A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SISTEMA CIRCULATÓRIO. COM ESTA ACTIVIDADE, DEVERÁS SER CAPAZ DE: - Conhecer alguns dos órgãos do sistema circulatório. - Identificar fenómenos relacionados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SISTEMA CIRCULATÓRIO. COM ESTA ACTIVIDADE, DEVERÁS SER CAPAZ DE: - Conhecer alguns dos órgãos do sistema circulatório. - Identificar fenómenos relacionados."— Transcrição da apresentação:

1 O SISTEMA CIRCULATÓRIO

2 COM ESTA ACTIVIDADE, DEVERÁS SER CAPAZ DE: - Conhecer alguns dos órgãos do sistema circulatório. - Identificar fenómenos relacionados com a circulação sanguínea. - Compreender a relação entre a circulação sanguínea e outros órgãos do corpo humano. - Conhecer alguns dos órgãos do sistema circulatório. - Identificar fenómenos relacionados com a circulação sanguínea. - Compreender a relação entre a circulação sanguínea e outros órgãos do corpo humano.

3 MATERIAIS - Réguas de papel; - Relógio com ponteiro de segundos; - Folhas de apontamentos. - Réguas de papel; - Relógio com ponteiro de segundos; - Folhas de apontamentos.

4 Procedimento Elabora algumas frases com o que já sabes sobre o coração humano. 2 - Coloca as mãos, com a palma para cima, sobre a tua mesa de trabalho. 3 - Abre e fecha uma das tuas mãos durante um minuto. Quantas vezes és capaz de abrir e fechar a mão num minuto? 4 - Observa e regista (mesmo que te sintas cansado, continua até se completar um minuto). 1 - Elabora algumas frases com o que já sabes sobre o coração humano. 2 - Coloca as mãos, com a palma para cima, sobre a tua mesa de trabalho. 3 - Abre e fecha uma das tuas mãos durante um minuto. Quantas vezes és capaz de abrir e fechar a mão num minuto? 4 - Observa e regista (mesmo que te sintas cansado, continua até se completar um minuto).

5 Pensa… 1 - Que orgão do teu corpo foi representado pela tua mão? 2 - A que sistema pertence esse órgão? 3 - Refere outros componentes desse sistema. 4 - O que se pretendeu representar com o acto de abrir e fechar a mão? 1 - Que orgão do teu corpo foi representado pela tua mão? 2 - A que sistema pertence esse órgão? 3 - Refere outros componentes desse sistema. 4 - O que se pretendeu representar com o acto de abrir e fechar a mão?

6 Procedimento Com uma fita métrica, mede o tamanho do teu punho. Mede também o tamanho do punho de um adulto (o pai, por exemplo) e compara-o com o teu. 2 - O que podes concluir relativamente ao tamanho do órgão representado pelo pulso de ambos? 1 - Com uma fita métrica, mede o tamanho do teu punho. Mede também o tamanho do punho de um adulto (o pai, por exemplo) e compara-o com o teu. 2 - O que podes concluir relativamente ao tamanho do órgão representado pelo pulso de ambos?

7 Procedimento Mede agora a tua pulsação. Regista o valor medido. Repete o mesmo procedimento três ou quatro vezes. 2 - Regista. 3 - Imagina que, em vez de estares sentado em repouso, estavas a andar. O que pensas que aconteceria ao valor da tua pulsação? 4 - Completa a seguinte afirmação, que traduz a tua hipótese: “Se a actividade física aumenta, então as pulsações ______________________.”  1 - Mede agora a tua pulsação. Regista o valor medido. Repete o mesmo procedimento três ou quatro vezes. 2 - Regista. 3 - Imagina que, em vez de estares sentado em repouso, estavas a andar. O que pensas que aconteceria ao valor da tua pulsação? 4 - Completa a seguinte afirmação, que traduz a tua hipótese: “Se a actividade física aumenta, então as pulsações ______________________.” 

8 Procedimento Mede agora a tua pulsação a andar e, depois, correndo no mesmo sítio. 2 - A tua hipótese estava correcta? 3 - Tenta explicar por que razão a tua pulsação é diferente quando estás em repouso ou a andar.  1 - Mede agora a tua pulsação a andar e, depois, correndo no mesmo sítio. 2 - A tua hipótese estava correcta? 3 - Tenta explicar por que razão a tua pulsação é diferente quando estás em repouso ou a andar. 

9 Referências PROGRAMA CIENTIFICO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTUGUÊS: Bloco 1, Descoberta de Si Próprio, 3º e 4º Ano, 2. O Corpo. In x x (acedida em 18/04/2009, às 12.00h) PROGRAMA CIENTIFICO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTUGUÊS: Bloco 1, Descoberta de Si Próprio, 3º e 4º Ano, 2. O Corpo. In x x (acedida em 18/04/2009, às 12.00h)


Carregar ppt "O SISTEMA CIRCULATÓRIO. COM ESTA ACTIVIDADE, DEVERÁS SER CAPAZ DE: - Conhecer alguns dos órgãos do sistema circulatório. - Identificar fenómenos relacionados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google