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17/12/2014 PMP - Project Management Program Ementa-1 Cotia I |Cotia II MatériaExtraPeso 18/08|20/08 Apresentação do Programa e Introdução da Matéria 25/08|27/08.

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1 17/12/2014 PMP - Project Management Program Ementa-1 Cotia I |Cotia II MatériaExtraPeso 18/08|20/08 Apresentação do Programa e Introdução da Matéria 25/08|27/08 Ciclo de vida, organização e normas do projeto 01/09|03/09 Gerenciamento de integração do projetoSimulado I10 08/09|10/09 Gerenciamento escopo do projetoSimulado II10 15/09|17/09Gerenciamento do tempo do projeto Simulado III10 22/09|24/09 AD-1Trabalho I /09|01/10 Gerenciamento de custos do projetoSimulado IV10 06/10|08/10 Gerenciamento de qualidade do projetoSimulado V10 13/10|15/10 Gerenciamento de recursos humanos do projetoSimulado VI10 20/10|22/10 Gerenciamento de comunicação do projetoSimulado VII10 27/10|29/10 AD /11|05/11 Gerenciamento de riscos do projetoSimulado VIII10 10/11|12/11 Gerenciamento de aquisição do projetoSimulado IX10 17/11|19/11RevisãoTrabalho II10 24/11|26/11AC 01/12|03/12 Prova Substitutiva 08/12|10/12Prova Exame /15 10

2 17/12/2014 PMP - Project Management Program Mapeamento dos Processos Processos da área de conhecimentos IniciaçãoPlanejamento (Plan) Execução (Do) Monitoração e Controle (Control+Action) Encerra- mentoIntegração 4.1 Desenvolvimento do termo de abertura 4.2 Desenvolvimento da declaração do escopo preliminar do projeto 4.3 Desenvolvimento do plano de gerenciamento do do projeto 4.4 Orientar e gerenciar a execução do projeto 4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto 4.6 Controle integrado de mudanças 4.7 Encerrar o projeto

3 17/12/2014 PMP - Project Management Program Mapeamento dos Processos Processos da área de conhecimentos IniciaçãoPlanejamento (Plan) Execução (Do) Monitoração e Controle (Control+Action) Encerra- mentoEscopo 5.1 Planejamento do Escopo 5.2 Definição do Escopo 5.3 Criação da EAP 5.4 Verificação do Escopo 5.5 Controle do Escopo

4 17/12/2014 PMP - Project Management Program Mapeamento dos Processos Processos da área de conhecimentos IniciaçãoPlanejamento (Plan) Execução (Do) Monitoração e Controle (Control+Action) Encerra- mentoTempo 6.1 Definição da Atividade 6.2 Seqüenciamento de Atividades 6.3 Estimativa de recursos de Atividade 6.5 Desenvolvimento do Cronograma 6.6 Controle do Cronograma 6.4 Estimativa de Duração da Atividade

5 17/12/2014 PMP - Project Management Program Mapeamento dos Processos Processos da área de conhecimentos IniciaçãoPlanejamento (Plan) Execução (Do) Monitoração e Controle (Control+Action) Encerra- mentoCustos 7.1 Estimativa de Custos 7.2 Orçamentação 7.3 Controle de Custos Qualidade 8.1 Planejamento da qualidade 8.2 Realizar a garantia da qualidade 8.3 Realizar o controle da qualidade Recursos Humanos 9.1 Planejar Recursos Humanos 9.2 Contratar ou Mobilizar Equipe do Projeto 9.3 Desenvolver a Equipe do Projeto 9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto

6 17/12/2014 PMP - Project Management Program PMBok Área de Conhecimento

7 17/12/2014 PMP - Project Management Program Mapeamento dos Processos Processos da área de conhecimentos IniciaçãoPlanejamento (Plan) Execução (Do) Monitoração e Controle (Control+Action) Encerra- mentoComunicação 10.1 Planejamento das comunicações 10.2 Distribuição das Informações 10.3 Relatórios de Desempenho 10.4 Gerenciar as partes Interessadas

8 17/12/2014 PMP - Project Management Program Processos de Gerenciamento de Projetos Vimos 28 Processos Hoje 4 Processos Total 32 Processos

9 17/12/2014 PMP - Project Management Program Introdução Emprega os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuíção, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada. Emprega os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuíção, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada. Os gerentes de projetos normalmente gastam um tempo excessivo na comunicação com a equipe do projeto, partes interessadas, cliente e patrocinador. Os gerentes de projetos normalmente gastam um tempo excessivo na comunicação com a equipe do projeto, partes interessadas, cliente e patrocinador.

