A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro PROGRAMA REAÇÃO O SOLO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro PROGRAMA REAÇÃO O SOLO."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro PROGRAMA REAÇÃO O SOLO 2 ª SÉRIE 2008

2 ROTEIRO  O SOLO E O MEIO AMBIENTE  O SOLO E OS SERES VIVOS  O SOLO E OS SERES HUMANOS  O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS

3 O SOLO E O MEIO AMBIENTE O solo, também conhecido como terra, tem grande importância para o meio ambiente. É sobre o solo que construímos nossas casas, nossas cidades, nossas estradas e é dele que retiramos parte dos alimentos que consumimos.

4 O SOLO E O MEIO AMBIENTE

5

6 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE) AVALIANDO A PAISAGEM observem o entorno da escola: no tipo de solo, se existe algum tipo de vegetação no local, se existe algum terreno que é utilizado para depósito de lixo ou entulho, se o local é úmido ou é seco. Observe se há algum animal ou inseto no local? Observe as semelhanças e diferenças dos diferentes elementos da paisagem.

7 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE) QUESTÕES  Quais foram as suas observações? Você é capaz de desenhar o que viu?  Percebeu a ação do homem e da natureza sobre a paisagem? Quais?  Você observou as condições do solo no local? Ele teve alguma influência na paisagem observada? E se ele fosse diferente,você acha que a paisagem se modificaria? Muito ou pouco? De que forma?  Você coletou alguma amostra do local observado? Quais? Você é capaz de descrever as características do local onde encontrou essa amostra?

8 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE) EXPLORANDO OS DIFERENTES TIPOS DE SOLO QUAL O TIPO DE SOLO ABSORVE MAIS ÁGUA?

9 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE) QUESTÕES  Os tipos de solo são iguais ou diferentes? O que eles têm de igual e o que eles têm de diferente?  Quando você jogou água nas três amostras, observou alguma diferença?  Por que você acha que aconteceu isso?  Sabendo que impermeável é o solo que não permite a passagem de água e permeável é o solo que permite a passagem de água, você acha que as amostras de solo que investigou são permeáveis ou impermeáveis? Por que?

10 O SOLO E OS SERES VIVOS Os cupins, as minhocas, as formigas, etc, cavam o solo permitindo a entrada de ar. Além disso, mediante suas fezes depositam material orgânico no solo.

11 EXPERIMENTO ( O SOLO E OS SERES VIVOS) QUAL A IMPORTÂNCIA DAS MINHOCAS PARA O SOLO? VOCÊ OBSERVA OS TÚNEIS CAVADOS PELAS MINHOCAS?

12 EXPERIMENTO (SOLO E OS SERES VIVOS) QUESTÕES  Como estava a amostra de solo antes de você colocar as minhocas?  Quando você abriu a caixa como estava o solo? Percebeu alguma diferença?  Você consegue observar a formação de túneis? Como são eles?  Como estavam as folhas? O que você acha que aconteceu?  Você consegue perceber algum cheiro diferente?  Qual a contribuição das minhocas para o solo?

13 O SOLO E OS SERES HUMANOS Principais problemas que afetam o solo: desflorestamento: causado pelo abate de árvores ou incêndios. Poluição dos solos: pelo deposição de lixos.

14 EXPERIMENTOS (O SOLO E OS SERES HUMANOS) GUIA DE ENTREVISTA (VER ANEXO)

15 O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS Investigar o solo para que possamos conhecer os componentes químicos que faltam ou que estão contidos no solo SOLO POBRESOLO RICO

16 EXPERIMENTO (O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS) REGAR COM ÁGUA NORMAL E REGAR COM ÁGUA+SAL QUAL O EFEITO SOBRE AS PLANTAS?, ÁGUAÁGUA + SAL

17 EXPERIMENTOS (O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS ) QUESTÕES  O que aconteceu com a planta que foi regada com água?  O que aconteceu com a planta que foi regada com água e sal?  E se ao invés de ser regada com água e sal a planta fosse colocada num solo rico em sal?


Carregar ppt "Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro PROGRAMA REAÇÃO O SOLO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google