A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A epopeia no Arcadismo Entre a tradição europeia e o nativismo nacionalista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A epopeia no Arcadismo Entre a tradição europeia e o nativismo nacionalista."— Transcrição da apresentação:

1 A epopeia no Arcadismo Entre a tradição europeia e o nativismo nacionalista

2 A tradição épica A epopeia tradicionalmente é o poema narrativo longo, que relata conquistas e feitos grandiosos de heróis que representam sua nação. Os eventos relatados nas epopeias tradicionais são muito antigos, bastante anteriores à época de sua produção. No século XVI, Camões delineou com Os lusíadas a forma definitiva do texto épico. Esse modelo recebe desde então o nome camoniano.

3 A estrutura camoniana Estrutura lógica Introito ProposiçãoAnuncia o tema e o herói Invocação Pede às Musas inspiração e habilidade para fazer o texto Dedicatória Oferece o texto a alguma figura célebre NarraçãoRelato das ações, propriamente. Epílogo Conclusão dos acontecimentos e avaliação de suas consequências.

4 A estrutura camoniana Estrutura estilística – Divisão do texto em dez cantos (capítulos) – Organização das estrofes em oitavas reais Rimas cruzadas do 1º ao 6º verso e emparelhadas no 7º e 8º (ABABABCC) – Versos decassílabos

5 Caramuru De um varão em mil casos agitados, Que as praias discorrendo do ocidente Descobriu recôncavo afamado Da capital brasílica potente; Do filho do trovão denominado, Que o peito domar soube à fera gente, O valor cantarei na adversa sorte, Pois só conheço herói quem nela é forte.

6 Caramuru (1781) Segue fielmente a tradição épica em todos os elementos. Tributo à terra natal de seu autor, promove uma valorização da natureza brasileira. A recepção da obra foi tão fria que seu autor, Frei José de Santa Rita Durão, reza a lenda, pôs fim aos originais. Narra as aventuras de Diogo Álvares Correia, náufrago português que teve papel essencial na colonização da Bahia.

7 Caramuru Fatos verídicos da obra: – Naufrágio de Diogo e sua proeminência nas tribos indígenas – Viagem para a França, o batismo de Paraguaçu – Importância histórica de ambos, cujos filhos foram sagrados cavaleiros por Tomé de Sousa

8 Caramuru Personagens principais: – Diogo Álvares, o Caramuru – Taparica, pajé dos tupinambás – Gupeva, cacique dos tupinambás – Paraguaçu, filha de Taparica e noiva prometida de Gupeva – Jararaca, cacique dos caetés, apaixonado por Paraguaçu – Moema, índia apaixonada por Diogo


Carregar ppt "A epopeia no Arcadismo Entre a tradição europeia e o nativismo nacionalista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google