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Conceito Relatório é documento através do qual se expõem os resultados de atividades variadas. Deve ser objetivo, informativo e apresentável e expor o.

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2 Conceito Relatório é documento através do qual se expõem os resultados de atividades variadas. Deve ser objetivo, informativo e apresentável e expor o resultado das atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e de trabalho através do Estágio. O documento é peça indispensável na conclusão do curso e na emissão do Diploma.

3 Capa Apresenta os elementos necessários a identificação do trabalho: Logo marca da escola centralizada; Nome da escola em maiúsculo, negrito, nº 18 e centralizado; Nome do curso em maiúsculo, negrito, nº 14 e centralizado; Nome do autor do relatório em maiúsculas e minúsculas, nº 14 e centralizado; Título em maiúsculo, nº 14, negrito e centralizado; Cidade e estado em maiúsculas e minúsculas, nº 14, centralizado; Mês e ano da conclusão do relatório em maiúsculas e minúsculas, nº 14, centralizado e negrito.

4 Folha de Rosto Acrescentam-se aos dados da capa, a finalidade do relatório, o nome do curso e a área especializada (à direita). Tamanho da fonte nº 11.

5 Sumário Deve conter três colunas: a da esquerda enumera as divisões e subdivisões do relatório; o da direita indica o número das páginas; a do centro indica os itens do trabalho. Horizontalmente as partes são ligadas por linhas pontuadas.

6 Introdução A introdução apresenta uma visão geral daquilo que será desenvolvido. Deve conter informações de quem fez o relatório, o que contém, onde, quando, como e porque foi feito o estágio. Aborda o assunto de maneira geral e breve. Deve indicar além disso, nome, função e registro do profissional que acompanhou o estagiário.

7 Objetivo Devem anunciar os propósitos do estágio e das atividades desenvolvidas. Exponham- nos através de sentenças breves. Serão subdivididos em gerais e específicos. Os objetivos específicos serão no mínimo cinco.

8 Cronograma Deve conter as atividades desenvolvidas pelo estagiário, o período, a duração em horas. Título centralizado, corpo 12, maiúsculas. Deve conter as atividades realizadas pelo estagiário, o período, a duração em horas.

9 Desenvolvimento Tem como objetivo expor, as idéias principais analisando-as e ressaltando os pormenores mais importantes. As atividades deverão ser separadas em subitens, diante do seu perfil, e numeradas em ordem crescente. Exemplo: 3.1. Subdivisão do título, ou ainda Tópico dentro da subdivisão do título. Caracterização da empresa – Descreva as características do sistema operacional da empresa. Informações: nome da empresa, localização, atividades, organização da empresa (cooperativa, privada, governamental etc.), área da empresa (dimensão), número de funcionários, supervisão (incluindo a formação profissional), produtos comercializados ou serviços prestados, destino da produção, condições de trabalho oferecidas.

10 Conclusão O assunto anunciado na introdução e desenvolvido resultam na conclusão, decorrência lógica e natural de tudo o que a precede. Não é um idéia nova nem sem importância que se acrescenta ao trabalho, não é tampouco um simples resumo do mesmo. Neste espaço, pode-se demonstrar a superação e as dificuldades encontradas durante o estágio ou também para melhorar o aproveitamento e rendimento durante o estágio

11 Referências Bibliográficas São as referências às quais visem complementar relação dos autores e obras consultados por ocasião do estágio. A numeração deve ser feita pela ordem alfabética dos sobrenomes dos autores. Os elementos das referências bibliográficas e da bibliografia devem aparecer na seguinte ordem: 1.Sobrenome do autor com letras maiúsculas; vírgulas; 2.Nome do autor; ponto; 3.Título da obra sublinhado ou em tipo diferente; ponto; 4.Edição; ponto; Ex. 4 ed. 5.Local da publicação; vírgula; 6.Nome da editora; vírgula; 7.Data de publicação, ponto; 8.Página(s) onde se pesquisou. Ex. v p

12 Agradecimentos São opcionais e, quando presentes, devem ocupar uma página apenas.

13 Anexos São todos os materiais que complementam a descrição do relatório, como cronogramas, mapas, gráficos, fotografias, tabelas, etc. E que enriquecem e aumentam a compreensão do relatório. A inclusão ou não desta seção vai depender do nível de abordagem do conteúdo do relatório, porque esta função é comprovar e/ou enriquecer as informações nele contida. Deverão ser enumeradas progressivamente caso haja mais de um, e mencionados no texto, entre parênteses. Ex.: (v. anexo), (v. anexo 3).


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