A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por Domingos A. Lammoglia PIRÂMIDES ECOLÓGICAS São representações gráficas e quantitativas das cadeias alimentares. Podem ser classificadas em pirâmides.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por Domingos A. Lammoglia PIRÂMIDES ECOLÓGICAS São representações gráficas e quantitativas das cadeias alimentares. Podem ser classificadas em pirâmides."— Transcrição da apresentação:

1

2 Por Domingos A. Lammoglia

3 PIRÂMIDES ECOLÓGICAS São representações gráficas e quantitativas das cadeias alimentares. Podem ser classificadas em pirâmides de números, de biomassa e de energia. PIRÂMIDE DE NÚMEROS – representa o número de indivíduos encontrados em cada nível trófico. Podem ser: normal ou invertida. As pirâmides normais representam as cadeias alimentares que envolvem o predatismo, e, as invertidas as que representam o parasitismo.

4

5

6 PIRÂMIDE DE BIOMASSA – representa a quantidade de massa (matéria orgânica) encontrada em cada nível trófico. Também pode ser normal e invertida.

7 PIRÂMIDE DE ENERGIA – representa a quantidade de energia encontrada em cada nível trófico. É a que melhor representa o que ocorre em cada nível da cadeia alimentar. Em cada nível trófico há grande consumo de energia sob forma de calor. O que sobra é armazenado nos tecidos.

8 As transferências de energia em um ecossistema obedecem as duas leis da Termodinâmica, comumente abordados em Física. A primeira: a energia não se cria, nem se destrói, apenas é transformada de um modalidade em outra. A segunda: a cada transformação de energia, uma parcela é liberada (perdida) para o ambiente, sob a forma de calor, contribuindo, assim, para o aumento da entropia do sistema.

9

10 FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA NUM ECOSSISTEMA O fluxo de energia, num ecossistema, é um direcional, isto é, vai dos produtores até os decompositores, passando pelos consumidores e não é reaproveitada.

11

12 DDT: efeito acumulativo O DDT (dicloro-difenil- tricloroetano) é um inseticida organoclorado que é biodegradado lentamente; por isso apresenta o efeito cumulativo nos ecossistemas. Possui grande afinidade pelo tecido gorduroso dos animais.

13 DDT: um experimento real


Carregar ppt "Por Domingos A. Lammoglia PIRÂMIDES ECOLÓGICAS São representações gráficas e quantitativas das cadeias alimentares. Podem ser classificadas em pirâmides."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google