10 17/12/2014 PMP - Project Management Program Qual o problema número 1 dos gerentes de projeto? Qual o problema número 1 dos gerentes de projeto? A COMUNICAÇÃO Quanto do seu tempo o gerente de projetos despende com comunicação? Quanto do seu tempo o gerente de projetos despende com comunicação?90% Processos do Gerenciamento de Comunicação

11 17/12/2014 PMP - Project Management Program O que é comunicação? O que é comunicação? Ato ou efeito de comunicar-se. Ato ou efeito de comunicar-se. Comunicar: fazer saber, tornar comum. Comunicar: fazer saber, tornar comum. Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionais, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado sonoro e/ou visual. Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionais, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado sonoro e/ou visual. Processos do Gerenciamento de Comunicação

12 17/12/2014 PMP - Project Management Program Por que gerenciar a comunicação? Por que gerenciar a comunicação? Sem um processo adequado de gerenciamento da comunicação a mensagem pode deteriorar enquanto percorre os canais de comunicação. Sem um processo adequado de gerenciamento da comunicação a mensagem pode deteriorar enquanto percorre os canais de comunicação. Processos do Gerenciamento de Comunicação

13 17/12/2014 PMP - Project Management Program Por que gerenciar a comunicação? Por que gerenciar a comunicação? Portanto Portanto “NÃO CONFUNDA CALÇA RASGADA NA BUNDA COM CALÇADA DA BARRA FUNDA.” Processos do Gerenciamento de Comunicação

14 17/12/2014 PMP - Project Management Program Por que gerenciar a comunicação? Por que gerenciar a comunicação? Quanto maior o projeto e a equipe, mais complexa se torna a comunicação no mesmo. Quanto maior o projeto e a equipe, mais complexa se torna a comunicação no mesmo. Exemplo o aeroporto do Japão Processos do Gerenciamento de Comunicação

15 17/12/2014 PMP - Project Management Program Garantir Garantir A geração, A geração, a coleta, a coleta, a distribuição, a distribuição, o armazenamento, o armazenamento, a recuperação e destinação final a recuperação e destinação final das informações sobre o projeto, das informações sobre o projeto, de forma oportuna e adequada. de forma oportuna e adequada. Processos do Gerenciamento de Comunicação

16 17/12/2014 PMP - Project Management Program Habilidades de comunicação Habilidades de comunicação Faz parte das habilidades de gerenciamento geral e são usadas para trocar informações. Faz parte das habilidades de gerenciamento geral e são usadas para trocar informações. Garante que as pessoas certas obtenham as informações certas na hora certa, conforme definido no plano de gerenciamento das comunicações. Garante que as pessoas certas obtenham as informações certas na hora certa, conforme definido no plano de gerenciamento das comunicações. Como parte do processo de comunicações, o emissor é responsável por garantir que as informações estejam claras e completas, de forma que o receptor possa recebê-las corretamente, e pela confirmação de que elas são adequadamente entendidas. Como parte do processo de comunicações, o emissor é responsável por garantir que as informações estejam claras e completas, de forma que o receptor possa recebê-las corretamente, e pela confirmação de que elas são adequadamente entendidas. Processos do Gerenciamento de Comunicação

17 17/12/2014 PMP - Project Management Program Habilidades de comunicação Habilidades de comunicação O emissor é responsável por tornar as informações claras, não ambíguas e completas de forma que o receptor possa não só receber-las corretamente, mas também confirmar que elas foram adequadamente entendidas. A comunicação possui muitas dimensões: O emissor é responsável por tornar as informações claras, não ambíguas e completas de forma que o receptor possa não só receber-las corretamente, mas também confirmar que elas foram adequadamente entendidas. A comunicação possui muitas dimensões: Escrita e oral, ouvida e externa (cliente, mídia, público, etc). Escrita e oral, ouvida e externa (cliente, mídia, público, etc). Formal e informal Formal e informal Vertical e horizontal. Vertical e horizontal. Processos do Gerenciamento de Comunicação

