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MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos Prof. Acacio Callim Módulo 2-Estratégias Prof. Marcelo Brum Módulo 3-Viabilidades(R$) Prof. Antonio Gurgel.

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1 MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos Prof. Acacio Callim Módulo 2-Estratégias Prof. Marcelo Brum Módulo 3-Viabilidades(R$) Prof. Antonio Gurgel Módulo 4-Integração Prof. Acacio Callim

2 MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos 4 sábados dia 22 de novembro dia 29 de novembro dia 13 de dezembro recesso dia 10 de janeiro horário: primeiro tempo: 9:00/12:30 segundo tempo: 13:30/16:30

3 Módulo 1- Fundamentos programa: dia 22 de novembro ferramentas de 1 a 13 dia 29 de novembro ferramentas de 14 a 24 dia 13 de dezembro revisão das ferramentas dia 10 de janeiro apresentação de trabalhos/prova

4 Ferramentas de hoje: 1-Análise de mercado e público alvo 2-Meta/Capital inicial 3-Preço de custo de 1 produto 4-Densidade 5-árvore de risco 6-árvore de retorno/precificação 7-qualidade 8-JIT 9-Transportes 10-Propaganda 11-Lucro líquido 12-Ciclo de vida 13-CRM

5 Regras para o trabalho dia 10 de janeiro primeiro tempo: 9:00/12:30 o trabalho deve possuir as 24 ferramentas aplicadas em um mesmo raciocínio lógico. caso o trabalho seja dez: grupo liberado da prova com dez. grupo de 4 pessoas apresentação com 30 minutos

6 caso: trabalho com problemas grupo vai para segundo tempo: 13:30/16:30= prova. PONTUAÇÃO: TRABALHOS EM SALA DE AULA EM GRUPO: PRIMEIRA SEMANA=1 PONTO SEGUNDA SEMANA=1 PONTO TERCEIRA SEMANA= 1 PONTO QUARTA SEMANA:MANHÃ=3 PONTOS ou dez imediato QUARTA SEMANA : TARDE =PROVA=4 PONTOS

7 “O início” Você foi contratado para ser gestor de um projeto. O que fazer? Os procedimentos sempre implicarão na aplicação das 24 ferramentas de projeto.

8 A ideia do projeto Só tem sentido fazer um projeto se for alguma coisa inovadora. Caso exista no mercado não será um projeto, e sim, um processo a ser otimizado. Ex: Remédio para emagrecimento até 30 kg em um mês sem nenhum efeito colateral e o remédio também estica a pele e dispensa cirurgias futuras. Aparência de 18 anos. Projeto ou processo?,.

9 Outro exemplo: Implantação de um negócio já existente em uma nova área (ampliação de mercado). Projeto ou processo? A partir desse momento monte seu grupo de 4 pessoas e pense no seu projeto inovador (se quiser passar com dez e sair cedo no último sábado).

10 Ferramenta 1: “Análise do mercado e do público alvo” importantíssimo “Pesquisa” monte um questionário com 3 perguntas filtro e com 3 perguntas específicas sobre o seu projeto

11 Vamos citar alguns exemplos sobre análise de público alvo(primeiro passo do nosso projeto)e ver a postura dos senhores. Foco em: a)raciocínio lógico b) muito bom senso c)conhecimento do mercado exemplo 1 – Viagra exemplo 2- Boneca Barbie exemplo 3-Baile da terceira idade. As perguntas dos questionários são exclusividades do gestor do projeto=você.

12 Exemplo modelo Produto: Frango Assado na Brasa Público Alvo: Classe B Região : Campo Grande Rio de Janeiro Nota: Sei que não é inovador mas vai facilitar muito o entendimento das aulas

13 FRANGO ASSADO NA BRASA

14 Pesquisa de Mercado Campo Grande :320 mil Habitantes Classe B: 32 mil Habitantes Media por familia : 4 pesssoas (8mil familias) Consumo: 1x /mês - expectativa bem humilde. Fazer perguntas (questionário de pesquisa)

15 Perguntas filtro: checar se a pessoa que vai responder a pergunta é público alvo. Me ajudem:

16 Perguntas específicas sobre o negócio para as pessoas que passaram pelo filtro. Me ajudem:

17 2-Meta Mensal capital inicial R$100 mil frangos 3- Custo Unitário do Produto Frango 1,4 00Kg6,24 Tempero Caseiro0,33 Carvão0,40 Custo de Fabricação1,38 total8,35 Adicional Saquinho de Farofa0,31 Embalagem + sacola0,40 total9,06

18 4-Densidade D= 3.Estou muito longe das 8 mil famílias?

