A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estilo de significações. Modelo Salutogénico: Antonovsky Antonovsky identificou, na população do estudo, um grupo de mulheres que tinham estado num campo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estilo de significações. Modelo Salutogénico: Antonovsky Antonovsky identificou, na população do estudo, um grupo de mulheres que tinham estado num campo."— Transcrição da apresentação:

1 Estilo de significações

2 Modelo Salutogénico: Antonovsky Antonovsky identificou, na população do estudo, um grupo de mulheres que tinham estado num campo de concentração Nazi, durante a II Guerra Mundial; Antonovsky identificou, na população do estudo, um grupo de mulheres que tinham estado num campo de concentração Nazi, durante a II Guerra Mundial; “Passar pelos horrores inimagináveis do campo de concentração, seguido de anos de exílio e ter de restabelecer a sua vida num país que testemunhou três guerras... e ainda gozar de boa saúde. Isto constituiu, para mim, uma experiência dramática que me levou à formulação do modelo salutogénico.” “Passar pelos horrores inimagináveis do campo de concentração, seguido de anos de exílio e ter de restabelecer a sua vida num país que testemunhou três guerras... e ainda gozar de boa saúde. Isto constituiu, para mim, uma experiência dramática que me levou à formulação do modelo salutogénico.”

3 Para que os dados pudessem fazer sentido era necessário “olhar” para eles de uma forma diferente da habitual; Para que os dados pudessem fazer sentido era necessário “olhar” para eles de uma forma diferente da habitual; Propõem-se uma orientação alternativa e oposta à tradicional: qual a razão pela qual as pessoas se mantêm saudáveis?; Propõem-se uma orientação alternativa e oposta à tradicional: qual a razão pela qual as pessoas se mantêm saudáveis?; Modelo Salutogénico Modelo Salutogénico

4 Orientação Salutogénica visa saber porque razão há pessoas que se encontram no polo positivo ou se movem para ele; Orientação Salutogénica visa saber porque razão há pessoas que se encontram no polo positivo ou se movem para ele; As pessoas que se mantêm saudáveis ou que se movem nesse sentido, nunca foram influenciadas ou sujeitas a eventos significativos, quer ao nível microbiológico quer ao nível sociocultural, que pudesse “empurrá-las” no sentido do pólo negativo? As pessoas que se mantêm saudáveis ou que se movem nesse sentido, nunca foram influenciadas ou sujeitas a eventos significativos, quer ao nível microbiológico quer ao nível sociocultural, que pudesse “empurrá-las” no sentido do pólo negativo?

5 O modelo incide nos estados de tensão e no seu controlo pessoal; O modelo incide nos estados de tensão e no seu controlo pessoal; A orientação salutogénica refere que a tensão não é necessariamente negativa. Apenas o é quando ela é transformada em stress; A orientação salutogénica refere que a tensão não é necessariamente negativa. Apenas o é quando ela é transformada em stress; A questão-chave das ciências da saúde consiste no estudo dos factores que determinam o controlo dos estados de tensão; A questão-chave das ciências da saúde consiste no estudo dos factores que determinam o controlo dos estados de tensão;

6 Quais são, então, os factores que determinam esse controlo e acabam por constituir um escudo protector contra as doenças? Quais são, então, os factores que determinam esse controlo e acabam por constituir um escudo protector contra as doenças? Sentimento de coerência

7 Uma orientação global que expressa a extensão em que a pessoa tem um sentimento de confiança generalizado e estável, embora dinâmico, e que se traduz nos seguintes aspectos: Uma orientação global que expressa a extensão em que a pessoa tem um sentimento de confiança generalizado e estável, embora dinâmico, e que se traduz nos seguintes aspectos:

8 1: O estímulo que deriva dos seus ambientes externos e internos, no decurso da sua vida, é percepcionado como sendo estruturado, previsível e explicável; 2: A pessoa percebe a existência de recursos para fazer face às exigências colocadas por esse estímulo;

9 3: Estas exigências constituem desafios, merecedores de investimento e empenho;

10 Trata-se, pois, de a pessoa dar um sentido, ou uma ordem, à sua experiência ou existência, e á sua fé ou convicção que tem capacidades ou recursos para fazer frentes aos desafios da vida. Trata-se, pois, de a pessoa dar um sentido, ou uma ordem, à sua experiência ou existência, e á sua fé ou convicção que tem capacidades ou recursos para fazer frentes aos desafios da vida.

