A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SOLO 2ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SOLO 2ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro"— Transcrição da apresentação:

1 O SOLO 2ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro
2008

2 ROTEIRO O SOLO E O MEIO AMBIENTE O SOLO E OS SERES VIVOS
O SOLO E OS SERES HUMANOS O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS

3 O SOLO E O MEIO AMBIENTE O solo, também conhecido como terra, tem grande importância para o meio ambiente. É sobre o solo que construímos nossas casas, nossas cidades, nossas estradas e é dele que retiramos parte dos alimentos que consumimos. 

4 O SOLO E O MEIO AMBIENTE

5 O SOLO E O MEIO AMBIENTE

6 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE)
AVALIANDO A PAISAGEM observem o entorno da escola: no tipo de solo, se existe algum tipo de vegetação no local, se existe algum terreno que é utilizado para depósito de lixo ou entulho, se o local é úmido ou é seco. Observe se há algum animal ou inseto no local? Observe as semelhanças e diferenças dos diferentes elementos da paisagem.

7 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE)
QUESTÕES Quais foram as suas observações? Você é capaz de desenhar o que viu? Percebeu a ação do homem e da natureza sobre a paisagem? Quais? Você observou as condições do solo no local? Ele teve alguma influência na paisagem observada? E se ele fosse diferente,você acha que a paisagem se modificaria? Muito ou pouco? De que forma? Você coletou alguma amostra do local observado? Quais? Você é capaz de descrever as características do local onde encontrou essa amostra?

8 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE)
EXPLORANDO OS DIFERENTES TIPOS DE SOLO QUAL O TIPO DE SOLO ABSORVE MAIS ÁGUA?

9 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE)
QUESTÕES Os tipos de solo são iguais ou diferentes? O que eles têm de igual e o que eles têm de diferente? Quando você jogou água nas três amostras, observou alguma diferença? Por que você acha que aconteceu isso? Sabendo que impermeável é o solo que não permite a passagem de água e permeável é o solo que permite a passagem de água, você acha que as amostras de solo que investigou são permeáveis ou impermeáveis? Por que?

10 O SOLO E OS SERES VIVOS Os cupins, as minhocas, as formigas, etc, cavam o solo permitindo a entrada de ar. Além disso, mediante suas fezes depositam material orgânico no solo.

11 EXPERIMENTO ( O SOLO E OS SERES VIVOS)
QUAL A IMPORTÂNCIA DAS MINHOCAS PARA O SOLO? VOCÊ OBSERVA OS TÚNEIS CAVADOS PELAS MINHOCAS?

12 EXPERIMENTO (SOLO E OS SERES VIVOS)
QUESTÕES Como estava a amostra de solo antes de você colocar as minhocas? Quando você abriu a caixa como estava o solo? Percebeu alguma diferença? Você consegue observar a formação de túneis? Como são eles? Como estavam as folhas? O que você acha que aconteceu? Você consegue perceber algum cheiro diferente? Qual a contribuição das minhocas para o solo?

13 O SOLO E OS SERES HUMANOS
Principais problemas que afetam o solo: desflorestamento: causado pelo abate de árvores ou incêndios. Poluição dos solos: pelo deposição de lixos.

14 EXPERIMENTOS (O SOLO E OS SERES HUMANOS)
GUIA DE ENTREVISTA (VER ANEXO)

15 O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS
Investigar o solo para que possamos conhecer os componentes químicos que faltam ou que estão contidos no solo SOLO RICO SOLO POBRE

16 EXPERIMENTO (O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS)
REGAR COM ÁGUA NORMAL E REGAR COM ÁGUA+SAL QUAL O EFEITO SOBRE AS PLANTAS? ÁGUA ÁGUA + SAL ,

17 EXPERIMENTOS (O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS )
QUESTÕES O que aconteceu com a planta que foi regada com água? O que aconteceu com a planta que foi regada com água e sal? E se ao invés de ser regada com água e sal a planta fosse colocada num solo rico em sal?


Carregar ppt "O SOLO 2ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google