19 5-ÁRVORE DE RISCO Concorrentes % (2) Perecibilidade % (1) PVD único % (2) Preço % (1) _______________ 100% 40x2+20x1 +30x2+10x1 = 170/6 =28,3% Se der maior que 30% -descartar projeto

20 6-ÁRVORE DE RETORNO Feito na Brasa % Tempero caseiro % Propaganda % Carne Branca % Embalagem de Isopor----05% ___________ 110% Valor: R$18,90 -aqui ocorre a precificação do produto

21 7-Qualidade. B=primeira linha L=segunda linha C=lixo FrangoB Tempero caseiro B Carvão B Farofa B Empalagem B Sacola B

22 8-JIT(projeções) Produção : 8mil frangos Sobra e perdas: 160 frangos Sobra: 120 (1,5%) Perda: 40 (0,5%) Vendidos: 7840 frangos. Impactou o projeto? ATÉ QUANTO O JIT TOLERA?

23 9-Transporte Veículo Refrigerado (Trasnporta o frango da Central para o PVD) R$1.000,00 por mês(terceirizado) Automóveis (cliente) O cliente vai até o ponto de venda NÃO TRABALHAMOS COM “DELIVERY” TIVE DESPESAS AQUI?

24 10-Propaganda/MÊS Boca-a-boca Zero Redes Sociais Zero Carro de Som R$ 280,00 Panfletagem R$ 230,00 Outdoor (10) R$2500,00 Jornal Cospel R$ 200,00 _________________ R$ 3210,00

25 11-Lucro líquido custos fixos: Aluguel Loja ,00 Aluguel do galpão 2.000,00 Água e Luz ,00 Transporte ,00 Folha de PG ,00 ______________ ,00

26 11-Lucro Líquido Receita ,00 Custo variável (72.480,00) Custo Fixo (22.000,00) Propaganda ( 3.210,00) _________________ Lucro Líquido ,00 Capital inicial R$100mil Quase 50% de lucro. Gostou?

27 12-O projeto deve contemplar:Ciclo de Vida Estratégia para evitar o Declínio Inovação no produto: Frango Desossado

28 13-CRM Cartão Fidelidade Na compra de 10 frangos ganha-se 1 frango

29 atividade: Em grupo, deverão fazer uma análise crítica dos 3 projetos a seguir: Valor 1 ponto Entregar ao professor no final do tempo estabelecido

30 Projeto 1 Go MAGIC Produto: Esmalte de Unhas São esmaltes que mudam de cor conforme a luz e a temperatura do ambiente e promovem um crescimento das unhas mais eficaz

31

32 quatro cores em oito: azul claro em bege; roxo em azul escuro; vinho em vermelho e rosa escuro em rosa claro. As cores

33 Classe: A, B e C. Preço ao consumidor: R$25,00 Atuação: Estado do Rio de Janeiro. Público: Feminino Idade: À partir de 12 anos Pop. Feminina (IBGE 2013): (-) Crianças 0 a 11 anos: (-) Classe D e E: (-) Pessoas que não usariam o produto: Pessoas habilitadas a usar o produto: Público alvo

34 Meta – Produção mensal: kits Cada kit=4 esmaltes unidades frascos de cada cor. Capital inicial: R$ ,00 2 – Meta/capital inicial

35 Poucas cores 40% - 3 Conservadorismo 30% - 3 Ser em kit 20% - 2 Emb externa 10% % - 9 Risco: / 9 = 260/9 = 28,9% Risco: Ok. (< 30%) 3 - Árvore de Risco

36 Propaganda: 40% Crescimento das unhas 10% Modismo : 10% Resposta rápida da coloração: 40% 100% 4 – retorno/Precificação

