A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Sara Reis 7ª Série do Ensino Fundamental 2009 Orientadores: Danilo Lessa e Paloma Paiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Sara Reis 7ª Série do Ensino Fundamental 2009 Orientadores: Danilo Lessa e Paloma Paiva."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Sara Reis 7ª Série do Ensino Fundamental 2009 Orientadores: Danilo Lessa e Paloma Paiva

2 A primeira impressão dos Cientistas. Quando o aquecimento global e as primeiras mudanças climáticas foram detectadas, a maioria dos cientistas ainda acreditavam que os fenômenos envolvidos poderiam ser causado por eventos naturais, como a erupção de vulcões, aumento ou diminuição da atividade solar e movimento dos continentes.

3 Breve Histórico Com a revolução industrial passamos a usar carvão mineral, petróleo e gás natural para produção de energia. As florestas que são grandes depósitos de carbono, começaram a ser queimadas e/ou destruídas. Imensas quantidades de dióxido de carbono, metano e outros gases começaram a ser despejadas na atmosfera. Por isso, o aquecimento do planeta é o maior desafio ambiental do século 21.

4 Recurso Naturais  Renováveis.  Potencialmente Renováveis.  Não Renováveis.

5 Recurso Naturais Vento = O vento já desenvolveu um papel muito importante na história da humanidade, pois houve época, como a dos grandes descobrimentos, em que as embarcações dependiam unicamente do vento para se mover. Já nos dias atuais sua importância volta a ter destaque com a produção de energia elétrica através de sua força. Renováveis: O Rio Grande do Norte tem a maior produção de energia limpa (Eólica principalmente) do país

6 Renováveis: Recurso Naturais Sol = A energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema. A energia solar é a solução ideal para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como o Brasil onde se encontram bons índices de insolação em qualquer parte do território.

7 Recurso Naturais Renováveis: Ondas do Mar = As ondas do mar movimentam flutuadores ligados a braços mecânicos, que acionam bombas hidráulicas e injetam água tratada de um tanque numa câmera hiperbárica (onde um condutor extremamente estreito faz a água ganhar enorme pressão), que depois é expulsa em jato equivalente a uma queda d'água de 500 metros de altura, similar a de grandes hidrelétricas. Esse jato movimenta a turbina hidráulica, que é ligada a um gerador, que, por sua vez, produz energia elétrica.

8 Pequenas Hidroelétricas = Os projetos de usinas hidroelétricas de pequena escala usam o fluxo natural das águas dos rios para gerar eletricidade. Unidades hidroelétricas familiares contam com pequenas turbinas que usam o fluxo da água para gerar eletricidade para casas. Hidroelétricas = As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região. Todavia, é ainda um tipo de energia mais barata do que outras como a energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a do petróleo ou a do carvão, por exemplo. Recurso Naturais Potencialmente Renováveis:

9 Recurso Naturais Potencialmente Renováveis: Biomassa = É um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica(vegetal, animal, microorganismos). A utilização da energia da BIOMASSA é considerada estratégica para o futuro, pois é uma fonte renovável de energia. Conseqüências : Riscos ambientais e ocupacionais da decomposição da biomassa e sua digestão estão ligados á possibilidade de explosões, contaminação do ar doméstico por vazamento ( gás sulfídrico, resultante da digestão da matéria orgânica), contaminação da água, pelo descarte residual, entre outros.

10 Combustíveis Fósseis = O petróleo é um óleo mineral, de cor escura e cheiro forte, constituído basicamente por hidrocarbonetos. A refinação do petróleo bruto (ou crude) consiste na sua separação em diversos componentes e permite obter os mais variados combustíveis e matérias-primas. Recurso Naturais Não Renováveis:

11 Gás Natural = É um combustível fóssil com origem muito semelhante à do petróleo bruto, ou seja, formou-se durante milhões de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas. Tal como o petróleo, encontra-se em jazidas subterrâneas, de onde é extraído. A principal diferença prende-se com a possibilidade de ser usado tal como é extraído na origem, sem necessidade de refinação. Recurso Naturais Não Renováveis:

12 Energia Nuclear = É produzida através das reações de fissão ou fusão dos átomos, durante as quais são libertadas grandes quantidades de energia que podem ser utilizadas para produzir energia elétrica. A fissão nuclear utiliza o urânio, um mineral presente na Terra em quantidades finitas, como combustível e consiste na partição de um núcleo pesado em dois núcleos de massa aproximadamente igual. Recurso Naturais Não Renováveis:

13 IMPACTOS NO MUNDO

14 As Regiões Polares são altamente vulneráveis ao aquecimento global e tem pouquíssima capacidade adaptativa. As Regiões Polares são as primeiras e mais afetadas com o aumento de temperatura Conseqüências graves: mudanças de lençóis freáticos, erosão costeira, diminuição física e extinção de sua fauna característica. Impactos no Mundo Regiões Polares:

15 Metade das geleiras montanhosas e áreas congeladas devem desaparecer neste século. Aumento do padrão de chuvas causando inundações de áreas costeiras, erosão e danos profundos a industria e moradias. Perda de importantes habitats: planícies, regiões úmidas, árticas e isoladas. Proporcionando extinção de algumas espécies. Impactos no Mundo Europa:

16 Ecossistemas únicos (ex: Tundra) irão desaparecer, dificilmente terá capacidade de adaptação. Aumento de intensidade e quantidade de tufões, furacões e tornados. Inundações no Golfo do México. Doenças tropicais (ex: malária e febre amarela) começarão a atingir áreas mais ao norte, que antes julgávamos impossíveis. Impactos no Mundo América do Norte:

17 Dificuldade no abastecimento de água e comida. Aumento da miséria e pobreza. Perda de território. Prejuízos socioeconômicos gravíssimos. Impactos negativos em corais e cardumes. Nações Ilhas: Impactos no Mundo

18 Diminuição de Geleiras das Cordilheiras. Aumento na quantidade casos de doenças tropicais. Desaparecimento de Ecossistemas (ex: Semi-Árido Brasileiro). Perda de áreas agrícolas. Enchentes e secas mais freqüentes. Impactos no Mundo América Latina:

19 Aumento da miséria e pobreza. Aumento de conflitos. Aumento na quantidade de vetores de doenças, da desnutrição, casos de HIV entre outros. Perda de áreas agrícolas. Desaparecimentos de ecossistemas (uns dos mais ricos do planeta). Impactos no Mundo África:

20 Maior incidência de fenômenos naturais (maremoto e inundações principalmente). Maior exposição da população a vetores de doenças. Fragmentação de habitats e extinção de uma grande quantidade de espécies. Cidades costeiras em risco devido a elevação do nível do mar. Impactos no Mundo Ásia:

21 Elevação do nível do mar a um patamar crítico com desaparecimento de Nações Ilhas. Ecossistema australiano entrará em colapso. Maior intensidade de chuvas e ciclones. E nos períodos quentes as secas e os incêndios serão mais rigorosos. Impactos no Mundo Oceania:

22 IMPACTOS NO BRASIL

23 Impactos no Brasil A desertificação começa com a destruição da Caatinga. O mau uso dos recursos hídricos e a degradação do solo. Com o desmatamento da Floresta Amazônica o semi-árido brasileiro corre um sério risco de ficar mais seco do que já se encontra. A temperatura poderá aumenta de 2º a 5º graus centigrados até o final do século 21. Com isso a vegetação atual será substituída por uma vegetação mais árida, afetando diretamente a fauna de um bioma único no planeta. Semi-Árido:

24 Impactos no Brasil A desertificação do Semi-Árido acarretaria: Semi-Árido: ++ Resultando em: Sumiço da Fauna e Flora Escassez de Recursos Êxodo Rural Pobreza / MisériaViolência Falta D’água

25 Aumento da duração das secas Amazônicas, seguidas de dilúvios causando inundações e perdas cidades ribeirinhas. Dificuldade de navegação nos rios (principal meio de transporte da região). Destruição do Sistema Hídrico Natural da Amazônia. Aumento da temperatura podendo “savanizar” a floresta tropical. Impactos no Brasil Amazônia:

26 Impactos no Brasil Amazônia: Secas causando morte da fauna aquática e fome para os ribeirinhos Inundações e prejuízos. Risco de “savanização” da floresta.

27 Correntes úmidas que vão em direção a Amazônia serão interrompidas. A agricultura invariavelmente terão que ir para regiões mais ao sul (ex: plantações de café). Plantações de grão poderão não ter mais condições de plantio na Região Sul do país. O fluxo d'água das Cataratas Foz do Iguaçu já reduziu 20% e a tendência é piorar. Impactos no Brasil Sul e Sudeste:

28 Recursos Hídricos: Diminuição drástica das chuvas e na vazão dos rios brasileiros. Saúde: Aumento de doenças infecciosas. Clima: Aumento de ciclones tropicais e tempestades. Regiões Metropolitanas: Mais quente e super-povoadas. Impactos no Brasil

29 A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Desenvolvimento Sustentável Conceito mais aceito:


Carregar ppt "Profª Sara Reis 7ª Série do Ensino Fundamental 2009 Orientadores: Danilo Lessa e Paloma Paiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google