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Fábio Chicout

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Apresentação em tema: "Fábio Chicout"— Transcrição da apresentação:

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2 Fábio Chicout (fcfmc@cin.ufpe.br)
Six Sigma Fábio Chicout

3 Agenda Um pouco de História; O que é e porquê 6s?
Objetivos e Métricas; Pessoas do 6s;

4 História Motorola percebe que destinava até 20% na correção de defeitos; Em 1986, Bill Smith definiu o conceito de defeitos por oportunidade; Motorola reduz erros de produto a 1/20 do que era antes, Prêmio Malcolm Baldrige National Quality Award, em 1988; Em 1996, a GE adotou o 6S propondo-se a atingir nível máximo em todos os processos; Defeitos por oportunidade ou defeitos por Unidade. A motorola passou então a monitorar esse indicador. A adoção do 6sigma pela GE (Jack Welch) foi um forte impulso para sua divulgação.

5 Origem do Seis Sigma A IBM foi uma das primeiras empresas a implantar as técnicas do Seis Sigma, seguindo a Motorola; Este trabalho resultou, também, no Prêmio Malcolm Baldrige National Quality Award, em 1990; A partir daí o “SIX SIGMA” começou rapidamente a se tornar um fator crítico de sucesso; Observou-se que o processo poderia ser aplicado em qualquer organização visto sua versatilidade.

6 Origem do Seis Sigma Quando Jack Welch tornou-se CEO da General Electric Company, em 1991, um dos primeiros itens de sua agenda foi a reestruturação de toda a organização; As 12 unidades de negócio da GE deveriam utilizar processos baseados em Seis Sigma; Em 1995 a GE começou seu programa com média de qualidade de 3 Sigma; Antes de 1997, subiu para 3,5 Sigmas; Este aumento de qualidade transformou a GE, de uma empresa de 25 bilhões de Dólares em uma empresa de 90 Bilhões e alta rentabilidade.

7 O que é Seis Sigma? Não!!!! 3,4 PPM Defeituosos LIE LSE
É uma metodologia estruturada para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos; com uma forte base em conhecimento de processos e através da redução da variabilidade dos processos. Outro programa para cortar e reduzir custos?.. O Processo Seis Sigma tem como foco: Redução do tempo de ciclo; Redução drástica de defeitos; e Satisfação dos clientes. Somente um monte de cálculos estatísticos que ninguém entende?.. Não!!!!

8 Seis Sigma O conceito estatístico, primeiramente, considera que o comportamento do processo segue a distribuição normal de probabilidades; Baseado nesta premissa, busca-se reduzir gradativamente a variabilidade de um processo até que se atinja um fator de 99,99966% de sucesso ou seja 3,4 PPM (Seis vezes o desvio padrão);

9 (Causas especiais eliminadas)
Processo sob controle (Causas especiais eliminadas) Tempo Processo fora controle (Presença de causas especiais)

10 Qualidade Potencial - Qualidade Atual = Perda;
No 6S, qualidade não tem a ver com conformidade com resoluções internas; Qualidade Potencial - Qualidade Atual = Perda; Qualidade diretamente ligada com o nível sigma; Qualidade Potencial -> é o valor máximo possível que pode ser adicionado por unidade de entrada Qualidade Atual -> é o valor atual adicionado por unidade de entrada.

11 Objetivos Produção virtualmente livre de erros;
Qualidade de um sistema está diretamente relacionada ao nível atingido no processo. Empresas operando no nível 6 gastam menos de 5% das receitas

12 Pessoas no 6s Leadership Champions & Sponsors Black Belts Green Belts
Master Black Belts Six Sigma champions are high-level individuals who understand Six Sigma and are committed to its success. In all organizations, champions also include informal leaders who use Six Sigma in their day-to-day work and communicate the Six Sigma message at every opportunity. Sponsors are owners of processes and systems who help initiate and coordinate Six Sigma improvement activities in their areas of responsibilities. Six Sigma Black Belts work to extract actionable knowledge from an organization’s information warehouse. Obviously, the skills and training of Six Sigma Black Belts must be enabled by an investment in software and hardware. It makes no sense to hamstring these experts by saving a few dollars on computers or software. Green Belts are Six Sigma project leaders capable of forming and facilitating Six Sigma teams and managing Six Sigma projects from concept to completion. This is the highest level of technical and organizational proficiency is the Master Black Belts title. They provide technical leadership of the Six Sigma program. Thus, they must know everything the Black Belts knows, as well as additional skills vital to the success of the Six Sigma program. The additional skill might be deep understanding of the mathematical theory on which the statistical methods are based. Or, perhaps, a gift for project management, coaching skills to help Black Belts, teaching skills, or program organization at the enterprise level. Master Black Belts must be able to assist Black Belts in applying the methods correctly in unusual situations, especially advanced statistical methods.