18 17/12/2014 PMP - Project Management Program Elementos da Comunicação Elementos da Comunicação Envolve um conjunto de conhecimento significativo incluindo: Envolve um conjunto de conhecimento significativo incluindo: Modelo Emissor ou transmissor - Receptor Modelo Emissor ou transmissor - Receptor Escolha dos meios de comunicação Escolha dos meios de comunicação Estilo da redação (Português) Estilo da redação (Português) Técnicas de apresentação (Powepoint) Técnicas de apresentação (Powepoint) Técnicas de gerenciamento de reuniões (Atas) Técnicas de gerenciamento de reuniões (Atas) Processos do Gerenciamento de Comunicação

19 17/12/2014 PMP - Project Management Program Elementos da Comunicação Elementos da Comunicação Modelo Emissor ou transmissor - Receptor Modelo Emissor ou transmissor - Receptor Responsabilidades do Emissor Responsabilidades do Emissor Garantir que as informações estejam claras e completas. Garantir que as informações estejam claras e completas. Confirmar que foram adequadamente entendidas Confirmar que foram adequadamente entendidas Responsabilidades do Receptor Responsabilidades do Receptor Garantir que as informações sejam recebidas completas. Garantir que as informações sejam recebidas completas. Garantir que sejam entendidas. Garantir que sejam entendidas. Processos do Gerenciamento de Comunicação

20 17/12/2014 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento de Comunicação

21 17/12/2014 PMP - Project Management Program Métodos de Comunicação Métodos de Comunicação Processos do Gerenciamento de Comunicação MétodoQuando Utilizar Formal escritoProblemas complexos, planos do projeto, documentos como termo de abertura, etc Formal verbalApresentações, reuniões, etc Informal escritaNotas, , etc Informal verbalConversas, discussões técnicas e etc.

22 17/12/2014 PMP - Project Management Program Estilo de Redação Estilo de Redação Objetividade Objetividade Vá direto ao ponto Vá direto ao ponto Primeira a ação, depois a explicação Primeira a ação, depois a explicação Voz ativa X Voz passiva Voz ativa X Voz passiva Estrutura da frase Estrutura da frase Uma idéia em cada frase e frases curtas facilitam a leitura. Uma idéia em cada frase e frases curtas facilitam a leitura. Escolha das palavras - vocabulário Escolha das palavras - vocabulário Processos do Gerenciamento de Comunicação

23 17/12/2014 PMP - Project Management Program Estilo de Redação Estilo de Redação Economia no texto. Economia no texto. “Venho, por meio destas mal traçadas linhas, sabendo de antemão que lhe estarei roubando alguns minutos do seu precioso tempo, procurar sua compreensão e opinião para o assunto que passo e lhe expor a seguir.” “Venho, por meio destas mal traçadas linhas, sabendo de antemão que lhe estarei roubando alguns minutos do seu precioso tempo, procurar sua compreensão e opinião para o assunto que passo e lhe expor a seguir.” Processos do Gerenciamento de Comunicação

24 17/12/2014 PMP - Project Management Program Estilo de Redação Estilo de Redação Economia nas expressões Economia nas expressões Neste presente momento = agora Neste presente momento = agora Ter uma discussão = discutir Ter uma discussão = discutir Analisar em profundidade= analisar Analisar em profundidade= analisar Nem poderia deixar de ser= é Nem poderia deixar de ser= é Gerundismo Gerundismo Vou estar registrando= registrarei Vou estar registrando= registrarei Processos do Gerenciamento de Comunicação

25 17/12/2014 PMP - Project Management Program Técnicas de Apresentação Técnicas de Apresentação Linguagem corporal Linguagem corporal Recursos audio-visuais Recursos audio-visuais Postura Postura Vocabulário Vocabulário Interação com a audiência Interação com a audiência Processos do Gerenciamento de Comunicação