37 ÍTENS PMMA ESTERALCÔNIO DE HECTORITA NITROCELULOSE COPOLÍMERO DE ETILENO POLÍMERO DE ETILENO POLIURETANO RESINA SOLVENTE CORANTE AGENTE DE SUSPENÇÃO EMBALAGEM 1 (Papel) EMBALAGEM 2- VIDRO PINCEL TAMPA QUALID B L B L 5 -Qualidade dos ítens

38  *D = 4,5 KM  *P = 100%  Farmácias, Drogarias e Distribuidores de produtos cosméticos 6 - DENSIDADE

39 Rodoviário Frete Terceirizado. Transportadoras com frete compartilhado, para todo Rio de Janeiro. R$ ,00 / Mês 7 – TRANSPORTE DISTRIBUIÇÃO PARA PDVS

40 Composição: PMMA (polimetilmetacrilato): R$ 0,30ml Esteralcônio de Hectorita: R$ 0,13ml Nitrocelulose: R$ 0,15ml Copolímero de Etileno: R$ 0,09ml Poliuretano: R$ 0,05ml Resina: R$ 0,03ml Solvente: R$ 0,08ml Corante / Pigmento R$ 0,33ml Agente de suspensão R$ 0,07ml Total R$ 1,23 Frasco Embalagem Vidro: R$ 0,15unid Embalagem Papel: R$ 0,02 unid Pincel: R$ 0,02unid Tampa: R$ 0,04unid Esmalte: R$ 12,30 10ml Total R$ 12,53 8-Preço de Custo

41 Custo Unit: 12,53 x = R$ ,00 Venda: 25,00 x = R$ ,00 despesas com propaganda Propaganda: total Jornais: R$ ,00 Revistas: R$ ,00 Busdoor:R$ ,00 Outdoor: R$ ,00 TV: R$ ,00 – total R$25.312,500,00 Internet: Sem custo (através das Redes sociais) 9-Lucro líquido

42 Telefone + Água + Luz + IPTU: R$ (10.000,00) Frete: R$ (23.000,00) Mão de Obra: R$ (25.000,00) Máquinas: R$ ( ,00) Matéria Prima: R$ ( ,00) Marketing (1 Mês): R$ ( ,00) Total despesas: R$ ,00 Receita Bruta: R$ ,00 Lucro líquido: R$ ,00 LUCRO LÍQUIDO EM 1 MÊS - OK Lucro Líquido

43 Capital inicial: R$ ,00 Lucro Líquido: RS ,00 Ok. Vale muito a pena. ANÁLISE DE LUCRO LÍQUIDO X CAPITAL INICIAL

44 Novo público alvo: meninas menores de 12anos- público infantil. Serão produzidas novas cores para atender o novo público alvo. Garantia das pagamento das parcelas futuras 10 - CICLO DE VIDA

45 Estoque Inicial: unid. Estoque Final: 0 unid –venda total da meta Obs. Houve o refugo de 113 peças JIT

46 Caso 2 Lapineta Caneta esferográfica na cor azul e lapiseira, juntas em um único produto

47 1-Público alvo: Estudantes de grau médio de classe social C que estudam: 648mil – Rj - hoje Preço aos PDVs R$1,00 Meta: 650 mil unidades mês Necessidade: R$500 mil

48 2-Árvore de risco Poucos Pdv´s 165% Preferência por outra marca225% Só azul310% 100 Risco total= 24,17% OK (< 30%)

49 precificação 3-árvore de retorno Propaganda60 % Praticidade40 % Embalagem10 % Total110 %

50 4-Densidade D = 4 UnidadeKm P = 100 % Papelarias e cantinas dentro de escola pública

51 5-qualidade Ítem Qualidade PVCB Pigmento azulL PVC CristalL Tinta azulL Ponta esferográficaB GrafiteL MolaB

52 6-Transporte Despesa com frete (Terceirizado) : ,00 / mês - rodoviário Distribuição para os Pdv´s

53 Impressos – R$ 900,00 (10mil/mês) Internet (Redes Sociais) – Sem custo 4 Outdoor s(R$ 3.000,00) total: R$3900,00 mês colocados ao longo da av.Brasil 7-Propaganda

54 8- lucro líquido Preço de Venda: R$ 1,00 ÍtemCusto ÍtemCusto Embalagem0,25 Tampa dianteira0,03 Grafite0,02 Tampa traseira0,02 Mola0,01 Tinta0,04 Ponta esferográfica0,09 Tubo flexível0,02 Preço de Custo = 0,48

55 Despesas Telefone / Água / Luz / Outros 4.000,00 Marketing 3.900,00 Embalagem ,00 Frete ,00 Salários ,00 Matéria Prima ,00 Máquinas ,00 Total das despesas ,00 Lucro Bruto ,00 Lucro Líquido ,00

56 9-análise:Capital Inicial X Lucro líquido Capital inicial = R$ ,00 Lucro = ,00 Ok, vale a pena acreditar em nós.