11 O sentimento de coerência é, para Antonovsky, um determinante major do estado de saúde e inclui três componentes: O sentimento de coerência é, para Antonovsky, um determinante major do estado de saúde e inclui três componentes: 1) Compreensibilidade: Medida em que a pessoa percebe o estímulo que deriva dos seus ambientes externos e internos como fazendo sentido, que tem uma ordem, que é consistente, estruturado e claro, em oposição a algo percebido como desordenado, caótico, aleatório, acidental e inexplicável; 1) Compreensibilidade: Medida em que a pessoa percebe o estímulo que deriva dos seus ambientes externos e internos como fazendo sentido, que tem uma ordem, que é consistente, estruturado e claro, em oposição a algo percebido como desordenado, caótico, aleatório, acidental e inexplicável;

12 2) Controlo: Medida em que a pessoa percebe que existem recursos adequados para fazer face à adversidade ou aos estímulos que a bombardeiam. São recursos que são percebidos como estando sobre o controlo pessoal ou sob o controlo de outras pessoas que nos podem ajudar.

13 3) Significação generalizada: Representa o elemento motivacional e refere-se à extensão em que a pessoa sente que a sua vida faz sentido, não apenas a nível cognitivos, como a nível emocional.

14 Os três componentes estão intrinsecamente inter-relacionados. Contudo, podem existir pessoas com um grau elevado num determinado componente e baixo noutro; Os três componentes estão intrinsecamente inter-relacionados. Contudo, podem existir pessoas com um grau elevado num determinado componente e baixo noutro; Embora os três componentes sejam todos necessários, eles apresentam uma centralidade desigual; Embora os três componentes sejam todos necessários, eles apresentam uma centralidade desigual;

15 Orientação salutogénica – Suzanne Kobasa Quais as características das pessoas resistentes ao stress e à doença? Quais as características das pessoas resistentes ao stress e à doença? Conceito de Hardinees, que descreve essas características que parecem ter uma influência positiva no estado de saúde e contrariam o efeito negativo de eventos perturbadores, evitando, assim, que conduzam à doença; Conceito de Hardinees, que descreve essas características que parecem ter uma influência positiva no estado de saúde e contrariam o efeito negativo de eventos perturbadores, evitando, assim, que conduzam à doença;

16 Definição de Hardiness: Definição de Hardiness: Uma constelação de características de personalidade que funciona como um recursos de resistência no confronto com eventos de vida perturbadores. Uma constelação de características de personalidade que funciona como um recursos de resistência no confronto com eventos de vida perturbadores.

17 O conceito é composto por três componentes inter- relacionados: o cometimento, o controlo e o desafio: O conceito é composto por três componentes inter- relacionados: o cometimento, o controlo e o desafio: O cometimento refere-se à capacidade da pessoa em acreditar que tem valor e que aquilo que faz é importante. Revela-se, pois, na tendência da pessoa para se envolver nas mais variadas situações da sua vida, incluindo o trabalho, a família, as relações interpessoais e as instituições sociais. O cometimento refere-se à capacidade da pessoa em acreditar que tem valor e que aquilo que faz é importante. Revela-se, pois, na tendência da pessoa para se envolver nas mais variadas situações da sua vida, incluindo o trabalho, a família, as relações interpessoais e as instituições sociais.

18 O controlo é a tendência para se acreditar que a ocorrência de determinados acontecimentos e influenciada não apenas pelas acções dos outros ou pelo destino, mas também e em grande medida por si próprio. O controlo é a tendência para se acreditar que a ocorrência de determinados acontecimentos e influenciada não apenas pelas acções dos outros ou pelo destino, mas também e em grande medida por si próprio.

19 O desafio refere-se à convicção de que a mudança é uma situação normal da vida. O desafio refere-se à convicção de que a mudança é uma situação normal da vida.


Carregar ppt "Estilo de significações. Modelo Salutogénico: Antonovsky Antonovsky identificou, na população do estudo, um grupo de mulheres que tinham estado num campo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google