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Seis Sigmas é um Alvo de Performance

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Apresentação em tema: "Seis Sigmas é um Alvo de Performance"— Transcrição da apresentação:

1 Seis Sigmas é um Alvo de Performance
Vanessa Fortes Aula 14

2 SIX SIGMA – HISTÓRICO Criado pela Motorola na década de 80
Adotado mundialmente por diversas empresas Allied Signal General Electric Polaroid Asea Brown Boveri Kodak Citicorp Nokia Sony Toshiba, etc. Chega ao Brasil na segunda metade da década de 90 Interesse crescente no mundo e no Brasil Vanessa Fortes Aula 14

3 SIX SIGMA Estratégia gerencial Altamente quantitativa
Caracterizada por uma abordagem sistêmica Metodologia para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos Baseado em um forte conhecimento de processos através da redução da variabilidade Tem como objetivo aumentar drasticamente a lucratividade das empresas por meio da otimização de produtos e processos com o conseqüente incremento da satisfação de clientes e consumidores Vanessa Fortes Aula 14

4 SIX SIGMA Metodologia para melhoria de processos que faz com que se atinjam níveis de defeitos de 3,4 ppm para as características críticas de qualidade Filosofia de negócios que visa a obtenção de produtos virtualmente livres de defeitos Redução da variabilidade Diminuição de Custos Conhecimento dos processos Ciclo DMAIC Satisfação dos clientes Aumento de rendimento Dados e fatos Aumento de vendas Vanessa Fortes Aula 14

5 SIX SIGMA Vanessa Fortes Aula 14

6 Six Sigma - Papéis e Responsabilidades
É responsável por coordenar o roteiro do negócio para atingir 6 sigma. Seleciona projetos, controla e alivia as tensões dos projetos. Líder Champion É o mentor, treinador e conselheiro dos Black Belts e outros na organização. Master Black Belt (MBB) É o lider dos times que implementam a metodologia 6 sigma nos projetos. Introduz a metodologia e ferramentas para os membros dos times e a organização como um todo Black Belts (BB) Green Belts (GB) Desenvolvem os projetos pequenos, bem sucedidos e focados nas unidades organizacionais. Membros dos times de projeto Participam nos times de trabalho. Dão sustento para atingir todas as metas ( cronograma, recursos ) Espera-se que utilizem as ferramentas para o seu dia a dia no trabalho. Vanessa Fortes Aula 14

7 Sigma =  = Desvio padrão
-7 -6 -5 -4 -3 -2 -1 1 2 3 4 5 6 7 Eixo graduado em Sigma 68,27 % 95,45 % 99,73 % 99,9937 % 99, % 99, % total: ppm ppm ppm 63 ppm 0,57 ppm 0,002 ppm entre + / - 1 entre + / - 2 entre + / - 3 entre + / - 4 entre + / - 5 entre + / - 6 LIC LSC 2 Sigma 6 Sigma Vanessa Fortes Aula 14

8 Comparação entre QUATRO SIGMA e a performance SEIS SIGMA
Quatro Sigma (99,38% conforme) Sete horas de falta de energia elétrica por mês Uma hora de falta de energia elétrica a cada 34 anos 5.000 operações cirúrgicas incorretas por semana 1,7 operação cirúrgica incorreta por semana 3.000 cartas extraviadas para cada cartas postadas Uma carta extraviada para cada cartas postadas Quinze minutos de fornecimento de água não potável por dia Um minuto de fornecimento de água não potável a cada sete meses Seis Sigma (99,9999% conforme) Um canal de TV 1,68 horas fora do ar por semana Uma aterrisagem de emergência no aeroporto de Guarulhos por dia Um canal de TV 1,8 segundos fora do ar por semana Uma aterrisagem de emergência em todos os aeroportos do Brasil a cada cinco anos Vanessa Fortes Aula 14

9 Alta Variação + Pobre centralização = Alto índice de Defeitos
5 4 3 2 1 Requisitos do Processo Defeitos do Processo Dados do Processo Dados da Distribuição 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1 Alta Variação + Pobre centralização = Alto índice de Defeitos Baixa Variação + Centralização = Baixo índice de Defeitos Vanessa Fortes Aula 14

10 Vanessa Fortes Aula 14

11 Processo do Seis Sigma DMAIC
Controlar Implementar / Melhorar Analisar Medir Identificar / Definir Definir o Problema / projeto Medir o processo / projeto Usar os dados para definir o foco nos problemas críticos Identificar as melhorias Implementar o plano Estabelecer os controles para sustentar as melhorias Controlar Melhorar Analisar Medir Definir Vanessa Fortes Aula 14

12 Suppliers Inputs Process Outputs Customers
Vanessa Fortes Aula 14

13 Vanessa Fortes Aula 14

14 Vanessa Fortes Aula 14

15 Vanessa Fortes Aula 14

16 Vanessa Fortes Aula 14

17 Correspondência entre o Método DMAIC e o Ciclo PDCA
Plan Do Check Act Vanessa Fortes Aula 14


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