26 17/12/2014 PMP - Project Management Program Técnicas de gerenciamento de Reuniões Técnicas de gerenciamento de Reuniões Convocação Convocação Participantes Participantes Pauta Pauta Memória de reunião Memória de reunião Resolução de conflitos Resolução de conflitos Processos do Gerenciamento de Comunicação

27 17/12/2014 PMP - Project Management Program Canais de Comunicação Canais de Comunicação Calculado pela fórmula: (N*(N-1))/2 Calculado pela fórmula: (N*(N-1))/2 Onde N = Número de pessoas Onde N = Número de pessoas Quantos canais de comunicação são necessários para 4 pessoas? Quantos canais de comunicação são necessários para 4 pessoas? Processos do Gerenciamento de Comunicação 6

28 17/12/2014 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento de Comunicação 10.1 Planejamento das Comunicação Determinar as necessidades de informações e comunicações dos stakeholders Distribuição das informações Colocar as informações necessárias à disposição dos stakeholders no momento adequado Relatórios de desempenho Coletar e distribuir as informações sobre o desempenho do projeto Gerenciar as partes interessadas Gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas e resolver problemas com elas.

29 17/12/2014 PMP - Project Management Program Objetivo Objetivo Determinar as necessidades de informações e comunicações das partes interessadas (stakeholders). Determinar as necessidades de informações e comunicações das partes interessadas (stakeholders). Quem precisa de qual informação, quando e como. Quem precisa de qual informação, quando e como. Quem deve fornecer a informação. Quem deve fornecer a informação Planejamento das Comunicações

30 17/12/2014 PMP - Project Management Program Plano Plano Identificar todos os STAKEHOLDERS Identificar todos os STAKEHOLDERS Definir as informações necessárias Definir as informações necessárias Formato Formato Tipo de Comunicação Tipo de Comunicação Perguntas que devem ser feitas: Perguntas que devem ser feitas: O que comunicar? O que comunicar? A quem? A quem? Como? Melhor meio.... Como? Melhor meio.... Qual freqüência? Qual freqüência? 10.1 Planejamento das Comunicações

31 17/12/2014 PMP - Project Management Program Ferramentas Ferramentas n Análise dos requisitos das comunicações Aplicação adequada dos recursos do projeto nas comunicações. Aplicação adequada dos recursos do projeto nas comunicações. Número de canais indica a complexidade da comunicação Número de canais indica a complexidade da comunicação Organogramas. Organogramas. A organização do projeto e a matriz de responsabilidades. A organização do projeto e a matriz de responsabilidades. Departamentos envolvidos. Departamentos envolvidos. Logísticas de projeto. Logísticas de projeto. Localização física dos membros da equipe. Localização física dos membros da equipe. Necessidades internas de informações políticas. Necessidades internas de informações políticas. Necessidades externas da informações contratuais. Necessidades externas da informações contratuais. Informações sobre as partes interessadas. Informações sobre as partes interessadas Planejamento das Comunicações

32 17/12/2014 PMP - Project Management Program Ferramentas Ferramentas n Tecnologia das comunicações Fatores que podem afetar o projeto Fatores que podem afetar o projeto Urgência da necessidade da informação Urgência da necessidade da informação Disponibilidade de tecnologia Disponibilidade de tecnologia Formação do pessoal Formação do pessoal Duração do projeto Duração do projeto Ambiente do projeto Ambiente do projeto 10.1 Planejamento das Comunicações

33 17/12/2014 PMP - Project Management Program Saída Saída É muito importante e deve ser criado para todos os projetos, inclusive os pequenos. É muito importante e deve ser criado para todos os projetos, inclusive os pequenos. Normalmente contém uma matriz de comunicação, onde as perguntas listadas anteriores são respondidas. Normalmente contém uma matriz de comunicação, onde as perguntas listadas anteriores são respondidas. Utiliza-se a ferramenta 5W para isso: Utiliza-se a ferramenta 5W para isso: Who Who When When Where Where What What Why Why 10.1 Planejamento das Comunicações

