) são os valores das razões entre as frequências simples e a frequência total ou somatória das frequências, onde: Deveremos ter a somatória da frequência relativa igual a 1 ou então 100%, onde: Vejamos a 1ª Classe: Vejamos a 2ª Classe:

12 ClassesIdades 1ª5 750,17 2ª7 990,30 3ª9 1180,26 4ª ,17 5ª ,10 301,00 Frequências Relativas (f r ) são os valores das razões entre as frequências simples e a frequência total.

13 ClassesIdades 1ª5 750, ª7 990, ª9 1180, ª , ª , , % Frequências Percentual (%) são os valores das multiplicações das frequências relativas por 100.

14 ClassesIdades 1ª ª ª ª ª # Frequências Acumulada ( ) é total das frequências de todos os valores inferiores ao limite superior do intervalo de uma dada classe.

15 ClassesIdades 1ª5 750,17 2ª7 990,300,47 3ª9 1180,260,73 4ª ,170,90 5ª ,101,00 301,00 # Frequências Relativa Acumulada ( frac ) é a somatória das frequências relativas de todos os valores inferiores ao limite superior do intervalo de uma dada classe.

16 Frequências Calculada ( ) é utilizada no gráfico: Polígono de frequência acumulada, tornando a curva de frequência “polida”. A fórmula que nos dá a frequência calculada é:

17 Vamos calcular para as classe, veja:

18 ClassesIdades 1ª5 754,75 2ª7 997,75 3ª9 1187,50 4ª ,00 5ª ,75 30 # Frequências Calculada ( ) é utilizada no gráfico: Polígono de frequência acumulada, tornando a curva de frequência “polida”.


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