13 DPMO = defects per million oportunities;
A tabela mostra o sigma level por elemento de processo; Assume that you have the data on key processes in a technical support call center operation shown in Table 1.2. It is very important to understand that the requirements shown in this table are derived from customer input. For example, in Table 1.2, the 5 minute hold time requirement assumes that we have surveyed customers and found that they are willing to accept hold times of 5 minutes or less. Likewise, we have data to indicate that support engineers rated higher than 5 are acceptable to customers. ‘‘Problem resolved’’ means that the customer told us his problem was resolved.

14 Implementando

15 Estudo da Capacidade do processo
O estudo da Capacidade do Processo é um dos maiores passos do processo de melhoria continua. Tem três objetivos: Obter Processo estável Reduzir a variabilidade das saídas dos processos chaves Melhorar a capacidade dos processos através da redução da variação e centralizando o processo no seu valor alvo

16 Estudo da capacidade do Processo
Um estudo da Capacidade do Processo geralmente consiste em quatro passos: Passo 1: Verificar se o processo é estável; Passo 2: Verificar se a distribuição dos dados é normal; Passo 3: Calcular os Índices de Capacidade - Cp e Cpk ; Determinar o Nível de Qualidade Sigma Passo 4: Fazer recomendações para a melhoria do Processo

17 Passo 2: Determinar os estão sob a distribuição Normal
Em estudo de Capacidade de Processo, a correta interpretação dos Índices de Capacidade requer que medidas base tenham aproximadamente uma Distribuição Normal. Distribuição Normal: Se uma variável aleatória contínua tem a distribuição com o gráfico simétrico e em forma de sino e que pode ser descrito pela equação dizemos que ela tem uma Distribuição Normal.

18 Passo 3: Índices de Capacidade
Um processo capaz é aquele no qual todas as medidas da população estão dentro dos limites de especificação inferior e superior. Upper and Lower Standards (Specifications) Single Standard (Specification) Spec (Lower) Spec (Upper) In Spec Out of Spec Probability Spec Out of Spec In Spec Probability

19 Índices de Capacidade Capacidade é definida como a habilidade de um processo de produzir saídas que atendem as especificações determinadas pelo cliente. Um processo capaz é aquele no qual a distribuição das medidas de saída dos processos estão centradas no alvo, e uma porcentagem muito alta das medidas estão dentro dos limites de especificação.

20 Usos dos Índices de Capacidade
Podem ser usados para prover: Um método de rastrear as melhorias relativas de um processo individual ao longo do tempo; Um método para estimar a percentagem de defeitos de um produto não conforme; Um meio de comparar a capacidade de vários processos, cada um com diferentes unidades de medidas e diferentes especificações; Um meio para identificar o processo mais necessitado de melhoria; Um conjunto de critérios de qualificação para avaliar fornecedores

21 Variabilidade Atual do Processo
Definição de Cp Variabilidade Permitida do Processo Cp = Variabilidade Atual do Processo Atual Permitido

22 Definição de Cpk Capacidade ajustada dos processos
Spec (LIE) m Spec (LSE) Distância entre a média da população e a especificação limite mais próxima (|m-LSE|). Esta distância dividida por 3s é Cpk. Expresso matematicamente temos: Cp não leva em conta a proximidade dos meios para a especificação central Cp é insuficiente para descrever a capacidade de um processo conforme a especificação

23 Como calcular o Sigma Medida entre a média e a especificação mais próxima (LIE ou LSE) em quantidade de desvios-padrão (s), utilizando a norma reduzida (z). m s LIE 6s 6s P(X<LIE) = P(z < -6) = 1,25 ppm P(X>LSE) = P(z < 6) = 1,25 ppm Índice Cpk = 2

24 Capacidade Potencial do Processo
Como calcular o Sigma Como é difícil manter um processo sempre centralizado, já que a longo prazo, vários fatores provocam seu deslocamento (shift) para cima ou para baixo, a metodologia Seis Sigma validou empiricamente que esse shift da produção era aproximadamente 1,5 desvios padrão. ZCP = ZLP + 1,5 m 1,5s LIE 7,5s 4,5s 3,4 ppm ~0 ppm P(X<LSE) = P(z > 4,5) = 3,4 ppm O Capacidade Potencial do Processo

25 (percentual do faturamento da empresa)
Qualidade Seis Sigma Nível da qualidade Defeitos por milhão (ppm) Percentual conforme Custo da não qualidade (percentual do faturamento da empresa) Dois sigma 69,15 Não se aplica Três sigma 66.807 93,32 25 a 40% Quatro sigma 6.210 99,3790 15 a 25% Cinco sigma 233 99,97670 5 a 15% Seis sigma 3,4 99,999660 < 1%

26 DMAIC Define Measure Analyse Improve Control Define the goals of the improvement activity. The most important goals are obtained from customers. At the top level the goals will be the strategic objectives of the organization, such as greater customer loyalty, a higher ROI or increased market share, or greater employee satisfaction. At the operations level, a goal might be to increase the throughput of a production department. At the project level goals might be to reduce the defect level and increase throughput for a particular process. Obtain goals from direct communication with customers, shareholders, and employees. Measure the existing system. Establish valid and reliable metrics to help monitor progress towards the goal(s) defined at the previous step.


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