34 17/12/2014 PMP - Project Management Program Saídas Saídas Os requisitos de comunicação Os requisitos de comunicação Informações que serão comunicadas, formato, conteúdo e nível de detalhamento. Informações que serão comunicadas, formato, conteúdo e nível de detalhamento. Responsável pela comunicação das informações Responsável pela comunicação das informações Métodos ou tecnologias que serão utilizados para a comunicação Métodos ou tecnologias que serão utilizados para a comunicação Freqüência das comunicações Freqüência das comunicações Prazo para escalar Prazo para escalar Método de atualização do próprio plano de comunicações. Método de atualização do próprio plano de comunicações. Glossário. Glossário. Pode envolver ajustes na EAP, organograma e orçamento. Pode envolver ajustes na EAP, organograma e orçamento Planejamento das Comunicações

35 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.1 Planejamento das Comunicações

36 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.1 Planejamento das Comunicações

37 17/12/2014 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento de Comunicação 10.1 Planejamento das Comunicação Determinar as necessidades de informações e comunicações dos stakeholders Distribuição das informações Colocar as informações necessárias à disposição dos stakeholders no momento adequado Relatórios de desempenho Coletar e distribuir as informações sobre o desempenho do projeto Gerenciar as partes interessadas Gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas e resolver problemas com elas.

38 17/12/2014 PMP - Project Management Program Objetivo Objetivo Colocar as informações necessárias à disposição das partes interessadas (stakeholders) no momento adequado. Colocar as informações necessárias à disposição das partes interessadas (stakeholders) no momento adequado. Nada mais é do que implementar / executar o plano de comunicação do projeto. Nada mais é do que implementar / executar o plano de comunicação do projeto Distribuição das informações

39 17/12/2014 PMP - Project Management Program Habilidades de Comunicação Habilidades de Comunicação São usadas para trocar informações São usadas para trocar informações Fazem parte das habilidades de gerenciamento geral Fazem parte das habilidades de gerenciamento geral Atenção para as responsabilidades no modelo emissor-receptor e as diversas dimensões da comunicação: Atenção para as responsabilidades no modelo emissor-receptor e as diversas dimensões da comunicação: Oral X Escrita Oral X Escrita Interna X Externa Interna X Externa Formal X Informal Formal X Informal Vertical e Horizontal Vertical e Horizontal Distribuição das informações

40 17/12/2014 PMP - Project Management Program Ativos de processos organizacionais Ativos de processos organizacionais Documentação das lições aprendidas Documentação das lições aprendidas Registros de projeto Registros de projeto Relatórios de projeto Relatórios de projeto Apresentações de projeto Apresentações de projeto Feedback das partes interessadas Feedback das partes interessadas Notificação das partes interessadas Notificação das partes interessadas Distribuição das informações

41 17/12/2014 PMP - Project Management Program Algumas técnicas para reuniões Algumas técnicas para reuniões Especifique uma data/hora e mantenha essa data/hora. Especifique uma data/hora e mantenha essa data/hora. Agenda reuniões com antecedência Agenda reuniões com antecedência Reúna-se com o time regularmente, mas não com muita freqüência Reúna-se com o time regularmente, mas não com muita freqüência Tenha um propósito para cada reunião Tenha um propósito para cada reunião Distribua a agenda com antecedência Distribua a agenda com antecedência Siga a agenda da reunião Siga a agenda da reunião Os participantes da reunião devem estar cientes de suas responsabilidades antes da reunião Os participantes da reunião devem estar cientes de suas responsabilidades antes da reunião Documente e distribua a minuta da reunião Documente e distribua a minuta da reunião Distribuição das informações

42 Lições Aprendidas Lições Aprendidas Documenta o que foi feito certo, errado e o que foi feito diferente do planejamento no projeto. Documenta o que foi feito certo, errado e o que foi feito diferente do planejamento no projeto. 17/12/2014 PMP - Project Management Program Distribuição das informações Lições Aprendidas no Banco de Dados da Organização Seu Projeto LiçõesAprendidasOutrosProjeto

43 17/12/2014 PMP - Project Management Program Distribuição das informações

44 17/12/2014 PMP - Project Management Program Distribuição das informações

45 17/12/2014 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento de Comunicação 10.1 Planejamento das Comunicação Determinar as necessidades de informações e comunicações dos stakeholders Distribuição das informações Colocar as informações necessárias à disposição dos stakeholders no momento adequado Relatórios de desempenho Coletar e distribuir as informações sobre o desempenho do projeto Gerenciar as partes interessadas Gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas e resolver problemas com elas.

