A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO DAS FOFINHAS Grupo Operativo de apoio clínico e psicológico a mulheres com algum grau de obesidade. U.A.P.S. Santo Antônio dos Campos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO DAS FOFINHAS Grupo Operativo de apoio clínico e psicológico a mulheres com algum grau de obesidade. U.A.P.S. Santo Antônio dos Campos."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO DAS FOFINHAS Grupo Operativo de apoio clínico e psicológico a mulheres com algum grau de obesidade. U.A.P.S. Santo Antônio dos Campos

2 A Idéia Em Novembro de 2009, chega na UAPS um ofício, entre tantos que chegam do nível central, sobre a referência para tratamento de “Obesidade Grave” via TFD (Tratamento Fora de Domicílio). A equipe (Coordenação, Enfermagem e Psicologia) discute o melhor caminho a tomar e, desta discussão, envolve a clínica médica, decidindo criar um trabalho através de grupos operativos.

3

4 O começo da ação Envolvimento de toda a equipe na idéia. Divulgação para todos os usuários. Abertura da agenda para os interessados.

5 Captando as interessadas Participação de todos os servidores da UAPS através da observação, escuta, e muita conversa, Uso de apelos visuais como cartazes em vários pontos da UAPS, O boca a boca, muito importante neste trabalho, As interessadas são agendadas com seus nomes e telefones.

6 Início dos grupos Critérios estabelecidos: Número de pacientes por grupo: aproximadamente 15 mulheres. O primeiro contato será feito com a enfermagem que fará medição, pesagem e cálculo de IMC. As que estiverem com IMC acima dos níveis constantes no protocolo da obesidade grave serão encaminhadas para consulta com o clínico para que ele peça os exames laboratoriais necessários. Agendamento do primeiro encontro do grupo com a Psicóloga. Atualmente incluímos uma palestra com o clínico nesta fase inicial.

7 As reuniões em grupo. Os encontros são conduzidos pela psicóloga, quinzenalmente, onde são abordados temas relevantes que priorizam reflexões sobre como cuidar melhor de si através do despertar e do resgate da auto estima, construindo um convívio interpessoal e afetivo através desta experiência em grupo.

8 Hor á rio DomingoSegunda Ter ç a QuartaQuintaSexta S á bado 07:00 08:00 09:00 10:00 11:00 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00 18:00 19:00 20:00 21:00 22:00 Atividade F í sica Sentimento do dia

9 Continuação da Clínica À medida que os exames vão chegando na UAPS, o retorno com o clínico é marcado. Após a análise dos resultados do exame e do IMC, as pacientes com Obesidade Grave, serão encaminhadas para o tratamento via TFD em Belo Horizonte, caso tenham interesse.

10 PROTOCOLO OBESIDADE I- INVESTIGA Ç ÃO CL Í NICA Determinar Peso e Altura e calcular o í ndice me massa corp ó rea ( IMC) atrav é s da seguinte f ó rmula : Peso/ Altura 2. A partir desse resultado, os pacientes são classificados como: 1- Sobrepeso: IMC >25kg/m 2 e < 30kg/m 2 2- Obesidade I: IMC ³ 30kg/m 2 e < 35kg/m 2 3- Obesidade II: IMC ³ 35kg/m 2 e < 40kg/m 2 4- Obesidade III: IMC ³ 40kg/m 2 II- INVESTIGA Ç ÃO LABORATORIAL: A- Avalia ç ão de altera ç ões metab ó licas associadas: 1- Glicemia Jejum ou TTG ( ver diagn ó stico de Diabetes Melito) 2-Colesterol total e fra ç ões 3-Triglic é rides 4- Á cido Ú rico B- Avalia ç ão de eventuais causas de obesidade 1- TSH ( suspeita de hipotireoidismo) 2- Cortisol Urin á rio + cortisol s é rico ap ó s 1mg de dexametasona ( quando houver suspeita de hipercortisolismo. Ver sessão S í ndrome de Cushing).

11 Nos grupos outros profissionais são bem vindos Outros profissionais também participam dos encontros quinzenais. Já participaram: Duas Nutricionistas: As questões da área de nutrição. Um Farmacêutico: O papel da medicação para emagrecer, e as promessas mirabolantes. Uma Enfermeira: Dicas de cuidados com beleza, como cremes e shampoos fáceis de fazer e de custo reduzido, etc.

12 Dificuldades encontradas Nível cultural da população. Pouca disponibilidade de tempo das usuárias. Pouca disponibilidade do clínico. Carência de profissionais na área de Nutrição.

13 Conclusão É um trabalho muito simples mas que exige muita dedicação e disponibilidade dos profissionais envolvidos. Iniciamos o trabalho em março de 2010 e já estamos trabalhando com o terceiro grupo. Muitas pessoas se inscrevem e não chegam a vir na primeira reunião ou vem nas primeiras e abandonam o grupo.

14 Conclusão Todas as pessoas que têm persistido no grupo têm conseguido resposta positiva, É um processo lento, que depende muito da credibilidade que os profissionais passam, É visível a melhora da auto-estima e, consequente, da qualidade de vida destas pessoas à medida que vão conquistando o objetivo que as trouxe para este trabalho.

15 Conclusão Como é sabido, a obesidade hoje está se tornando um dos maiores problemas de saúde pública em toda a população mundial. É urgente um maior aprendizado de todos os profissionais do setor público nesta área, conduzindo ações que levem a resultados efetivos, minimizando as consequências deste problema.

16 Equipe Válter Murilo Chaves – Farmacêutico, Coordenador da UAPS. Maria Elena de Resende – Psicóloga. Mariza Vieira Coutinho – Enfermeira. Todos os Profissionais da Unidade.

17 Fotos

18


Carregar ppt "GRUPO DAS FOFINHAS Grupo Operativo de apoio clínico e psicológico a mulheres com algum grau de obesidade. U.A.P.S. Santo Antônio dos Campos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google