A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA."— Transcrição da apresentação:

1 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

2 A poluição atmosférica é o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos, ou gasosos, provenientes sobretudo da atividade do Homem. Os problemas mais graves de contaminação do ar surgem nas cidades e áreas com um grande nível de industrialização, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, fato que merece a nossa preocupação.

3 Concentração dos poluentes:
Reduz- a medida que são dispersos na atmosfera Dependem: * fatores climatológicos como, temperatura,velocidade e direção dos ventos. * topografia local; montanhas, vales, regiões litorânea,etc.

4 Algumas medidas políticas:
Protocolo de Kyoto Protocolo de Montreal ECO 92 Rio + 20

5 Consequências da poluição atmosférica
SMOG –partículas de poeira Esta expressão vem do inglês... smoke (fumaça)   +   fog (neblina)   =   smog

6 Smog fotoquímico ocorre em dias quentes e secos
Smog fotoquímico ocorre em dias quentes e secos. É formado por gases de escapamentos, principalmente NO2 e hidrocarbonetos. Na presença de luz solar ... NO2   +   O2   =>   NO   +   O3 NO   +   O2   =>   NO2   +   ½ O2 1/2 O2   +   O2   =>   O3 O smog fotoquímico tem a coloração castanha característica do NO2. Os catalisadores automotivos convertem hidrocarbonetos e o NO2 em compostos não tóxicos, mas que contribuem para o efeito estufa. CxHy (hidrocarboneto) + O2 => CO2 + H2O (catalisador) 2 NO2 + 2 CO => N2 + 2 CO2 (catalisador) 2 NO2 + 3 CO => N2O + 3 CO2 (catalisador)

7 NO2 + O2 => NO + O3 (presença de luz solar)
O NO2  pode reagir com o oxigênio do ar na baixa atmosfera gerando ozônio. NO2   +   O2   =>   NO   +   O3   (presença de luz solar) O ozônio é importante na camada de proteção contra radiação ultravioleta  na alta atmosfera. No entanto, na baixa atmosfera, é considerado um poluente grave, podendo causar irritação dos olhos e garganta e queimaduras nas folhas das plantas. 

8 Chuva ácida

9 álcool etílico < gasolina < querosene < óleo diesel
Poluentes que são jogados diretamente no meio ambiente são conhecidos como poluentes primários. Poluentes que são gerados a partir de alterações nos poluentes primários, no próprio meio ambiente, são conhecidos como poluentes secundários. Os óxidos são gerados a partir de diversas atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis. Vários destes óxidos têm impacto ambiental importante sobre o meio ambiente. Ordem crescente de impacto ambiental causado pelos diversos combustíveis... álcool etílico <  gasolina  < querosene  < óleo diesel A grande desvantagem dos combustíveis derivados de petróleo é a presença de compostos de enxofre, que quando queimam nos motores originam SO2, que tem papel importante na formação da chuva ácida.

10 N2 + O2 => 2 NO (no motor dos veículos)
A queima de combustíveis fósseis, como carvão e derivados de petróleo, gera a emissão dos gases CO2, CO, SO2 e NO2. Os gases SO2 e NO2 podem originar chuva ácida interagindo na atmosfera através das seguintes reações: O SO2 e a chuva ácida 2 SO2   +   O2   =>   2 SO3 SO3   +   H2O   =>   H2SO4 O NO2 e a chuva ácida N2   +   O2   =>   2 NO  (no motor dos veículos) 2 NO   +   O2   =>   2 NO2 2 NO2   +   H2O   => HNO3   +   HNO2

11

12 Chuva ácida em situação de ausência de poluição e presença de raios
A chuva também pode ser ácida em ausência de poluição quando ocorrem raios. As seguintes reações podem ser desencadeadas: Chuva ácida em situação de ausência de poluição e presença de raios N2   +   O2   =>   2 NO   (provocada pelos raios) 2 NO   +   O2   =>   2 NO2 2 NO2   +   H2O   => HNO3   +   HNO2

13 Efeito Estufa

14

15 EFEITO ESTUFA Gases como o gás carbônico (CO2), o metano (CH4) e o vapor d'água (H2O) funcionam como uma cortina de gás que vai da superfície da Terra em direção ao espaço, impedindo que a energia do sol absorvida pela Terra durante o dia seja emitida de volta para o espaço. Sendo assim, parte do calor fica “aprisionado” próximo da Terra (onde o ar é mais denso), o que faz com que a temperatura média do nosso planeta seja em torno de 15°C. A esse fenômeno de aquecimento da Terra dá-se o nome de efeito estufa.

16 Os gases responsáveis Dióxido de Carbono(CO2) O CO2 é responsável por cerca de 64% do efeito estufa –combustão de combustíveis fósseis Clorofluorcarbono (CFC) São usados em sprays, motores de aviões, plásticos e solventes utilizados na indústria eletrônica. Responsável pela destruição da camada de ozônio. Também é responsável por cerca de 10% do efeito estufa.

17 Metano (CH4) Produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras
Metano (CH4) Produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras. É responsável por cerca de 19 % do efeito estufa. Ácido nítrico (HNO3) Produzido pela combustão da madeira e de combustíveis fósseis, pela decomposição de fertilizantes químicos e por micróbios. É responsável por cerca de 6% do efeito estufa.


Carregar ppt "POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google