46 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.3 Relatórios de desempenho Objetivo Objetivo Coletar informações sobre o desempenho do projeto e passar para os Stakeholders. Coletar informações sobre o desempenho do projeto e passar para os Stakeholders. Deve normalmente fornecer informações sobre escopo, cronograma, custo e qualidade. Deve normalmente fornecer informações sobre escopo, cronograma, custo e qualidade. Alguns projetos também requerem informações sobre risco e aquisições. Alguns projetos também requerem informações sobre risco e aquisições. Utiliza a linha de base como parâmetro Utiliza a linha de base como parâmetro

47 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.3 Relatórios de desempenho Relatórios de Desempenho Relatórios de Desempenho Normalmente contêm: Normalmente contêm: Informações sobre o andamento e progresso Informações sobre o andamento e progresso Previsões de término do projeto Previsões de término do projeto Tendências e desvios Tendências e desvios Medições de qualidade/desempenho Medições de qualidade/desempenho Análise das variações Análise das variações Análise das tendências Análise das tendências Técnica do valor agregado Técnica do valor agregado Solicitação de mudanças Solicitação de mudanças Produtos entregues Produtos entregues

48 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.3 Relatórios de desempenho Técnica do Valor Agregado Técnica do Valor Agregado

49 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.3 Relatórios de desempenho Ferramentas de Apresentação Ferramentas de Apresentação

50 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.3 Relatórios de desempenho Técnica do Valor Agregado Técnica do Valor Agregado

51 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.3 Relatórios de desempenho

52 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.3 Relatórios de desempenho

53 17/12/2014 PMP - Project Management Program Processos do Gerenciamento de Comunicação 10.1 Planejamento das Comunicação Determinar as necessidades de informações e comunicações dos stakeholders Distribuição das informações Colocar as informações necessárias à disposição dos stakeholders no momento adequado Relatórios de desempenho Coletar e distribuir as informações sobre o desempenho do projeto Gerenciar as partes interessadas Gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas e resolver problemas com elas.

54 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.4 Gerenciar as Partes Interessadas Objetivo Objetivo Gerenciar as comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas (stakeholders) Gerenciar as comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas (stakeholders) Reuniões presenciais é o melhor método para resolver conflitos ou problemas com os interessados. (Confrontation) Reuniões presenciais é o melhor método para resolver conflitos ou problemas com os interessados. (Confrontation)

55 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.4 Gerenciar as Partes Interessadas Ferramentas e Técnicas Ferramentas e Técnicas Método da Comunicação Método da Comunicação Identificar qual o melhor método para cada stakeholder do projeto. Identificar qual o melhor método para cada stakeholder do projeto. Reuniões presenciais Reuniões presenciais Telefonemas Telefonemas ’s ’s

56 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.4 Gerenciar as Partes Interessadas Ferramentas e Técnicas Ferramentas e Técnicas Registro de Problemas Registro de Problemas Ferramenta utilizada para documentar e monitorar a resolução de um problema. Ferramenta utilizada para documentar e monitorar a resolução de um problema. Um problema é estabelecido e declarado de forma que possa ser resolvido. É designado um proprietário e normalmente é estabelecida um data alvo de encerramento. Um problema é estabelecido e declarado de forma que possa ser resolvido. É designado um proprietário e normalmente é estabelecida um data alvo de encerramento. Os problemas não resolvidos podem ser uma importante fonte de conflitos e de atrasos no projeto. Os problemas não resolvidos podem ser uma importante fonte de conflitos e de atrasos no projeto.

57 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.4 Gerenciar as partes interessadas

58 17/12/2014 PMP - Project Management Program 10.4 Gerenciar as partes interessadas


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