A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Massa atômica, massa molecular e número de Avogadro. Cálculo de fórmulas. Soluções e solubilidade. Solução e expressão de concentração. Diluição e mistura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Massa atômica, massa molecular e número de Avogadro. Cálculo de fórmulas. Soluções e solubilidade. Solução e expressão de concentração. Diluição e mistura."— Transcrição da apresentação:

1

2 Massa atômica, massa molecular e número de Avogadro. Cálculo de fórmulas. Soluções e solubilidade. Solução e expressão de concentração. Diluição e mistura de soluções. Termoquímica. Cálculo de ∆H a partir dos calores de formação e energia de ligação.

3 Cinética química 1. Cinética química 2. Equilíbrio químico. Deslocamento de equilíbrio. Equilíbrio químico de eletrólise e lei da diluição de Ostwald. pH e pOH. Hidrólise salina e produto de solubilidad e.

4 Leis ponderais e estequiometria. Impurezas em reagentes. Oxirredução. Pilhas. Espontaneidade de reações e metal de sacrifício. Eletrólise e sua estequiometria. Pressão de vapor e tonoscopia. Ebulioscopia, crioscopia e pressão osmótica. Misturas gasosas e densidades dos gases.

5

6 100 gramas Ácido acético 95,33 mL 100 gramas H 2 O 78,9 gramas 100 mL Etanol 100 mL Introdução

7 Introdução 1.Volume 2.Massa 3.Número de partículas elementares 4.Número de átomos 5.Número de moléculas 6.Número de mols

8

9 Número de massa é a soma de prótons e nêutrons presentes no núcleo atômico. INTEIRO e SEM UNIDADE. Massa atômica são quantas vezes a massa de um átomo é maior que a massa da fração 1/12 do átomo de carbono 12. Média ponderada das massas atômicas.

10 U.M.A.% 35 Cl 34, Cl 36,9825

11 Massa molecular é a soma das massas atômicas dos átomos que compõem a molécula. Ex.: Glicose C 6 H 12 O 6 C : 6.12 = 72 H : 12.1 = 12 O : 6.16 = 96 MM = 180 ( u, uma, gramas)

12 Constante ou número de Avogadro é a quantidade de átomos que se deve “pesar” para se ter uma massa numericamente igual à massa atômica do elemento. 6, Ex.: 6, átomos de carbono para obter 12 gramas ou 6, átomos de enxofre para obter 32 gramas.

13 Mol ou quantidade de matéria é o número de partículas de certa amostra de substância. 1 mol = 6, unidades elementares átomos 6, moléculas íons elétrons

14 Massa molar é a massa em gramas de uma amostra que contém 1 mol de partículas dessa substância, isto é, 6, partículas.

15 Volume Molar é usado para substâncias que se encontram no estado gasoso. Indica qual o volume ocupado por um mol de determinado gás em condições normais de temperatura e pressão (CNTP), ou seja, 0 ºC ou 273 K e 1 atm. Vm = 22,4 L


Carregar ppt "Massa atômica, massa molecular e número de Avogadro. Cálculo de fórmulas. Soluções e solubilidade. Solução e expressão de concentração. Diluição e mistura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google