57 10-ciclo de vida

58 10-Ciclo de Vida Para que possamos nos manter sempre no mercado no estágio 2,a cada ano iremos criar novos desenhos (de acordo com a atualidade) estampados no produto. Ex: hoje – exemplos de estampas simpáticas-Natal

59 11-JIT Kaizen= 0,005%(33 canetas) Todo volume é descartado (lixo) Não dá para vender com lucro razoável e ninguém quer pegar o refugo na fábrica assumindo os custos de transporte. Assumimos todo o prejuízo do refugo.

60 Estoque Inicial = Estoque Final = 0 (Zero) Vendemos tudo jit = sem sobras,sem defeitos

61 Projeto 3 FAST FOOD “POWER” Para suprir a necessidade de quem não tem tempo suficiente para preparar seu alimento Pacote = 1 refeição(qualquer sabor) = R$5,00

62 Sabores para o primeiro mês Feijoada Sopa Macarrão com Carne Macarrão com salsicha Galinha com Arroz e Feijão

63 Justificativa do produto O mundo globalizado exige mais tempo das pessoas. Por isso nosso alimento vem ao mercado para revolucionar os “sem tempos”, pois com água quente e a espera por 3 minutos sua refeição estará disponível para ser consumida(pode ser levado ao micro ondas).

64 1-Público Alvo Público alvo Local:RJ-Zona sul,Solteiro(a)s,Classe Social AB,maiores de 18 anos P.A= 150 mil pessoas Meta:3 milhões de pacotes Necessidade: R$6 milhões

65 2-Árvore de Risco Árvore de Risco Poucos Pdvs120 Preferência por outra marca 120 Uso Incorreto240 Por ser instantaneo 120 Risco menor que 30% - ok

66 3-Árvore de Retorno Marketing40% Praticidade60% Preço20% Eficácia30% Total:150% Preço de custo R$ 2,00 Preço ao consumidor R$ 5,00

67 4-Densidade Densidade=4,5 – unid=Km Locais: Mercearias e supermercados

68 5-Despesas Telefone / Água / Luz / Outros ,00 Marketing ,00 Embalagem ,00 Frete ,00 Salários ,00 Matéria Prima ,00 Máquinas ,00 Total das despesas ,00 Lucro Bruto ,00 Lucro Líquido ,000

69 6-Logística de Transporte R$: 150 Mil ao Mês. Contratação de Serviço Terceirizado.

70 7-Propaganda 20 anúncio de 15 Segundos na Tv Globo Colocar Slides Fixos em 100 pontos de ônibus Colocar 5 anúncios num intervalo de 90 segundos na “TV Ônibus” (Tvs que ficam dentro do ônibus) Propaganda nas frentes e Laterais de ônibus das Rotas da região que será vendida o produto Internet: Sem custo( Sites que não cobram para fazer anúncios e Redes Sociais)

71 8-Ciclo de Vida Lançar novidades em 6 e 6 meses como: Novos sabores(light/diet) Embalagens com 7 Kg(para durar 1 semana). Cada pacote possuir 500gr Colher medidora para o auxílio na preparação

72 9-JIT Produção mensal 3 milhoes de pacotes mês Refugo mensal 1% de pacotes 30 mil pacotes por mês Perda financeira mensal: R$240 mil mês Não vendemos o refugo Doado como fertilizante

73 JIT Vendemos tudo mas temos refugo. Jit não cumprido

74 10-CRM Cadastro de telefones dos varejistas para fechamento de pedidos (semanalmente). Sempre com novidades:promoções, brindes,descontos, etc. Novos públicos alvo: Contatar a forças armadas para oferecer nosso produto para atividades de treinamento de guerra e outras situações que necessitem isolamento.


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