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Vanessa FortesAula 141 Seis Sigmas é um Alvo de Performance.

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1 Vanessa FortesAula 141 Seis Sigmas é um Alvo de Performance

2 Vanessa FortesAula 142 SIX SIGMA – HISTÓRICO Criado pela Motorola na década de 80 Criado pela Motorola na década de 80 Adotado mundialmente por diversas empresas Adotado mundialmente por diversas empresas –Allied Signal –General Electric –Polaroid –Asea Brown Boveri –Kodak –Citicorp –Nokia –Sony –Toshiba, etc. Chega ao Brasil na segunda metade da década de 90 Chega ao Brasil na segunda metade da década de 90 Interesse crescente no mundo e no Brasil Interesse crescente no mundo e no Brasil

3 Vanessa FortesAula 143 SIX SIGMA Estratégia gerencial Estratégia gerencial Altamente quantitativa Altamente quantitativa Caracterizada por uma abordagem sistêmica Caracterizada por uma abordagem sistêmica Metodologia para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos Metodologia para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos Baseado em um forte conhecimento de processos através da redução da variabilidade Baseado em um forte conhecimento de processos através da redução da variabilidade Tem como objetivo aumentar drasticamente a lucratividade das empresas Tem como objetivo aumentar drasticamente a lucratividade das empresas –por meio da otimização de produtos e processos –com o conseqüente incremento da satisfação de clientes e consumidores

4 Vanessa FortesAula 144 SIX SIGMA Metodologia para melhoria de processos que faz com que se atinjam níveis de defeitos de 3,4 ppm para as características críticas de qualidade Metodologia para melhoria de processos que faz com que se atinjam níveis de defeitos de 3,4 ppm para as características críticas de qualidade Filosofia de negócios que visa a obtenção de produtos virtualmente livres de defeitos Filosofia de negócios que visa a obtenção de produtos virtualmente livres de defeitos Redução da variabilidadeDiminuição de Custos Conhecimento dos processos Aumento de rendimento Satisfação dos clientes Aumento de vendasDados e fatos Ciclo DMAIC

5 Vanessa FortesAula 145 SIX SIGMA

6 Vanessa FortesAula 146 Líder Champion Master Black Belt (MBB) Black Belts (BB) Green Belts (GB) Membros dos times de projeto É responsável por coordenar o roteiro do negócio para atingir 6 sigma. Seleciona projetos, controla e alivia as tensões dos projetos. É o mentor, treinador e conselheiro dos Black Belts e outros na organização. É o lider dos times que implementam a metodologia 6 sigma nos projetos. Introduz a metodologia e ferramentas para os membros dos times e a organização como um todo Desenvolvem os projetos pequenos, bem sucedidos e focados nas unidades organizacionais. Participam nos times de trabalho. Dão sustento para atingir todas as metas ( cronograma, recursos ) Espera-se que utilizem as ferramentas para o seu dia a dia no trabalho. Six Sigma - Papéis e Responsabilidades

7 Vanessa FortesAula 147 Sigma = = Desvio padrão Eixo graduado em Sigma 68,27 % 95,45 % 99,73 % 99,9937 % 99, % 99, % total: ppm ppm ppm 63 ppm 0,57 ppm 0,002 ppm entre + / - 1 entre + / - 1 entre + / - 2 entre + / - 2 entre + / - 3 entre + / - 3 entre + / - 4 entre + / - 4 entre + / - 5 entre + / - 5 entre + / - 6 entre + / - 6 LICLSC 2 Sigma 6 Sigma

8 Vanessa FortesAula 148 Comparação entre QUATRO SIGMA e a performance SEIS SIGMA Quatro Sigma (99,38% conforme) Sete horas de falta de energia elétrica por mês Uma hora de falta de energia elétrica a cada 34 anos operações cirúrgicas incorretas por semana 1,7 operação cirúrgica incorreta por semana cartas extraviadas para cada cartas postadas Uma carta extraviada para cada cartas postadas Quinze minutos de fornecimento de água não potável por dia Um minuto de fornecimento de água não potável a cada sete meses Seis Sigma (99,9999% conforme) Um canal de TV 1,68 horas fora do ar por semana Uma aterrisagem de emergência no aeroporto de Guarulhos por dia Um canal de TV 1,8 segundos fora do ar por semana Uma aterrisagem de emergência em todos os aeroportos do Brasil a cada cinco anos

9 Vanessa FortesAula Alta Variação + Pobre centralização = Alto índice de Defeitos Baixa Variação + Centralização = Baixo índice de Defeitos

10 Vanessa FortesAula 1410

11 Vanessa FortesAula 1411 Processo do Seis Sigma DMAIC Controlar Implementar / Melhorar Analisar Medir Identificar / Definir Definir o Problema / projeto Medir o processo / projeto Usar os dados para definir o foco nos problemas críticos Identificar as melhorias Implementar o plano Estabelecer os controles para sustentar as melhorias Controlar Controlar Melhorar MelhorarAnalisarMedirDefinir

12 Vanessa FortesAula 1412 SuppliersInputsProcessOutputsCustomers

13 Vanessa FortesAula 1413

14 Vanessa FortesAula 1414

15 Vanessa FortesAula 1415

16 Vanessa FortesAula 1416

17 Vanessa FortesAula 1417 Correspondência entre o Método DMAIC e o Ciclo PDCA P lan D o C heck A ct


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